You are currently viewing Educação Física – Tênis de mesa

Educação Física – Tênis de mesa

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 20/09/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Esporte de rede – TÊNIS DE MESA. Estudaremos a história, conceito, valores, fundamentos técnicos e regras básicas deste esporte no contexto da Educação física escolar.

Garoto, Crianças, Desenhando, Garota
https://pixabay.com/pt/vectors/garoto-crian%c3%a7as-desenhando-garota-1299876/

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Tênis de mesa

HISTÓRIA

Esporte de rede, criado no Reino Unido precisamente na Inglaterra, no século XIX. AS RAQUETES eram de Madeira, papelão ou tripa de animal cobertas por cortiça, lixa ou tecido.  AS BOLAS eram feitas de Cortiça ou borracha. AS REDES eram constituídas por livros empilhados ou por um simples fio.

D:\Users\Elaine\Desktop\6263043379_9764110afd_b.jpg

CONCEITO

Conhecido “popularmente como pingue-pongue”, tem como objetivo disputar pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a área de jogo (mesa).

VALORES

O tênis de mesa é considerado um esporte democrático e inclusivo (ESPORTE ADAPTADO), com versão paraolímpica.

D:\Users\Elaine\Desktop\48618545016_7fd5336c1f_b.jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\pingpong-5490593__340.jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\download (3).jpg

Pode ser jogado maneira formal ou informal em vários lugares  como ambientes fechados e ao ar livre, por pessoas de diversos gêneros, idades e com limitações de movimentos, em vários países sem qualquer restrição

Mesa Midsize para tênis de mesa Joola - imagem destaque 0
D:\Users\Elaine\Desktop\istockphoto-655004800-612x612.jpg

EQUIPAMENTOS CONVENCIONAIS 

Os equipamentos convencionais são: mesa, rede, raquete e bola.

D:\Users\Elaine\Desktop\Sem título.png

FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA

EMPUNHADURA 

Técnica correta de segurar ou empunhar a RAQUETE   

TIPOS DE EMPUNHADURA 

CANETA, CLÁSSICA E CLASSINETA

EMPUNHADURA CLÁSSICA: A raquete é segura pelo cabo com o dedo indicador sobre uma das borrachas. 

EMPUNHADURA CANETA: A raquete é segura como se estivesse segurando uma caneta.

Os dedos polegar e o indicador ficam na parte da frente da raquete e os outros 03 dedos na parte de trás

EMPUNHADORA CLASSINETA: Misto entre as 02 empunhaduras tradicionais. Permite atacar a bola com as duas faces da raquete

GOLPES COM EFEITOS

Como Jogar Pingue Pongue (Tênis de Mesa) (com Imagens)
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é _9o58YcBl0V7VqucqXcFPyGpAqNUUhbrP44Hcw253coAvqkeGiE96YsiPJ8b5HOgG3xC797vssg_p0xUbbK7bbkI5lbRnm_fNlD4NHrEwwZZX9N7Ayvn6MwaW_1K9sXWjOnl0BQ=s0

Assista ao vídeo sobre os principais golpes do tênis de mesa:

SAQUE 

Fundamento no qual inicia-se A PARTIDA. A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida.

File:ITTF World Tour 2017 German Open Harimoto Tomokazu 03.jpg - Wikimedia  Commons

Assista ao vídeo sobre Saque no tênis de mesa:

REGRAS BÁSICAS

As partidas podem ser individuais e duplas 

Assista ao vídeo sobre pontuação no tênis de mesa:

Assista ao vídeo sobre tênis de mesa profissional:

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo os vídeos explicativos apresentados,  converse com seus familiares sobre o jogo tênis de mesa e responda as seguintes perguntas: Você já jogou ou ouviu falar sobre esse jogo? Identifique alguns esportes de rede semelhantes ao tênis de mesa e comente sobre eles.

ATIVIDADE 02

Realize uma pesquisa e construa uma raquete, a bola e a rede, utilizando materiais não convencionais para experimentação e fruição do jogo. Use e abuse de sua criatividade. 

ATIVIDADE 03

Registre em seu caderno todo o processo de criação. Descreva quais materiais você utilizou. Em seguida experimente jogar utilizando os materiais construídos por você. Construa regras diferentes e coloque em pratica tudo o que você aprendeu. Registre esse momento de diversão com fotos e vídeos.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.