You are currently viewing Educação Física – Tênis de mesa – Características históricas e culturais.

Educação Física – Tênis de mesa – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://i.ebayimg.com/images/g/-qYAAOSwHk9iTyWF/s-l1200.webp. Acesso: Acesso: 02 de Junho de 2022.

CONCEITO

O tênis de mesa é um esporte de raquete da categoria esporte de rede, que é jogado em uma mesa dividida por uma rede no meio, cujo objetivo do jogo é acertar a bola com a raquete para que ela passe por cima da rede e toque a mesa do lado oposto, sem que o adversário consiga devolvê-la da mesma forma.

ORIGEM 

O tênis de mesa é também conhecido como pingue-pongue, é um esporte que possui características históricas e culturais interessantes. Aqui estão algumas delas:

A história do tênis de mesa remonta ao século XIX, na Inglaterra. No final do século, o esporte era conhecido como “pingue-pongue” e era jogado em mesas de jantar, com livros como rede improvisada e tampas de caixa de charutos como raquetes.

Em 1901, o fabricante inglês de brinquedos J. Jaques & Son Ltd. registrou a marca “Ping-Pong” e começou a comercializar o jogo como um produto. 

No entanto, o nome já era usado por outras empresas, o que levou à mudança do nome para “tênis de mesa”.

POPULARIDADE

O esporte se tornou popular rapidamente e começou a ser praticado em clubes e associações. Em 1926, foi fundada a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que é a entidade responsável por regulamentar o esporte e organizar competições internacionais.

INCLUSÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS 

O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, em Seul, na Coreia do Sul. Desde então, tem sido um esporte olímpico, com competições individuais e por equipes.

EVOLUÇÃO

Ao longo dos anos, o esporte passou por diversas mudanças e evoluções.

As regras foram aprimoradas, as raquetes e as bolas foram desenvolvidas para melhorar o desempenho dos jogadores, e novas técnicas e estratégias foram desenvolvidas.

CARACTERÍSTICAS 

O tênis de mesa pode ser jogado individualmente (um contra um) ou em duplas (dois contra dois). Os jogadores devem usar raquetes especiais, geralmente feitas de madeira e borracha, para acertar a bola, que é feita de celulóide ou plástico.

O jogo é caracterizado por sua velocidade e habilidade técnica. Os jogadores devem ter reflexos rápidos, boa coordenação motora e estratégia para vencer o adversário.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

A história do tênis de mesa remonta ao século XIX e era conhecido como “pingue-pongue” , jogado em mesas de jantar, com livros como rede improvisada e tampas de caixa de charutos como raquetes. O país que deu origem ao tênis de mesa refere-se

(A) China.

(B) Japão.

(C) Inglaterra.

(D) Estados Unidos.

QUESTÃO 02

O tênis de mesa é um esporte de raquete, que é jogado em uma mesa dividida por uma rede no meio, cujo objetivo do jogo é acertar a bola com a raquete para que ela passe por cima da rede e toque a mesa do lado oposto, sem que o adversário consiga devolvê-la da mesma forma. A categoria desse esporte corresponde ao

(A) esporte de marc

(B) esporte de invasã

(C) esporte de rede.

(D) esporte de precisão.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Quais foram os primeiros materiais utilizados para jogar tênis de mesa?

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Como o tênis de mesa se popularizou ao redor do mundo?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.