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Educação Física – Tênis de mesa

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Você aprendeu que a prática do Tênis de mesa nos proporciona vários benefícios e vantagens, para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

Imagem disponivel em: https://i.imgur.com/yAI91t2.png. Data de acesso: 25 de maio de 2022.

Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. 

O tênis de mesa, portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de campo. 

Os primeiros registros do tênis de mesa revelam um jogo rude, iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas ao objetivo do Tênis de mesa.

QUICAR RAQUETES MESAQUADRAOPONENTE 

O jogo, que é uma adaptação do tênis de _____________________, consiste na disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas ____________________ sobre a área de jogo (mesa). 

Isso ocorre quando o _________________________ joga a bola para fora da _______________________ (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). 

A bola só pode ________________________ uma vez de cada lado da mesa

O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo.

QUESTÃO 02

O tênis de mesa é uma atividade esportiva que surgiu na Inglaterra, no século XIX. O nome popularmente conhecido como estilo recreativo é: 

(     ) Corrida.

(     ) Esgrima.

(     ) Ping pong.

(     ) Cavalgada.

QUESTÃO 03

Sobre as regras do tênis de mesa, é VERDADEIRA a alternativa:

(     ) Cada jogador tem direito a 03 (três) saques seguidos.

(   ) No saque, a bola deve passar sobre a rede independente de tocá-la para iniciar o jogo.

( ) No saque, a bola precisa bater no campo do sacador antes do campo do recebedor.

(     ) Valerá ponto se houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.

QUESTÃO 04

Sobre os principais tênis de mesa, assinale a opção FALSA:

(     ) A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo.

(     ) No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metros de comprimento.

(  ) Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.

(     ) Cada atleta tem direito a pelo menos três saques.

QUESTÃO 05

Explique duas situações nas quais a partida de tênis de mesa será interrompida.

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO “APRENDENDO TÊNIS DE MESA“.

CANAL: ELAINE FARIA DE OLIVEIRA ” APRENDENDO TÊNIS DE MESA” < https://www.youtube.com/watch?v=advw5JrOPQ4 >
Data de acesso: 27 de maio de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1v6dkXjN_B93EhTYnslrvYhLa7DZ1sNE1?usp=sharing

Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características históricas culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
Referencial teóricoDarido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. 2 (352 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-601-1 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-603-5 (v. 2)

Esporte de rebote. 2. Peteca. 3. Tênis de campo. 4. Tênis de mesa. 5. Voleibol. 6. Atletismo. I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.