You are currently viewing Educação Física – Slackline – Características históricas e culturais.

Educação Física – Slackline – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/MAC_VNLIFLc/1/thumbnail_large-1.jpg. Acesso: 24 de outubro de 2022.

CONCEITO

Slackline é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em caminhar sobre uma fita esticada entre dois pontos fixos, geralmente árvores ou postes.

ORIGEM

Surgiu na década de 1980, na região de Yosemite, nos Estados Unidos.

A história do slackline remonta ao alpinista Adam Grosowsky, que começou a praticar a atividade como uma forma de treinamento para o montanhismo.

No início, o slackline era praticado apenas por alpinistas e escaladores, que utilizavam as fitas para treinar o equilíbrio e a concentração.

POPULARIDADE

Com o passar do tempo, o slackline foi ganhando popularidade e começou a ser praticado por pessoas de diferentes idades e habilidades.

A atividade se espalhou pelo mundo e hoje é considerada um esporte de equilíbrio e concentração.

A história do slackline é marcada pela evolução e popularização do esporte ao redor do mundo. Hoje, milhares de pessoas praticam a atividade e se desafiam a superar seus limites, caminhando sobre a fita e realizando manobras incríveis.

SLACKLINE NO BRASIL

No Brasil, o slackline chegou por volta de 2007, trazido por alpinistas e escaladores que praticavam a atividade no exterior.

Rapidamente, o esporte ganhou adeptos e começaram a surgir grupos e comunidades de slackline em diversas cidades do país.

MODALIDADES DO SLACKLINE

Atualmente, o slackline é praticado em parques, praias e até mesmo em competições. Existem diferentes modalidades, como o trickline, longline , highline, waterline e yogaline.

BENEFÍCIOS

Além de ser uma atividade divertida, o slackline também traz benefícios para o corpo e a mente. A prática regular do esporte ajuda a desenvolver o equilíbrio, a concentração e o foco, redução do estresse, autoconfiança, a força muscular e a coordenação motora.

É importante ressaltar que os benefícios podem variar de pessoa para pessoa e dependem da regularidade e intensidade da prática. É sempre recomendado buscar orientação de um profissional qualificado antes de iniciar qualquer atividade física.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Slackline é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em caminhar sobre uma fita esticada entre dois pontos fixos, geralmente árvores ou postes, cujo surgimento corresponde a década de

(A) 1960.

(B) 1970.

(C) 1980.

(D) 1990.

QUESTÃO 02

Existem várias modalidades de slackline, cada uma com suas características e objetivos específicos. Algumas das principais modalidades sãos modalidades do slackline correpondem ao

(A) trickline, longline , highline, waterline e yogaline.

(B) slackline, highline, bouldering,waterline e yogaline.

(D) trickline, highline e bouldering, waterline e yogaline.

(D) slackline, longline e bouldering, waterline e yogaline.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como o slackline popularizou-se pelo mundo?

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. A prática regular do slackline traz uma série de benefícios físicos e mentais. Quais são esses benefícios?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF09EF19) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa)
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.