You are currently viewing Educação Física: Samba de gafieira

Educação Física: Samba de gafieira

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia 21/04/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje é sobre Dança de salão – Samba de gafieira, pontuando conceitos, elementos constitutivos e técnicas básicas, caminhando para a construção coreográfica de novos saberes.

Assista a videoaula abaixo com a temática – Dança de salão: Samba de gafieira

Educação Física – 8ºANO/Agrupamento H – Ciclo da Adoelscência

DANÇA DE SALÃO – SAMBA DE GAFIEIRA 

Olá aluno (a), tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de conhecer mais sobre as Danças do Brasil e do mundo, enfatizando a Dança de salão Samba de Gafieira. Você já ouviu falar na dança de salão Samba de Gafieira? Já dançou Samba de Gafieira? Se não, convido você a entrar nesse ritmo e deixar sua imaginação e seu corpo sambarem, criando passos e compassos coreográficos para construção de novos saberes. 

CONCEITO

 É um estilo de dança de salão elegante e técnica com fortes influências de ritmos africanos. Um sincretismo de movimentos oriundos do lundu, maxixe, polca e tango. Surgiu no Rio de Janeiro no século XX, como ritmo urbano acompanhado de versos e refrões. Criada anonimamente. Dança-se em pares. 

SIGNIFICADO DA PALAVRA GAFIEIRA

Antigamente as rodas de samba eram realizadas em gafieiras (locais onde aconteciam as danças sociais) localizadas no subúrbio carioca. Por essa razão a dança passou a ser chamada de samba de gafieira.

CARACTERÍSTICAS 

FIGURINO 

  • Roupas (terno) e sapatos brancos ou pretos;
  • Camiseta listrada nas cores: branca, vermelha e preta;
  • Vestido preto ou vermelho;
  • Chapéu

PASSOS 

  • Os passos consistem em movimentos elegantes e técnicos com gingados dos quadris e pisadas sincopadas no chão.

COREOGRAFIA 

  • A coreografia compõe música em compasso binário e ritmo forte, exigindo dos dançarinos desenvoltura, condução e proteção da dama, malemolência, agilidade, versatilidade e concentração. 

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA DANÇA

A dança de salão apresenta três elementos  básicos:

  •  MOVIMENTO CORPORAL
  • ESPAÇO
  • TEMPO

1-MOVIMENTO CORPORAL

É o movimento que o corpo pode fazer dentro do seu próprio limite. São  pequenos movimentos que geram a ação,  que passam as expressões que se quer transmitir.

TRANSLAÇÕES E ROTAÇÕES

(transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações)

2- ESPAÇO 

É o espaço existente entre o corpo e o ambiente em que ele se encontra, possibilitando escolher a direção onde se quer movimentar  com movimentos de pequena, média e longa amplitude.

  • DIREÇÕES (cima, baixo, direita e esquerda, frente, trás e diagonais)
  • DIMENSÕES (pequeno, médio e grande)
  • NÍVEIS (baixo, médio e alto)
  • EXTENSÕES (perto, médio e longe) 

3- TEMPO 

É a velocidade da execução dos movimentos. Deve-se ter harmonia e sincronia entre o movimento e o ritmo.

  • COMPASSO MUSICAL (lento, moderado e rápido)

Acesse o link e assista ao vídeo sobre História do samba de gafieira

TÉCNICAS BÁSICAS DO SAMBA DE GAFIEIRA  

POSIÇÃO INICIAL PASSO BÁSICO – APRENDENDO A DANÇAR SAMBA DE GAFIEIRA

O início da dança é bem fácil, o casal fará uma espécie de quadrado com os pés.

  • Um de frente para o outro, em posição de dança – o conduzido com o braço direito levemente esticado e mão esquerda no ombro do condutor e este com a mão direita nas costas do conduzido e a mão esquerda conduzindo a dança – o par irá riscar um quadrado no chão.
  • Condutor começa com a perna esquerda indo para o lado e juntando a direita. Esquerda atrás, junta e faz o quadrado.
  • Conduzida começa com a perna direita à frente, e esquerda ao lado. 

Acesse o link e assista ao vídeo sobre o PASSO BÁSICO – SAMBA GAFIEIRA

AMPLIANDO SEU REPERTÓRIO – PASSO: SAÍDA AO LADO 

Acesse o link e assista ao vídeo sobre o PASSO BÁSICO – SAMBA GAFIEIRA

PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA 

VAMOS DANÇAR?  CONVIDE UM FAMILIAR PARA ACOMPANHÁ-LO NESSA DANÇA. 

Desloquem-se pelo espaço que você escolheu e pratique inicialmente os passos básicos, pois geralmente, quando se está aprendendo, a dupla costuma ficar indo e voltando no mesmo lugar. Essa movimentação é muito importante para minimizar a dificuldade em executar os passos básicos e à saída  ao lado em diferentes sentidos. Ouça a música de maneira que possam realizar os movimentos no ritmo.

DANCE….

DANCE…

DANCE….

Ciclo da infância e adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementares GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas;
(GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão;
(GO-EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão;
(GO-EF08EF14) Identificar estereótipos e preconceitos relativos às danças e propor alternativas para superação.
(GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão; 
(GO-EF08AR11-A) Analisar e experimentar os elementos constitutivos do movimento, tais como: peso, tempo, espaço, fluência, deslocamentos, níveis, formas, direções, ritmo. Reconhecer diferentes formas de relacionamentos em dança, seja consigo, com o outro, com o público, com os objetos, com a natureza, com os movimentos do cotidiano.