Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 21/04/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A aula de hoje é sobre Dança de salão – Samba de gafieira, pontuando conceitos, elementos constitutivos e técnicas básicas, caminhando para a construção coreográfica de novos saberes.
Assista a videoaula abaixo com a temática – Dança de salão: Samba de gafieira
DANÇA DE SALÃO – SAMBA DE GAFIEIRA
Olá aluno (a), tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de conhecer mais sobre as Danças do Brasil e do mundo, enfatizando a Dança de salão Samba de Gafieira. Você já ouviu falar na dança de salão Samba de Gafieira? Já dançou Samba de Gafieira? Se não, convido você a entrar nesse ritmo e deixar sua imaginação e seu corpo sambarem, criando passos e compassos coreográficos para construção de novos saberes.
CONCEITO
É um estilo de dança de salão elegante e técnica com fortes influências de ritmos africanos. Um sincretismo de movimentos oriundos do lundu, maxixe, polca e tango. Surgiu no Rio de Janeiro no século XX, como ritmo urbano acompanhado de versos e refrões. Criada anonimamente. Dança-se em pares.
SIGNIFICADO DA PALAVRA GAFIEIRA
Antigamente as rodas de samba eram realizadas em gafieiras (locais onde aconteciam as danças sociais) localizadas no subúrbio carioca. Por essa razão a dança passou a ser chamada de samba de gafieira.
CARACTERÍSTICAS
FIGURINO
- Roupas (terno) e sapatos brancos ou pretos;
- Camiseta listrada nas cores: branca, vermelha e preta;
- Vestido preto ou vermelho;
- Chapéu
PASSOS
- Os passos consistem em movimentos elegantes e técnicos com gingados dos quadris e pisadas sincopadas no chão.
COREOGRAFIA
- A coreografia compõe música em compasso binário e ritmo forte, exigindo dos dançarinos desenvoltura, condução e proteção da dama, malemolência, agilidade, versatilidade e concentração.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA DANÇA
A dança de salão apresenta três elementos básicos:
- MOVIMENTO CORPORAL
- ESPAÇO
- TEMPO
1-MOVIMENTO CORPORAL
É o movimento que o corpo pode fazer dentro do seu próprio limite. São pequenos movimentos que geram a ação, que passam as expressões que se quer transmitir.
TRANSLAÇÕES E ROTAÇÕES
(transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações)
2- ESPAÇO
É o espaço existente entre o corpo e o ambiente em que ele se encontra, possibilitando escolher a direção onde se quer movimentar com movimentos de pequena, média e longa amplitude.
- DIREÇÕES (cima, baixo, direita e esquerda, frente, trás e diagonais)
- DIMENSÕES (pequeno, médio e grande)
- NÍVEIS (baixo, médio e alto)
- EXTENSÕES (perto, médio e longe)
3- TEMPO
É a velocidade da execução dos movimentos. Deve-se ter harmonia e sincronia entre o movimento e o ritmo.
- COMPASSO MUSICAL (lento, moderado e rápido)
Acesse o link e assista ao vídeo sobre História do samba de gafieira
TÉCNICAS BÁSICAS DO SAMBA DE GAFIEIRA
POSIÇÃO INICIAL PASSO BÁSICO – APRENDENDO A DANÇAR SAMBA DE GAFIEIRA
O início da dança é bem fácil, o casal fará uma espécie de quadrado com os pés.
- Um de frente para o outro, em posição de dança – o conduzido com o braço direito levemente esticado e mão esquerda no ombro do condutor e este com a mão direita nas costas do conduzido e a mão esquerda conduzindo a dança – o par irá riscar um quadrado no chão.
- Condutor começa com a perna esquerda indo para o lado e juntando a direita. Esquerda atrás, junta e faz o quadrado.
- Conduzida começa com a perna direita à frente, e esquerda ao lado.
Acesse o link e assista ao vídeo sobre o PASSO BÁSICO – SAMBA GAFIEIRA
AMPLIANDO SEU REPERTÓRIO – PASSO: SAÍDA AO LADO
Acesse o link e assista ao vídeo sobre o PASSO BÁSICO – SAMBA GAFIEIRA
PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA
VAMOS DANÇAR? CONVIDE UM FAMILIAR PARA ACOMPANHÁ-LO NESSA DANÇA.
Desloquem-se pelo espaço que você escolheu e pratique inicialmente os passos básicos, pois geralmente, quando se está aprendendo, a dupla costuma ficar indo e voltando no mesmo lugar. Essa movimentação é muito importante para minimizar a dificuldade em executar os passos básicos e à saída ao lado em diferentes sentidos. Ouça a música de maneira que possam realizar os movimentos no ritmo.
DANCE….
DANCE…
DANCE….
Ciclo da infância e adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementares | GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; (GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão; (GO-EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão; (GO-EF08EF14) Identificar estereótipos e preconceitos relativos às danças e propor alternativas para superação. (GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão; (GO-EF08AR11-A) Analisar e experimentar os elementos constitutivos do movimento, tais como: peso, tempo, espaço, fluência, deslocamentos, níveis, formas, direções, ritmo. Reconhecer diferentes formas de relacionamentos em dança, seja consigo, com o outro, com o público, com os objetos, com a natureza, com os movimentos do cotidiano. |