You are currently viewing Educação física – Salsa – Características históricas e culturais

Educação física – Salsa – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais

Imagem disponível em:https://media-public.canva.com/LMVsE/MAEJfFLMVsE/1/tl.jpg.
 Acesso 27 de fevereiro de 2022.

ORIGEM

A dança de salão Salsa surgiu nos meados do século XVI, mas popularizou-se apenas no final do século XIX e início do século XX, na região do Caribe, mais especificamente em Cuba e Porto Rico. Surgiu como forma de resistência e celebração da cultura negra, que foi trazida para as Américas durante o período da escravidão.

A salsa é uma fusão de diferentes estilos de dança, como o son cubano, o mambo, o cha cha cha e o danzón, rumba cubana, reggae e, até mesmo, do samba brasileiro.

Inicialmente, a salsa era dançada de forma improvisada, com movimentos sensuais e enérgicos, acompanhando a música de mesmo nome.

ETIMOLOGIA

A palavra “salsa” significa “tempero” ou “mistura” em espanhol, o que reflete a mistura de diferentes estilos musicais que compõem o gênero.

POPULARIDADE

Com o passar do tempo, a salsa popularizou-se e se espalhou por todo o mundo, ganhando diferentes variações e estilos de dança.

Nos anos 70, a salsa ganhou destaque nos Estados Unidos, principalmente em Nova York, onde foi influenciada pela cultura latina e pela comunidade porto-riquenha.

A partir da década de 80, a salsa se tornou uma dança de competição, com a criação de campeonatos e congressos internacionais. Nessa época, surgiram também escolas de dança especializadas em salsa, que passaram a ensinar técnicas e coreografias mais elaboradas.

CARACTERÍSTICAS

A dança Salsa é caracterizada por movimentos rápidos e sensuais, com giros, passos de pé e movimentos de quadril.

Os dançarinos se movimentam em pares, em uma conexão constante, seguindo o ritmo da música e improvisando passos de acordo com a criatividade e a habilidade de cada um.

A salsa é uma dança alegre e contagiante, que transmite energia e paixão. Além disso, a salsa é uma forma de expressão artística e de comunicação, permitindo que os dançarinos se conectem emocionalmente e se divirtam ao mesmo tempo.

Atualmente, a salsa é uma das danças de salão mais populares do mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades e nacionalidades. Além disso, a salsa se tornou uma importante manifestação cultural, representando a identidade e a história dos povos caribenhos.

VALORES

Além disso, a salsa tem uma forte presença nas comunidades latinas ao redor do mundo, especialmente em países como Cuba, Porto Rico, Colômbia e República Dominicana.

Ela é uma parte importante da identidade cultural desses países e é celebrada em festivais, eventos e clubes de dança.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

A história da dança Salsa é marcada pelo sincretismo de estilos e culturas, pela sua popularização em todo o mundo e pela sua importância como manifestação cultural e artística. A origem da Salsa refere-se a região

(A) de Cuba.

(B) de Porto Rico.

(C) da República Dominicana.

(D) da Colômbia.

QUESTÃO 02

A salsa espalhou-se pelo mundo ganhando diferentes variações e estilos de dança

(A ) através das migrações de cubanos e porto-riquenhos para os Estados Unidos.

(B) através das migrações de dominicanos e colombianos para a Europa.

(C) através de migrações de espanhóis e franceses para a América Latina.

(D) através das migrações de ingleses e holandeses para a América do Sul.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno.

a) Qual o significado da palavra Salsa?

b) Quais estilos de dança influenciaram e inspiraram a criação da Dança Salsa?

QUESTÃO 04

ENCONTRE NAS PALAVRAS CRUZADAS OS PRINCIPAIS

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SALSA E REGISTRE – OS EM SEU CADERNO.

QSHININGVOTESE
WADRWERYUIPACN
EMFGTEMPEROMHÉ
RBGXLÂRUMBAKAR
TAHCKÇNUIREACG
YTJVZXPGLÇWIHI
MAMBOULKUHJÂAC
UCKDCZXCVLBOCO
ISLNPWERTYOHHS
MQWNBDANZONXAZ
REGGAEBFIOBNDA
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF09EF12) Praticar, fruir e recriar as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.