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Educação Física – Rapel – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem arquivo pessoal: Elaine faria de Oliveira / EQUIPE VERTACO. Data de acesso: 02 de Junho de 2022.

ORIGEM

O Rapel é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em uma técnica de descida vertical em cordas. Acredita-se que a técnica tenha sido desenvolvida na França em 1876 pelos alpinistas franceses Jean Charlet – Straton e Jean Estéril Charlet no início do século XX.

POPULARIZAÇÃO

A partir daí, o rapel foi sendo aprimorado e popularizado entre os praticantes de práticas corporais de aventura na natureza, como escalada, montanhismo e canionismo.

No entanto, foi somente na década de 1930 que o rapel começou a ser utilizado como uma técnica de escalada. Os alpinistas perceberam que poderiam descer mais rapidamente e com mais segurança usando cordas e equipamentos específicos.

Com o tempo, o rapel se tornou uma técnica popular entre os escaladores e alpinistas, também passou a ser utilizado em outras atividades, como resgates em montanhas e em operações militares.

CARACTERÍSTICAS

Hoje em dia, o rapel é uma prática de aventura muito praticada em todo o mundo, tanto por profissionais quanto por amadores. É uma prática corporal de aventura  que exige técnica, habilidade e equipamentos adequados, mas que proporciona uma experiência para quem a pratica.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES

Questão 01

O Rapel foi desenvolvido na década de

(A) 1930.

(B) 1940.

(C) 1950.

(D) 1960.

Questão 02

O rapel pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, desde que sejam respeitadas as limitações individuais e sejam tomadas as medidas de segurança. A prática do rapel pode proporcionar uma experiência única e desafiadora e pode trazer diversos benefícios para saúde física e mental. 

I. o Rapel é considerado uma prática corporal de aventura inclusiva, que permite a participação de pessoas com limitações físicas ou mobilidade reduzida, desde que sejam utilizados equipamentos e técnicas adequadas. 

II. a prática do Rapel melhora o condicionamento físico, coordenação motora, força, e equilíbrio mental.  

III. para além do desenvolvimento motor, a prática do raoel desperta e estimula consciência ecológica e preservação ambiental. 

IV. antes da prática do Rapel é importante buscar orientação de profissionais e seguir normas de segurança para garantir uma prática segura e prazerosa. 

(A) os enunciados I e III estão corretos. 

(B) apenas o enunciado IV está correto.

(C) os enunciados II e IV estão corretos.

(D) todos os enunciados estão corretos. 

Questão 03

Preencha as lacunas do texto sobre Rapel e meio ambiente e com as respectivas palavras listadas abaixo.

CONSCIENTEANCORAGEMIMPACTOS LIXOPRESERVAÇÃO

A prática do Rapel pode ter impactos negativos no meio ambiente se não for realizada de forma ________________ e responsável. Algumas medidas e pequenas atitudes conscientes podem ser adotadas para minimizar os ________________ ambientais como: escolher locais adequados, instalar ___________________ de forma responsável, recolher todo o’___________________ gerado, respeitar todas as regras de _________________ ambiental, conscientizar os praticantes.

QUESTÃO 04

Sobre os equipamentos básicos para prática do RAPEL, relacione as colunas com a definição de cada um.

1ª colunaEquipamentos básicos de segurança2ª colunaFunção do equipamento de segurança
    01FREIO 08 Equipamento utilizado para evitar queimaduras nas mãos por conta do atrito com a corda.
    02MOSQUETÃO Equipamento utilizado para proteger o praticante de choques contra equipamentos que podem vir a cair, de colisões contra a parede.
    03CORDA SEMI-ESTÁTICA Equipamento utilizado para montagem e ancoragens naturais
    04FITAS TUBULARES Equipamento utilizado para controlar a descida do praticante até o solo.
    05CAPACETE Equipamento utilizado para absorver o impacto, proteção e controle da descida, para o praticante ter uma ascensão mais efetiva e confortável
    06  ROUPA NEOPRENE Equipamento utilizado para conectar o praticante a sistema de segurança ou na confecção de ancoragem
  07BOTAS OU TÊNIS Equipamento utilizado em ambientes molhados para proteger o praticante do frio, evitando possível hipotermia
  08LUVAS Equipamento utilizado para gerar estabilidade e fazer com que os outros equipamentos se liguem ao praticante.
  09CADEIRINHA Equipamento utilizado para fornecer boa aderência quando em contato com rochas.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.