Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Imagem arquivo pessoal: Elaine faria de Oliveira / EQUIPE VERTACO. Data de acesso: 02 de Junho de 2022.
ORIGEM
O Rapel é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em uma técnica de descida vertical em cordas. Acredita-se que a técnica tenha sido desenvolvida na França em 1876 pelos alpinistas franceses Jean Charlet – Straton e Jean Estéril Charlet no início do século XX.
POPULARIZAÇÃO
A partir daí, o rapel foi sendo aprimorado e popularizado entre os praticantes de práticas corporais de aventura na natureza, como escalada, montanhismo e canionismo.
No entanto, foi somente na década de 1930 que o rapel começou a ser utilizado como uma técnica de escalada. Os alpinistas perceberam que poderiam descer mais rapidamente e com mais segurança usando cordas e equipamentos específicos.
Com o tempo, o rapel se tornou uma técnica popular entre os escaladores e alpinistas, também passou a ser utilizado em outras atividades, como resgates em montanhas e em operações militares.
CARACTERÍSTICAS
Hoje em dia, o rapel é uma prática de aventura muito praticada em todo o mundo, tanto por profissionais quanto por amadores. É uma prática corporal de aventura que exige técnica, habilidade e equipamentos adequados, mas que proporciona uma experiência para quem a pratica.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES
Questão 01
O Rapel foi desenvolvido na década de
(A) 1930.
(B) 1940.
(C) 1950.
(D) 1960.
Questão 02
O rapel pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, desde que sejam respeitadas as limitações individuais e sejam tomadas as medidas de segurança. A prática do rapel pode proporcionar uma experiência única e desafiadora e pode trazer diversos benefícios para saúde física e mental.
I. o Rapel é considerado uma prática corporal de aventura inclusiva, que permite a participação de pessoas com limitações físicas ou mobilidade reduzida, desde que sejam utilizados equipamentos e técnicas adequadas.
II. a prática do Rapel melhora o condicionamento físico, coordenação motora, força, e equilíbrio mental.
III. para além do desenvolvimento motor, a prática do raoel desperta e estimula consciência ecológica e preservação ambiental.
IV. antes da prática do Rapel é importante buscar orientação de profissionais e seguir normas de segurança para garantir uma prática segura e prazerosa.
(A) os enunciados I e III estão corretos.
(B) apenas o enunciado IV está correto.
(C) os enunciados II e IV estão corretos.
(D) todos os enunciados estão corretos.
Questão 03
Preencha as lacunas do texto sobre Rapel e meio ambiente e com as respectivas palavras listadas abaixo.
CONSCIENTE | ANCORAGEM | IMPACTOS | LIXO | PRESERVAÇÃO |
A prática do Rapel pode ter impactos negativos no meio ambiente se não for realizada de forma ________________ e responsável. Algumas medidas e pequenas atitudes conscientes podem ser adotadas para minimizar os ________________ ambientais como: escolher locais adequados, instalar ___________________ de forma responsável, recolher todo o’___________________ gerado, respeitar todas as regras de _________________ ambiental, conscientizar os praticantes.
QUESTÃO 04
Sobre os equipamentos básicos para prática do RAPEL, relacione as colunas com a definição de cada um.
1ª coluna | Equipamentos básicos de segurança | 2ª coluna | Função do equipamento de segurança |
01 | FREIO 08 | Equipamento utilizado para evitar queimaduras nas mãos por conta do atrito com a corda. | |
02 | MOSQUETÃO | Equipamento utilizado para proteger o praticante de choques contra equipamentos que podem vir a cair, de colisões contra a parede. | |
03 | CORDA SEMI-ESTÁTICA | Equipamento utilizado para montagem e ancoragens naturais | |
04 | FITAS TUBULARES | Equipamento utilizado para controlar a descida do praticante até o solo. | |
05 | CAPACETE | Equipamento utilizado para absorver o impacto, proteção e controle da descida, para o praticante ter uma ascensão mais efetiva e confortável | |
06 | ROUPA NEOPRENE | Equipamento utilizado para conectar o praticante a sistema de segurança ou na confecção de ancoragem | |
07 | BOTAS OU TÊNIS | Equipamento utilizado em ambientes molhados para proteger o praticante do frio, evitando possível hipotermia | |
08 | LUVAS | Equipamento utilizado para gerar estabilidade e fazer com que os outros equipamentos se liguem ao praticante. | |
09 | CADEIRINHA | Equipamento utilizado para fornecer boa aderência quando em contato com rochas. |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |