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Educação Física – Jogo popular competitivo – Queimada.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos ao jogo popular competitivo “QUEIMADA”. Vamos aos estudos?

JOGO POPULAR COMPETITIVO – QUEIMADA

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 31 de Outubro de 2023.

ORIGEM 

A origem exata do jogo de queimada é desconhecida, acredita-se que tenha surgido na Idade média, na Europa Meridional , possivelmente na Grécia Antiga. O jogo era conhecido como “phaininda” e era praticado por soldados gregos contra invasão bárbara com arremessos por meio de bolas de fogo, uma forma de treinamento físico e estratégica.

EVOLUÇÃO

Com o passar do tempo, o jogo se espalhou por diferentes regiões e culturas, adquirindo variações e nomes diferentes.  Na Inglaterra, por exemplo, o jogo era chamado de “dodgeball” e era praticado principalmente por crianças. No Brasil, a “queimada” foi introduzida pelos colonizadores portugueses e se tornou popular nas escolas e nas ruas.

REGRAS BÁSICAS

A queimada é um jogo popular em que dois times competem para eliminar os jogadores do time adversário, acertando-os com uma bola. O objetivo é queimar todos os jogadores do time adversário antes que eles queimem todos os jogadores do seu time.

As regras básicas do jogo são as seguintes:

  • Divida os jogadores em 02 equipes, geralmente com o mesmo número de participantes em cada time;
  • Marque uma área de jogo, que pode ser um campo, quadra ou qualquer espaço aberto;
  • Coloque uma linha no meio do campo, que divide os dois times. Cada time se posiciona atrás da linha de partida; 
  • Realize o sorteio para ver quem inicia o jogo; 
  • Geralmente são usadas bolas de borracha macia ou confeccionada com meias.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO

O jogo começa quando um dos times lança uma bola em direção ao time adversário. Os jogadores podem se mover livremente dentro da área de jogo, mas não podem passar para o lado adversário. Se um jogador for atingido por uma bola lançada pelo time adversário, ele está “queimado” e deve sair do jogo. Ele pode ficar na área destinada aos que forem queimados, mas não pode participar ativamente. O jogo continua até que todos os jogadores de um time sejam queimados. O time que conseguir queimar todos os jogadores adversários primeiro é o vencedor.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES E NECESSÁRIAS PARA SE JOGAR QUEIMADA

É importante lembrar que a queimada é um jogo físico e competitivo, por isso é necessário tomar cuidado para evitar lesões. Opte por jogar queimada utilizando uma bola de meia. É recomendado estabelecer algumas regras de segurança, como proibir arremessos muito fortes ou acima da cintura, por exemplo.

Além disso, é possível adaptar as regras do jogo de acordo com a idade e habilidade dos participantes. Por exemplo, é possível permitir que os jogadores peguem as bolas lançadas pelo time adversário mesmo que elas toquem o chão, ou estabelecer áreas seguras onde os jogadores não podem ser queimados.

VALORES

A queimada muito embora seja um jogo competitivo, é um jogo divertido e dinâmico, que pode ser praticado em diferentes ambientes, como escolas, parques ou praias. É uma ótima opção para reunir amigos e familiares para uma atividade física e recreativa.

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Não se sabe ao certo a origem exata do jogo de queimada, acredita-se que tenha surgido na Europa, possivelmente na Grécia Antiga. A queimada foi inspirada em um jogo praticado por soldados gregos como forma de treinamento físico chamado

(A) críquete.

(B) beisebol.

(C) phaininda.

(D) softball.

QUESTÃO 02

O país que popularizou o jogo queimada corresponde

(A) aos Estados Unidos.

(B) ao Brasil.

(C) a Inglaterra.

(D) ao Japão.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto abaixo alusivas aos benefícios que o jogo de queimada nos proporciona.

COMUNICAÇÃOBOLASESTRESSECOORDENAÇÃORÁPIDOS

Jogar queimada envolve correr, desviar de bolas e lançar com precisão, o que ajuda a desenvolver a ___________________________motora. Requer movimentos ____________________ e ágeis para evitar ser atingido pela bola, o que ajuda a desenvolver a agilidade e a capacidade de reação. O Jogo de queimada é uma atividade interativa onde é necessário colaborar com os colegas para atingir o objetivo de eliminar os jogadores adversários. Isso estimula o trabalho em equipe e a _________________________ entre os jogadores. Durante o jogo, é importante estar atento aos movimentos dos adversários e às _______________________ lançadas, o que ajuda a melhorar a concentração e a capacidade de tomar decisões rápidas. em linhas gerais o jogo de queimada é forma divertida de aliviar o __________________________ e liberar endorfinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno.

A) – Existem na atualidade vários esportes que lembram o jogo de queimada. Identifique pelo menos 03 esportes que apresentam essas semelhanças.

B) – Quais são as variações do jogo de queimada? Explique resumidamente, as regras básicas dessas variações.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.