You are currently viewing Educação Física –

Educação Física –

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Você aprendeu que o Rapel nos proporciona vários benefícios e vantagens, para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA – RAPEL

Imagem disponivel em: https://pirenopolis.tur.br/portal/public/images/esportes/rapel%20abade%20037.jpg
Data de acesso: 20 de Outubro de 2022.

Rappel é uma palavra que em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação do “criador” do rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica: “je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle….” que quer dizer em tradução livre “Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim…”, ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

 Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras listadas abaixo:

NATUREZAAMBIENTEPRESERVAÇÃOECOLÓGICASRAPEL

A prática do ________________________________ na escola contribui significativamente para o aprendizado, pois por meio dessa atividade o estudante será capaz de perceber questões _________________________________, bem como valorizar a importância da _________________________________ e do meio ___________________________________na prática dessa atividade na ________________________________________.

QUESTÃO 02

Para responder em seu caderno:

Quais são as categorias do RAPEL? Explique.

QUESTÃO 03

Com relação ao RAPEL, marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO  

(      ) Atividade praticada somente por atletas.

(      ) Melhoram o condicionamento físico, coordenação motora, força, e equilíbrio mental. 

(      ) Para além do desenvolvimento motor,  essa atividade desperta e estimula a consciência ecológica e preservação ambiental. 

(      ) Pode ser praticada por pessoas cardíacas ou pessoas que tomam remédios controlados. 

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno: 

Geralmente pessoas que praticam práticas corporais de aventura, têm relações mais estreitas e de maior responsabilidade com o meio ambiente. Pequenos gestos, podem fazer grande diferença no enfrentamento ao combate a poluição e preservação do meio ambiente. Identifique pelo menos 05 AÇÕES que podem contribuir positivamente para conservação e cuidados com o meio ambiente. 

QUESTÃO 05

Sobre os equipamentos básicos para prática do RAPEL, relacione as colunas com a definição de cada um.

01FREIO 08  Utilizada para evitar que se queimem as mãos por conta do
atrito com a corda.
02MOSQUETÃO Utilizado para proteger o praticante de choques contra equipamentos que podem vir a cair, de colisões contra a parede
03CORDA
SEMI-ESTÁTICA
Utilizadas para montagem e ancoragens naturais
04FITAS TUBULARES Utilizado para controlar a descida do praticante até o solo.
05CAPACETE Utilizada para absorver o impacto, proteção e controle da descida, ascensão mais efetiva e confortável
 06  ROUPA NEOPRENE Utilizado para conectar o praticante a sistema de segurança ou na confecção de ancoragem
07BOTAS OU TÊNIS Utilizada em ambientes molhados para proteger o praticante do frio, evitando possível hipotermia
08LUVAS Utilizado para gerar estabilidade e fazer com que os outros equipamentos se liguem ao praticante.
09CADEIRINHA Utilizados para fornecerem boa aderência quando em contato com rochas.

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” PRATICANDO RAPEL COM SEGURANÇA”

CANAL: 100% MOVIMENTO ” PRATICANDO RAPEL COM SEGURANÇA” Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=eeYSkqJ-FdE> Data de acesso: 21 de Outubrio de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1v6dkXjN_B93EhTYnslrvYhLa7DZ1sNE1?usp=sharing

Componente Curricular:Educação física 
Habilidade:GO-EF08EF29) Identificar a origem das práticas corporais de aventura  e  as  possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
Referencial
teórico
Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.