Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Você aprendeu que o Rapel nos proporciona vários benefícios e vantagens, para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA – RAPEL
Rappel é uma palavra que em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação do “criador” do rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica: “je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle….” que quer dizer em tradução livre “Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim…”, ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras listadas abaixo:
NATUREZA | AMBIENTE | PRESERVAÇÃO | ECOLÓGICAS | RAPEL |
A prática do ________________________________ na escola contribui significativamente para o aprendizado, pois por meio dessa atividade o estudante será capaz de perceber questões _________________________________, bem como valorizar a importância da _________________________________ e do meio ___________________________________na prática dessa atividade na ________________________________________.
QUESTÃO 02
Para responder em seu caderno:
Quais são as categorias do RAPEL? Explique.
QUESTÃO 03
Com relação ao RAPEL, marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO
( ) Atividade praticada somente por atletas.
( ) Melhoram o condicionamento físico, coordenação motora, força, e equilíbrio mental.
( ) Para além do desenvolvimento motor, essa atividade desperta e estimula a consciência ecológica e preservação ambiental.
( ) Pode ser praticada por pessoas cardíacas ou pessoas que tomam remédios controlados.
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno:
Geralmente pessoas que praticam práticas corporais de aventura, têm relações mais estreitas e de maior responsabilidade com o meio ambiente. Pequenos gestos, podem fazer grande diferença no enfrentamento ao combate a poluição e preservação do meio ambiente. Identifique pelo menos 05 AÇÕES que podem contribuir positivamente para conservação e cuidados com o meio ambiente.
QUESTÃO 05
Sobre os equipamentos básicos para prática do RAPEL, relacione as colunas com a definição de cada um.
01 | FREIO 08 | Utilizada para evitar que se queimem as mãos por conta do atrito com a corda. | |
02 | MOSQUETÃO | Utilizado para proteger o praticante de choques contra equipamentos que podem vir a cair, de colisões contra a parede | |
03 | CORDA SEMI-ESTÁTICA | Utilizadas para montagem e ancoragens naturais | |
04 | FITAS TUBULARES | Utilizado para controlar a descida do praticante até o solo. | |
05 | CAPACETE | Utilizada para absorver o impacto, proteção e controle da descida, ascensão mais efetiva e confortável | |
06 | ROUPA NEOPRENE | Utilizado para conectar o praticante a sistema de segurança ou na confecção de ancoragem | |
07 | BOTAS OU TÊNIS | Utilizada em ambientes molhados para proteger o praticante do frio, evitando possível hipotermia | |
08 | LUVAS | Utilizado para gerar estabilidade e fazer com que os outros equipamentos se liguem ao praticante. | |
09 | CADEIRINHA | Utilizados para fornecerem boa aderência quando em contato com rochas. |
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” PRATICANDO RAPEL COM SEGURANÇA”
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1v6dkXjN_B93EhTYnslrvYhLa7DZ1sNE1?usp=sharing
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidade: | GO-EF08EF29) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas. |
Referencial teórico | Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |