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Educação Física – Práticas corporais de aventura na natureza e a conservação ambiental.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/65535/53017412032_7e1e773095_b.jpg.
Acesso: 11 de março de 2024.

Aqui estão algumas alternativas e medidas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo:

  • Educação Ambiental: Promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público. Isso pode incluir programas de sensibilização, palestras e materiais educativos que enfatizem a responsabilidade dos praticantes de práticas corporais de aventura na natureza em relação ao ambiente.
  • Planejamento e Avaliação de Riscos: Antes de realizar qualquer prática corporal de aventura na natureza, é essencial fazer uma avaliação completa dos riscos envolvidos. Isso inclui identificar os possíveis impactos no ambiente e elaborar estratégias para minimizá-los.
  • Utilização de Áreas Designadas: Utilizar áreas designadas para as práticas corporais de aventura na natureza sempre que possível, em vez de explorar áreas sensíveis ou protegidas. Isso ajuda a concentrar os impactos em locais específicos e reduzir o dano ao ambiente.
  • Seguir Regulamentações Locais: Respeitar e seguir as regulamentações locais e as diretrizes estabelecidas para a prática corporais de aventura na natureza e em áreas públicas. Isso inclui restrições de acesso, horários específicos de uso e medidas de conservação.
  • Minimizar o Lixo e os Resíduos: Levar consigo todo o lixo gerado durante as práticas corporais de aventura na natureza e, quando possível, recolher também resíduos deixados por outros. Praticar o princípio de “Deixar Sempre Limpo” (Leave No Trace) é essencial para preservar a integridade do ambiente.
  • Manter Distância da Fauna e Flora: Evitar perturbar a fauna e a flora durante a as práticas corporais de aventura na natureza. Manter uma distância segura dos animais selvagens e evitar danificar plantas ou habitats sensíveis.
  • Utilização de Equipamentos Adequados: Utilizar equipamentos adequados e de alta qualidade, que atendam aos padrões de segurança estabelecidos. Isso inclui equipamentos de proteção individual, como capacetes, coletes salva-vidas e arreios. 
  • Treinamento e Capacitação: Receber treinamento adequado sobre as técnicas e práticas seguras relacionadas às práticas corporais de aventura na natureza que está sendo realizada. Isso ajuda a minimizar o risco de acidentes e a garantir uma experiência mais segura para todos os envolvidos.
  • Monitoramento Ambiental: Realizar monitoramento regular do ambiente durante e após as práticas corporais de aventura na natureza para identificar possíveis impactos e tomar medidas corretivas, se necessário.
  • Engajamento Comunitário: Envolvimento da comunidade local na preservação e conservação do patrimônio público, incentivando a participação em iniciativas de voluntariado e programas de conservação ambiental.

Ao adotar essas medidas e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável, respeitando o patrimônio público e garantindo a segurança de todos os envolvidos, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.

QUESTÃO 01

As comunidades locais podem desempenhar um papel muito importante contribuindo para a conservação ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza, com atitudes conscientes

(A) ajudando a espalhar lixo nas áreas de trilha.

(B) contribuindo para a economia local, promovendo práticas sustentáveis.

(C) ignorando os problemas ambientais em prol do turismo.

(D) bloqueando o acesso a áreas naturais.

QUESTÃO 02

A opção que melhor descreve um impacto ambiental comum das práticas corporais de aventura, refere-se a

(A) aumento da biodiversidade local.

(B) redução da erosão do solo.

(C) perturbação de habitats sensíveis.

(D) diminuição da poluição atmosférica.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno.

a) Qual é o papel da educação ambiental na promoção da conservação durante as práticas corporais de aventura na natureza?

b) Qual a importância do monitoramento ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza?

QUESTÃO 04

Preencha a lacuna do texto com as palavras do quadro abaixo.

PATRIMÔNIOECO-FRIENDLYCONSCIENTEMEDIDASSEGURANÇAAMBIENTE

Ao adotar essas _________________________ e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável. Respeitar o _____________________ público, garantir a _________________________ de todos os envolvidos e contribuir para a conservação do meio _____________________________ são aspectos fundamentais para promover uma experiência de aventura sustentável e positiva para todos.

Ao seguir as diretrizes de mínimo impacto, utilizar equipamentos _________________________.
“ecologicamente amigável”, refere-se a produtos, práticas ou comportamentos que têm um impacto ambiental reduzido em comparação com alternativas convencionais.

Respeitar as regulamentações locais e promover a educação ambiental entre os praticantes, é possível desfrutar das atividades ao ar livre de forma ___________________________ e responsável, conservando os recursos naturais para as gerações futuras.

Autoria e formação Elaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidades / Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.