Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Aqui estão algumas alternativas e medidas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo:
- Educação Ambiental: Promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público. Isso pode incluir programas de sensibilização, palestras e materiais educativos que enfatizem a responsabilidade dos praticantes de práticas corporais de aventura na natureza em relação ao ambiente.
- Planejamento e Avaliação de Riscos: Antes de realizar qualquer prática corporal de aventura na natureza, é essencial fazer uma avaliação completa dos riscos envolvidos. Isso inclui identificar os possíveis impactos no ambiente e elaborar estratégias para minimizá-los.
- Utilização de Áreas Designadas: Utilizar áreas designadas para as práticas corporais de aventura na natureza sempre que possível, em vez de explorar áreas sensíveis ou protegidas. Isso ajuda a concentrar os impactos em locais específicos e reduzir o dano ao ambiente.
- Seguir Regulamentações Locais: Respeitar e seguir as regulamentações locais e as diretrizes estabelecidas para a prática corporais de aventura na natureza e em áreas públicas. Isso inclui restrições de acesso, horários específicos de uso e medidas de conservação.
- Minimizar o Lixo e os Resíduos: Levar consigo todo o lixo gerado durante as práticas corporais de aventura na natureza e, quando possível, recolher também resíduos deixados por outros. Praticar o princípio de “Deixar Sempre Limpo” (Leave No Trace) é essencial para preservar a integridade do ambiente.
- Manter Distância da Fauna e Flora: Evitar perturbar a fauna e a flora durante a as práticas corporais de aventura na natureza. Manter uma distância segura dos animais selvagens e evitar danificar plantas ou habitats sensíveis.
- Utilização de Equipamentos Adequados: Utilizar equipamentos adequados e de alta qualidade, que atendam aos padrões de segurança estabelecidos. Isso inclui equipamentos de proteção individual, como capacetes, coletes salva-vidas e arreios.
- Treinamento e Capacitação: Receber treinamento adequado sobre as técnicas e práticas seguras relacionadas às práticas corporais de aventura na natureza que está sendo realizada. Isso ajuda a minimizar o risco de acidentes e a garantir uma experiência mais segura para todos os envolvidos.
- Monitoramento Ambiental: Realizar monitoramento regular do ambiente durante e após as práticas corporais de aventura na natureza para identificar possíveis impactos e tomar medidas corretivas, se necessário.
- Engajamento Comunitário: Envolvimento da comunidade local na preservação e conservação do patrimônio público, incentivando a participação em iniciativas de voluntariado e programas de conservação ambiental.
Ao adotar essas medidas e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável, respeitando o patrimônio público e garantindo a segurança de todos os envolvidos, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.
QUESTÃO 01
As comunidades locais podem desempenhar um papel muito importante contribuindo para a conservação ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza, com atitudes conscientes
(A) ajudando a espalhar lixo nas áreas de trilha.
(B) contribuindo para a economia local, promovendo práticas sustentáveis.
(C) ignorando os problemas ambientais em prol do turismo.
(D) bloqueando o acesso a áreas naturais.
QUESTÃO 02
A opção que melhor descreve um impacto ambiental comum das práticas corporais de aventura, refere-se a
(A) aumento da biodiversidade local.
(B) redução da erosão do solo.
(C) perturbação de habitats sensíveis.
(D) diminuição da poluição atmosférica.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno.
a) Qual é o papel da educação ambiental na promoção da conservação durante as práticas corporais de aventura na natureza?
b) Qual a importância do monitoramento ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza?
QUESTÃO 04
Preencha a lacuna do texto com as palavras do quadro abaixo.
PATRIMÔNIO | ECO-FRIENDLY | CONSCIENTE | MEDIDAS | SEGURANÇA | AMBIENTE |
Ao adotar essas _________________________ e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável. Respeitar o _____________________ público, garantir a _________________________ de todos os envolvidos e contribuir para a conservação do meio _____________________________ são aspectos fundamentais para promover uma experiência de aventura sustentável e positiva para todos.
Ao seguir as diretrizes de mínimo impacto, utilizar equipamentos _________________________.
“ecologicamente amigável”, refere-se a produtos, práticas ou comportamentos que têm um impacto ambiental reduzido em comparação com alternativas convencionais.
Respeitar as regulamentações locais e promover a educação ambiental entre os praticantes, é possível desfrutar das atividades ao ar livre de forma ___________________________ e responsável, conservando os recursos naturais para as gerações futuras.
Autoria e formação | Elaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidades / Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |