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Educação Física – Práticas corporais de aventura na natureza e a conservação ambiental

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/65535/53017412032_7e1e773095_b.jpg.
Acesso: 11 de março de 2024.

Aqui estão algumas alternativas e medidas que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo:

  • Educação Ambiental: A educação ambiental é um processo que visa conscientizar e informar sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, promovendo atitudes responsáveis e a proteção dos recursos naturais. Isso é feito por meio de atividades educativas formais e informais, como aulas, campanhas e workshops, visando construir uma sociedade mais comprometida com a preservação do planeta.
  • Planejamento e Avaliação de Riscos: É crucial sensibilizar sobre a vitalidade da preservação ambiental e do legado público. Para tal, diversas abordagens podem ser adotadas, como campanhas de conscientização, eventos educativos e materiais informativos. É imprescindível que tais recursos destaquem a responsabilidade dos adeptos de atividades de aventura perante a natureza.
  • Utilização de Áreas Designadas: Utilizar áreas designadas para as práticas corporais de aventura na natureza sempre que possível, em vez de explorar áreas sensíveis ou protegidas. Isso ajuda a concentrar os impactos em locais específicos e reduzir o dano ao ambiente.
  • Seguir Regulamentações Locais: Respeitar e seguir as regulamentações locais e as diretrizes estabelecidas para a prática corporais de aventura na natureza e em áreas públicas. Isso inclui restrições de acesso, horários específicos de uso e medidas de conservação.
  • Minimizar o Lixo e os Resíduos: Levar consigo todo o lixo gerado durante as práticas corporais de aventura na natureza e, quando possível, recolher também resíduos deixados por outros. Praticar o princípio de “Deixar Sempre Limpo” (Leave No Trace) é essencial para preservar a integridade do ambiente.
  • Manter Distância da Fauna e Flora: Evitar perturbar a fauna e a flora durante a as práticas corporais de aventura na natureza. Manter uma distância segura dos animais selvagens e evitar danificar plantas ou habitats sensíveis.
  • Monitoramento Ambiental: Realizar monitoramento regular do ambiente durante e após as práticas corporais de aventura na natureza para identificar possíveis impactos e tomar medidas corretivas, se necessário.
  • Engajamento Comunitário: Envolvimento da comunidade local na preservação e conservação do patrimônio público, incentivando a participação em iniciativas de voluntariado e programas de conservação ambiental.

Ao adotar essas medidas e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável, respeitando o patrimônio público e garantindo a segurança de todos os envolvidos, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.


QUESTÃO 01

As comunidades locais podem desempenhar um papel muito importante contribuindo para a conservação ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza, com atitudes conscientes como

(A) ajudando a espalhar lixo nas áreas onde se pratica trilha.

(B) contribuindo para a economia local com práticas sustentáveis.

(C) ignorando problemas ambientais para promover o turismo.

(D) bloqueando o acesso a áreas naturais para preservação.

QUESTÃO 02

A opção que melhor descreve um impacto ambiental comum das práticas corporais de aventura, refere-se

(A) ao aumento da biodiversidade local.

(B) a redução da erosão do solo.

(C) a perturbação de habitats sensíveis.

(D) a diminuição da poluição atmosférica.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Qual é o papel da educação ambiental na promoção da conservação durante as práticas corporais de aventura na natureza?

b) Qual a importância do monitoramento ambiental durante as práticas corporais de aventura na natureza?

QUESTÃO 04

Preencha a lacuna do texto com as palavras do quadro abaixo.

PATRIMÔNIOECO-FRIENDLYCONSCIENTEMEDIDASSEGURANÇAAMBIENTE

Ao adotar essas _________________________ e alternativas, é possível desfrutar das práticas corporais de aventura na natureza de forma responsável. Respeitar o _____________________ público, garantir a _________________________ de todos os envolvidos e contribuir para a conservação do meio _____________________________ são aspectos fundamentais para promover uma experiência de aventura sustentável e positiva para todos.

Ao seguir as diretrizes de mínimo impacto, utilizar equipamentos _________________________.
“ecologicamente amigável”, refere-se a produtos, práticas ou comportamentos que têm um impacto ambiental reduzido em comparação com alternativas convencionais.

Respeitar as regulamentações locais e promover a educação ambiental entre os praticantes, é possível desfrutar das atividades ao ar livre de forma ___________________________ e responsável, conservando os recursos naturais para as gerações futuras.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade(GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 7º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

Se liga na educação física: 7º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022

Práticas corporais de aventura / Organizador, Gabrielle Souza Santos, José Giovanny Santos Andrade, Leonardo Rabelo da Silva. – Paripiranga: UniAGES, 2021. 15 p.: il. 

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Portela, Andrey. Os esportes de aventura na educação física escolar: formação e atuação / Andrey Portela – Curitiba: CRV, 2020. 108 p.