You are currently viewing Educação Física – Práticas Corporais de Aventura

Educação Física – Práticas Corporais de Aventura

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/skate-infantil-em-rampa-de-madeira_20424453.htm#query=crian%C3%A7a%20skate&position=33&from_view=search>Acesso, 20/09/2022.

Práticas corporais de aventura

As Práticas Corporais de Aventuras urbanas e na natureza oferecem experiências únicas e emocionantes para os praticantes dessas atividades. Enquanto as aventuras urbanas exploram os ambientes construídos das cidades, as aventuras na natureza levam os participantes para ambientes selvagens e naturais. Vamos explorar os diferentes tipos de aventuras em cada cenário:

Aventuras Urbanas:

Escalada Urbana: Conhecida como “Buildering”, essa atividade desafia os praticantes a escalarem edifícios, pontes e estruturas urbanas usando técnicas de escalada, oferecendo uma perspectiva única das paisagens urbanas.

Parkour: Baseado na agilidade e no movimento, o parkour e o envolvem saltos, escaladas e acrobacias em ambientes urbanos, aproveitando-se dos obstáculos naturais e artificiais encontrados na cidade.

Disponível em; <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-isometrica-de-parkour_4343034.htm#query=PARKOUR&position=19&from_view=search&track=sph&uuid=f6290ddc-a89c-4f8e-80cb-7a53f0f1ca11> acesso 07/02/2024.

Ciclismo Urbano: Explorar a cidade de bicicleta oferece uma maneira eficiente e emocionante de descobrir novos locais e desfrutar da paisagem urbana, seja pedalando por ruas movimentadas, ciclovias ou trilhas urbanas.

Aventuras na Natureza:

Trilhas e Caminhadas: Desde caminhadas leves em trilhas bem marcadas até expedições em terrenos selvagens e remotos, as trilhas oferecem a oportunidade de explorar paisagens naturais deslumbrantes, observar a vida selvagem e conectar-se com a natureza.

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-viagem_10946454.htm#query=trilha&position=24&from_view=search&track=sph&uuid=4a1df436-40e2-47f7-afa3-6549b53639f0 acesso em 07/02/2024.

Escalada em Rocha: Escalar montanhas, paredões e formações rochosas desafia os praticantes física e mentalmente, proporcionando vistas panorâmicas e uma sensação de conquista ao alcançar o topo.

Canoagem e Caiaque: Navegar em rios, lagos e mares em canoas ou caiaques permite explorar paisagens aquáticas, observar a vida selvagem aquática e desfrutar da serenidade oferecida pelas águas tranquilas.

Seja na cidade ou na natureza, as práticas corporais de aventuras proporcionam oportunidades emocionantes de explorar, se desafiar, se conectar e entender a importância da preservação do mundo ao nosso redor.

QUESTÃO 1

Observe as figuras abaixo:

Disponível em:https://br.freepik.com/fotos-gratis/foto-impressionante-de-um-jovem-escalando-um-penhasco-em-um-dia-frio-e-nublado_10759242.htm#query=ESCALADA&position=1&from_view=search Acesso, 20/09/2022.

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/parede-de-escalada-esporte-atua%c3%a7%c3%a3o-3297942/  Acesso, 20/09/2022.

Agora responda, qual a modalidade das práticas corporais de aventura está presente na imagem? Depois escreva como acontece sua prática e a diferença dessa modalidade representada nas duas imagens.

QUESTÃO 2

Práticas corporais de aventura estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto na natureza e são importantíssimas para a conscientização e preservação do meio. Encontre no caça-palavras abaixo 7 dessas modalidades.

QHQESRTYDFH
AGSDKFCDJHM
MOUTAINBIKE
SFRSTGBLKGN
DDFAEHJKLFB
CSESCALADAV
FAUYREWQÇDC
VMERGULHOSD
ADSPARKOURY
RAFTINGRTPQ

Agora escolha uma das modalidades citadas acima para falar o que você sabe sobre ela. Escreva também sobre a importância dessas práticas corporais para conscientizar e aumentar a preservação do meio ambiente.

QUESTÃO 3

As práticas corporais de aventura possibilitam construir conhecimentos necessários para a conscientização e modificação de atitudes e comportamentos que poderão resultar na manutenção e preservação do meio ambiente e se dividem  em duas classificações, segundo o espaço onde são praticadas. Quais são essas classificações? Explique cada uma.

QUESTÃO 4

Qual atividade urbana desafia os praticantes a escalarem edifícios, pontes e estruturas urbanas?

(A) Parkour

(B) Ciclismo Urbano

(C) Escalada em Rocha

(D) Trilhas e Caminhadas

QUESTÃO 5

Qual atividade na natureza permite explorar paisagens aquáticas e observar a vida selvagem aquática?

(A) Trilhas e Caminhadas

(B) Escalada em Rocha

(C) Canoagem e Caiaque

(D) Ciclismo Urbano

Saiba Mais

Canal Livia Analy Rezende Amancio “ Vamos nos aventurara na escalada ”. Disponível em: < https://youtu.be/F_FgBnx6T88> acesso em set,2022

Canal Livia Analy Rezende Amancio “ Vamos conhecer 3 práticas corporais de aventura ”. Disponível em: <https://youtu.be/3K7nf4FQccc > acesso em set,2022

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:GO-EF05EF20) Vivenciar e analisar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e empregando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
Referências Base Nacional Comum curricular(BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019.

BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011. 

CBER- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES RADICAIS, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15 SET 2022.