You are currently viewing Educação Física – Conectando-se com a Natureza e Preservando o Futuro

Educação Física – Conectando-se com a Natureza e Preservando o Futuro

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/criancas-corajosas-brincando-em-um-parque-de-aventura_16136478.htm#query=aventura%20crian%C3%A7a&position=9&from_view=search&track=sph Acesso, 20/09/2022.

Conectando-se com a Natureza e Preservando o Futuro

Em meio à agitação urbana e aos arranha-céus que tocam o céu, surge uma oportunidade única de escapar para as práticas corporais de aventura, tanto nas selvas de concreto quanto nos refúgios naturais. A busca por experiências ao ar livre não apenas revigora, mas também carrega uma missão crucial: a preservação do nosso precioso planeta.

A PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA URBANA nos desafia a ver as cidades sob uma nova perspectiva. O parkour, por exemplo, transforma calçadas e corrimãos em pistas de obstáculos, enquanto a escalada urbana nos leva a alturas impressionantes. Essas práticas não apenas estimulam nossos corpos, mas também redefinem nossa relação com o ambiente construído.

Por outro lado, PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA NATUREZA nos levam a trilhas, rios e montanhas, oferecendo uma comunhão com o mundo natural. O trekking, a escalada em rochas e a canoagem são formas de experimentar a grandiosidade da Terra, despertando em nós um profundo respeito pela sua beleza e fragilidade.

https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-fazendo-acoes-de-aventura_3065118.htm#page=2&query=praticas%20corporais%20de%20aventura%20desenho&position=20&from_view=search&track=ais&uuid=3609c4a2-7e65-4d92-bf9e-f90770c2492e  Acesso, 20/09/2022.

Cada passo na aventura urbana e na natureza é uma oportunidade para refletir sobre a importância da preservação ambiental. À medida que escalamos, corremos, nadamos ou exploramos, testemunhamos diretamente a maravilha da natureza e sua vulnerabilidade. É um lembrete constante de que, para continuar desfrutando dessas experiências, precisamos ser guardiões responsáveis do nosso ambiente.

A preservação não é apenas um conceito distante; é uma ação que começa com pequenos gestos. Recolher o lixo, respeitar trilhas demarcadas, usar práticas sustentáveis e apoiar iniciativas de conservação são maneiras pelas quais os amantes da aventura podem contribuir para a saúde a longo prazo do nosso planeta.

Atividade

QUESTÃO 1

Qual das seguintes atividades faz parte da prática corporal de aventura na natureza mencionada no texto?

(A) Patinação em pistas urbanas.

(B) Trekking em trilhas naturais.

(C) Surf em praias urbanas.

(D) Esqui nas ruas da cidade.

QUESTÃO 2

De acordo com o texto, o que o parkour transforma em pistas de obstáculos durante a prática corporal de aventura urbana?

(A) Campos de futebol.

(B) Pistas de corrida.

(C) Calçadas e corrimãos.

(D) Piscinas.

QUESTÃO 3

Práticas corporais de aventura estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto na natureza e são importantíssimas para a conscientização e preservação do meio. Encontre no caça-palavras abaixo algumas dessas modalidades.

SKATESURFESCALADAMOUNTAIN BIKEMERGULHO
QHQESRTYDFH
AGSDKFCDJHM
MOUTAINBIKE
SFRSTGBLKGN
DDFAEHJKLFB
CSESCALADAV
FAUYREWQÇDC
VMERGULHOSD

Agora escolha uma das modalidades citadas acima para falar o que você sabe sobre ela. Escreva também sobre a importância dessas práticas corporais para conscientizar e aumentar a preservação do meio ambiente.

QUESTÃO 4

As práticas corporais de aventura possibilitam construir conhecimentos necessários para a conscientização e modificação de atitudes e comportamentos que poderão resultar na manutenção e preservação do meio ambiente e se dividem  em duas classificações, segundo o espaço onde são praticadas. Quais são essas classificações? Explique cada uma.

Saiba Mais

Você sabia que a escalada também é uma Prática Corporal de Aventura? Vamos assistir alguns momentos desafiadores da escalada na natureza.

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Escalada”. Disponível em: <https://youtu.be/OzXEAjDaDno> acesso em 17 set 2022.
AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF19) Vivenciar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e assimilando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
ReferênciasBase Nacional Comum curricular(BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019.

BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011.

CBER- CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES RADICAIS, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15 SET 2022.