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Educação física – Praticando ginástica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-silhueta-de-ginasta-de-design-plano_28452785.htm#query=GIN%C3%81STICA%20CRIAN%C3%87A%20DESENHO&position=46&from_view=search&track=robertav1_2_sidr >. Acesso em 24 de abr. 2023.

Praticando ginástica

A ginástica é uma atividade física que envolve movimentos corporais coordenados e controlados, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, força, equilíbrio, coordenação motora e ritmo. Existem diferentes tipos de ginástica, como a artística, rítmica, acrobática e aeróbica.

Os movimentos da ginástica são: equilíbrio, saltos, giros, parada de mão, estrela, ponte, rodante e rolamentos. Então vamos entender um pouquinho sobre o que conseguimos desenvolver na prática da ginástica.

A flexibilidade é a capacidade de mover as articulações em sua amplitude máxima. Ela é importante na ginástica, pois permite que você execute movimentos com maior facilidade e amplitude.

A força é a capacidade dos músculos de produzir tensão para superar resistências. Na ginástica, é importante ter força para sustentar e executar movimentos como saltos, giros e acrobacias.

O equilíbrio é a capacidade de manter o corpo em uma posição estática ou dinâmica. Ele é importante na ginástica, pois permite que você execute movimentos em equilíbrio, como saltos e piruetas.

A coordenação motora é a capacidade de controlar os movimentos do corpo de forma precisa e harmoniosa. Na ginástica, é importante ter coordenação motora para executar movimentos complexos, como acrobacias e saltos.

A velocidade é a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação.

O ritmo é a habilidade de manter um movimento cadenciado e regular. Na ginástica, é importante ter ritmo para executar movimentos sincronizados com a música ou com outras pessoas.

Pratiquem com segurança e divirtam-se!

QUESTÃO 1

Marque a alternativa com a palavra que completará de maneira correta a frase abaixo:

A ______________________ trata-se de um apoio invertido com pernas afastadas em que o ficar de ponta-cabeça é acrescentado a um giro em movimento lateral.

a) Estrela

b) Rolamento

c) Giro

d) Corrida

QUESTÃO 2

Marque a alternativa que não representa um tipo de ginástica.

a) Aeróbica

b) Rítmica

c) Artística

d) Basquete

QUESTÃO 3

Encontre no caça-palavras alguns dos elementos da ginástica citados abaixo:

EQUILÍBRIOGIROSESTRELARODANTEPONTEROLAMENTO
QESTRELABR
WQAZPPDFGO
EUAXOJDFZL
RISCIGPASA
TLDGIROSFM
YÍFVYDNRHE
UBGBTSTGNN
IRHNRXEHBT
OIJMEBZURO
RODANTETWL

QUESTÃO 4

Escolha dois dos movimentos citados acima que fazem parte dos elementos da ginástica, e explique como eles são executados. Depois monte uma sequência de movimentos pensando em uma coreografia.


AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF03EF07) Experimentar e demonstrar, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
(GO-EF03EF16) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, as características dos elementos básicos da ginástica geral.
Referências
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.
DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Araras/SP: Gráfica e Editora Topázio, 1999.
https://www.cbginastica.com.br/