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Educação Física – Peteca – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 05 de Abril de 2022.

ETIMOLOGIA 

Alguns estudiosos acreditam que a palavra tenha origem na língua tupi-guarani, onde “PETECA” significa “BATER COM A MÃO”. 

ORIGEM

A origem do jogo da peteca é incerta, pois é um jogo muito antigo e praticado em diferentes culturas ao redor do mundo. No entanto, acredita-se que o jogo tenha surgido na China, há mais de 2.000 anos, onde era conhecido como “jianzi”. O jianzi era jogado com uma espécie de peteca feita de penas de aves presas a uma base de metal ou madeira. O objetivo do jogo era manter a peteca no ar, utilizando apenas os pés e outras partes do corpo, sem deixá-la cair no chão. 

TRADIÇÃO 

A peteca é um jogo tradicional em várias culturas indígenas brasileiras.  As primeiras petecas foram confeccionadas de penas de aves amarradas a uma base de couro ou tecido ou penas e palha. Com o tempo, o termo “peteca” passou a ser utilizado para se referir tanto ao jogo quanto ao objeto utilizado nele. Acredita-se que a peteca tenha surgido como uma forma de diversão e exercício físico para essas comunidades. 

EVOLUÇÃO

Com o tempo, o termo “peteca” passou a ser utilizado para se referir tanto ao jogo quanto ao objeto utilizado nele. Acredita-se que a peteca tenha surgido como uma forma de diversão e exercício físico para essas comunidades.  A peteca foi evoluindo e passou a ser feita com materiais mais duráveis, como borracha e nylon.

POPULARIZAÇÃO

No Brasil, a peteca se popularizou principalmente na região Nordeste, onde é considerada um esporte típico.  A prática da peteca foi se espalhando pelo país e, atualmente, existem diversas competições e campeonatos de peteca em diferentes estados brasileiros. Além do Brasil, a peteca também é praticada em outros países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Colômbia.  O esporte também ganhou popularidade em outros continentes, como Ásia e Europa, onde são realizados campeonatos internacionais.

OBJETIVO 

O esporte consiste em jogar a peteca de um lado para o outro, utilizando apenas as mãos e os pés para mantê-la no ar.  O objetivo é evitar que a peteca caia no chão, utilizando habilidade e agilidade para realizar movimentos acrobáticos e manter a peteca em movimento.

ESPORTIVIZAÇÃO 

A esportivização da peteca é um processo que visa transformar esse tradicional jogo em uma modalidade esportiva reconhecida e praticada em competições oficiais. Essa transição ocorreu ao longo do século XX, quando o esporte começou a ser organizado e regulamentado, trazendo algumas mudanças em relação ao jogo tradicional praticado pelos indígenas. Atualmente, a peteca é reconhecida como um esporte oficial no Brasil, sendo regulamentada pela Confederação Brasileira de Peteca (CBP), fundada em 1995 e é responsável por promover e desenvolver o esporte no país. A CBP organiza campeonatos nacionais e internacionais, além de promover a divulgação e o desenvolvimento do esporte no país.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

A peteca é um jogo tradicional de origem indígena difundida em várias culturas indígenas brasileiras. “As primeiras petecas” foram confeccionadas utilizando os seguintes materiais

(A) base de borracha maciça com penas artificiais. 

(B) base de fibras naturais ou couro, penas de aves ou palha de milho.

(C) base de silicone com penas artificiais 

(D) base de naylon com plumas artificiais.

QUESTÃO 02

A origem histórica da peteca remonta à China, onde o jogo era praticado há mais de 2.000 anos. No entanto, o Brasil também possui uma forte tradição na prática da peteca, especialmente entre os povos indígenas. Os povos indígenas brasileiros, conhecidos por praticar o jogo da peteca há séculos referem-se 

(A) aos povos indígenas Tupi Guaranis.

(B) aos povos indígenas kamayurás. 

(C) aos povos indígenas Xavantes. 

(D) aos povos indígenas Pataxós.

QUESTÃO 03

Qual é o objetivo principal do jogo de peteca?

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto abaixo com as palavras alusivas à esportivização da peteca.

TRADICIONALCULTURAESPORTIVAMODERNIZAÇÃO BENEFÍCIOS 

A esportivização da peteca pode trazer diversos _____________________________, como o aumento da visibilidade e popularidade do jogo, a profissionalização dos praticantes e a possibilidade de participação em competições nacionais e internacionais.  No entanto, é importante ressaltar que a esportivização da peteca não deve descaracterizar o jogo ___________________________, preservando sua essência e valorizando sua história e cultura. É necessário encontrar um equilíbrio entre a tradição e a _________________________, de forma a garantir a preservação do jogo e sua adaptação ao contexto esportivo contemporâneo. Em suma, a esportivização da peteca pode ser uma oportunidade para valorizar e difundir esse jogo tradicional, transformando-o em uma modalidade _________________________ reconhecida e praticada em competições oficiais.  No entanto, é importante que esse processo seja realizado de forma cuidadosa, preservando a essência e a _________________________ do jogo.

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO “APRENDENDO A JOGAR PETECA

CANAL: ELAINE FARIA DE OLIVEIRA ” APRENDENDO A JOGAR PETECA” < https://www.youtube.com/watch?v=Tq2Q9YzQMvY >
Acesso: 05 de Abril de 2022.

ASSISTA AO VÍDEO “FUNDAMENTOS TÉCNICOS DA PETECA”

CANAL: ELAINE FARIA DE OLIVEIRA ” FUNDAMENTOSTÉCNICOS DA PETECA” < https://www.youtube.com/watch?v=HRjcV-SbxlI >
Acesso: 05 de Abril de 2022.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.