You are currently viewing Educação Física – Patins – Características históricas e culturais.

Educação Física – Patins – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://i.imgur.com/OMp6Ulh.jpeg. 18 de Setembro de 2022.

CONCEITO

O patins é uma prática corporal de aventura urbana que consiste no uso (calçados especiais que possuem rodas ou lâminas presas à sola), permitindo que o patinador se desloque deslizando sobre uma superfície lisa. Eles são utilizados para se locomover de forma mais rápida e ágil do que simplesmente caminhando. 

ORIGEM 

A prática do patins tem uma longa história que remonta a milhares de anos. Acredita-se que a sua prática tenha se originado na Antiguidade, como Egito, China e Holanda, com registros de povos antigos utilizando ossos de animais amarrados aos pés para deslizar sobre o gelo. 

O primeiro patins foi inventado por Joseph Merlin, um inventor belga, em 1760. Ele combinou rodas de metal com uma bota de couro para criar o primeiro patins, chamado de patins em linha.

 POPULARIZAÇÃO 

No entanto, foi apenas no século XIX que os patins se tornaram populares como forma de lazer e esporte. Nessa época, os patins eram feitos de madeira e metal, e eram utilizados principalmente em pistas de gelo.

EVOLUÇÃO

Com o passar dos anos, os patins foram evoluindo e se tornando mais sofisticados, com a introdução de materiais como plástico e fibra de carbono. Além disso, surgiram diferentes tipos de patins, como os patins de rodas, que se tornaram populares entre os jovens.

TIPOS DE PATINS

Existem diferentes tipos de patins, como os patins de rodas, que podem ter duas, três ou quatro rodas, e os patins de lâmina, utilizados em pistas de gelo.

FINALIDADES 

Os patins são comumente utilizados para prática esportiva, como patinação artística, hóquei sobre patins, patinação de velocidade e roller derby, entre outros. Além disso, os patins também são uma forma popular de lazer e exercício físico, sendo utilizados por pessoas de todas as idades em parques, pistas de patinação e calçadas.

HABILIDADES FÍSICAS 

Os patins requerem equilíbrio, coordenação e habilidade para serem utilizados com eficiência e segurança. Eles proporcionam uma sensação de liberdade e diversão, além de serem uma ótima maneira de se exercitar e socializar.

BENEFÍCIOS

Melhora da coordenação motora: A patinação ajuda a desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e agilidade, pois exige movimentos precisos e sincronizados.

Fortalecimento muscular: Patinar trabalha diversos grupos musculares, como pernas, glúteos, abdômen e costas, ajudando a fortalecer e tonificar o corpo.

Melhora da saúde cardiovascular: A prática regular da patinação ajuda a melhorar a saúde do coração e dos pulmões, aumentando a resistência física e a capacidade aeróbica.

Redução do estresse: Patinar é uma atividade divertida e relaxante, que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Queima de calorias: A patinação é uma ótima forma de exercício físico, que ajuda a queimar calorias e a manter o peso sob controle.

Melhora da postura: Patinar ajuda a fortalecer os músculos das costas e do abdômen, contribuindo para uma postura mais correta e saudável.

Socialização: A patinação é uma atividade que pode ser praticada em grupo, o que favorece a socialização e o convívio com outras pessoas.

Melhora da autoestima: A superação de desafios e a melhora da forma física proporcionada pela patinação contribuem para o aumento da autoestima e da confiança em si mesmo.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O patins é uma prática corporal de aventura urbana que consiste no uso de patins (calçados especiais que possuem rodas ou lâminas presas à sola). Acredita-se que o primeiro ensaio da prática do patins aconteceram entre povos antigos utilizando

(A) ossos de animais amarrados aos pés.

(B) pedaços de madeiras presos aos pés

(C) peles de animais calçando os pés.

(D) pedaços de pedras presas aos pés.

QUESTÃO 02

À medida que os patins foram evoluindo, tornaram-se mais sofisticados. Os primeiros patins foram fabricados com 

(A) plástico e madeira.

(B) madeira e metal.

(D) borracha e madeira.

(D) fibra e madeira.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno.  Em que momento da história os patins ganharam maior popularidade? Explique.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. A prática do patins proporciona uma sensação de liberdade e diversão, além de ser uma ótima maneira de se exercitar e socializar. 

a) Quais habilidades podem ser desenvolvidas com a prática regular do patins?

b) Identifique 05 benefícios que a prática regular do patins pode proporcionar. Explique – os.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de   aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.