You are currently viewing Educação Física – Parapente – Características históricas e culturais

Educação Física – Parapente – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos às características históricas e culturais do parapente. Vamos aos estudos?

PARAPENTE – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/7145/6835262221_762cbd44c8_b.jpg. Acesso: 14 de Novembro de 2023.

ORIGEM

O parapente foi criado por um grupo de entusiastas de esportes radicais na década de 1960, liderado por David Barish, um engenheiro aeroespacial dos Estados Unidos, inspirado no paraquedismo e no voo livre. Ele desenvolveu um protótipo de parapente chamado “sailwing” em 1965, que foi a base para o desenvolvimento posterior do parapente moderno.

No início da década de 1970, pilotos de paraquedas começaram a experimentar com velas maiores e mais leves para prolongar seus voos. Eles descobriram que essas velas podiam ser controladas e manobradas, permitindo que eles voassem por distâncias maiores.

MODERNIZAÇÃO DO PARAPENTE

Em 1978, três pilotos franceses, Jean-Claude Bétemps, André Bohn e Gérard Bosson, desenvolveram o primeiro parapente moderno. Eles usaram uma vela inflável e uma estrutura de tubos de alumínio para criar uma asa que podia ser lançada a pé de uma colina.

POPULARIDADE

O parapente rapidamente ganhou popularidade entre os entusiastas do voo livre, pois era mais acessível e fácil de transportar do que as asas delta tradicionais. Nos anos seguintes, o esporte se desenvolveu e evoluiu, com melhorias na tecnologia das velas e no design das asas.

Hoje, o parapente é praticado em todo o mundo, com competições, voos de longa distância e acrobacias aéreas sendo realizadas por pilotos experientes. É considerado um esporte emocionante e desafiador, que combina a sensação de liberdade do voo com a habilidade de controlar e manobrar a asa.

CARACTERÍSTICAS

O parapente é uma prática corporal de aventura na natureza aérea. Aeronave de voo livre, que utiliza uma estrutura flexível e tecido para sustentação e controle.

• Possui uma asa em formato de asa delta, com uma abertura em forma de arco;
  • É leve e compacto, podendo ser facilmente transportado e montado;
  • Possui uma estrutura de suspensão que conecta o piloto ao parapente, permitindo o controle e manobra da aeronave;
  • É impulsionado pelo vento, não necessitando de motor para voar;
  • Pode atingir altitudes elevadas e voar por longas distâncias, dependendo das condições climáticas e habilidade do piloto;
  • Permite realizar manobras acrobáticas, como giros, loops e voos invertidos;
  • É considerado um esporte de aventura, que proporciona uma sensação de liberdade e contato direto com a natureza;
  • Requer treinamento e habilidade para pilotar com segurança, incluindo conhecimento sobre meteorologia, técnicas de voo e procedimentos de emergência.

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

A origem do parapente refere – se

(A) a França.
(B) aos Estados Unidos.
(C) ao Brasil.
(D) a Suíça.

QUESTÃO 02

O pai do parapente foi

(A) David Barish.
(B) Leonardo da Vinci.
(C) Otto Lilienthal.
(D) Jean-Baptiste Meunier.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Quem desenvolveu o primeiro parapente moderno? Fale sobre suas principais características.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno.

a) – Identifique qual a principal diferença entre o parapente, paraquedas e o paramotor.

b) – Você conhece outras práticas corporais de aventura na natureza aérea? Qual?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de   aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa)
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.