Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos ao Paradesporto – Futebol de cinco – Características históricos e culturais. Vamos aos estudos?
PARADESPORTO – FUTEBOL DE CINCO – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS e CULTURAIS
ORIGEM
O futebol de cinco, teve origem na Espanha, na década de 1920. Foi criado pelo espanhol Antônio Braille, que era cego e buscava uma forma de praticar esportes. Ele adaptou as regras do futebol convencional para que pudesse ser jogado por pessoas com deficiência visual.
CONCEITO
O futebol de cinco, também conhecido como futebol para cegos, é uma modalidade adaptada do futebol para pessoas com deficiência visual. Neste esporte, todos os jogadores, com exceção do goleiro, usam vendas nos olhos para igualar a condição de jogabilidade.
REGRAS BÁSICAS
BOLA: a bola possui guizos em seu interior para que os jogadores possam localizá-la através do som.
PARTIDAS: as partidas de futebol de cinco são disputadas em campos de grama sintética com dimensões menores que as do futebol convencional.
EQUIPE: cada equipe é composta por cinco jogadores, incluindo um goleiro, e o objetivo é marcar gols adversários.
O jogo é rápido e dinâmico, com passes curtos e muita comunicação verbal entre os jogadores.
O futebol de cinco é regido pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) e é reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional. Ele é praticado em diversos países e conta com competições nacionais e internacionais, incluindo os Jogos Paralímpicos.
VALORES
O futebol de cinco é uma modalidade que proporciona inclusão social, desenvolvimento físico e mental, além de estimular a superação de limitações. É um esporte emocionante e inspirador, que mostra a importância da adaptação e do trabalho em equipe.
É importante destacar que o futebol de cinco é uma prática esportiva exclusiva para pessoas com deficiência visual, visando a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os indivíduos.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES ?
Questão 01
O país pioneiro na prática do futebol de 5 refere-se
(A) ao Brasil.
(B) a Argentina.
(C) a Espanha.
(D) a Inglaterra.
Questão 02
A deficiência dos jogadores que praticam o futebol de 5 está relacionada a
(A) cegueira.
(B) surdez.
(C) amputação.
(D) paralisia cerebral.
Questão 03
Para responder em seu caderno. Como o futebol de cinco contribui para a inclusão e empoderamento das pessoas com deficiências?
Questão 04
Realize uma pesquisa e identifique quais são os desafios enfrentados pelos jogadores de futebol de cinco e como eles superam essas dificuldades. Registre em seu caderno, na posteridade compartilhe com seus colegas.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |