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Rio de Janeiro - Brasil vence Irã por um a zero no futebol de cinco e ganha medalha ouro na Paralimpíada Rio 2016 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Educação Física – Paradesporto – Futebol de cinco – características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos ao Paradesporto – Futebol de cinco – Características históricos e culturais. Vamos aos estudos?

PARADESPORTO – FUTEBOL DE CINCO – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS e CULTURAIS

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7f/Brasil_vence_Ir%C3%A3_no_futebol_de_cinco_e_ganha_medalha_ouro_%2829458162520%29.jpg. Acesso: 05 de Setembro de 2023.

ORIGEM

O futebol de cinco, teve origem na Espanha, na década de 1920. Foi criado pelo espanhol Antônio Braille, que era cego e buscava uma forma de praticar esportes. Ele adaptou as regras do futebol convencional para que pudesse ser jogado por pessoas com deficiência visual.

CONCEITO

O futebol de cinco, também conhecido como futebol para cegos, é uma modalidade adaptada do futebol para pessoas com deficiência visual. Neste esporte, todos os jogadores, com exceção do goleiro, usam vendas nos olhos para igualar a condição de jogabilidade. 

REGRAS BÁSICAS

BOLA: a bola possui guizos em seu interior para que os jogadores possam localizá-la através do som.

PARTIDAS: as partidas de futebol de cinco são disputadas em campos de grama sintética com dimensões menores que as do futebol convencional. 

EQUIPE: cada equipe é composta por cinco jogadores, incluindo um goleiro, e o objetivo é marcar gols adversários. 

O jogo é rápido e dinâmico, com passes curtos e muita comunicação verbal entre os jogadores.

O futebol de cinco é regido pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) e é reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional. Ele é praticado em diversos países e conta com competições nacionais e internacionais, incluindo os Jogos Paralímpicos.

VALORES

O futebol de cinco é uma modalidade que proporciona inclusão social, desenvolvimento físico e mental, além de estimular a superação de limitações. É um esporte emocionante e inspirador, que mostra a importância da adaptação e do trabalho em equipe.

É importante destacar que o futebol de cinco é uma prática esportiva exclusiva para pessoas com deficiência visual, visando a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os indivíduos.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES ?

Questão 01

O país pioneiro na prática do futebol de 5 refere-se 

(A) ao Brasil.

(B) a Argentina.

(C) a Espanha.

(D) a Inglaterra.

Questão 02

A deficiência dos jogadores que praticam o futebol de 5 está relacionada a

(A) cegueira.

(B) surdez.

(C) amputação.

(D) paralisia cerebral.

Questão 03

Para responder em seu caderno. Como o futebol de cinco contribui para a inclusão e empoderamento das pessoas com deficiências?

Questão 04

Realize uma pesquisa e identifique quais são os desafios enfrentados pelos jogadores de futebol de cinco e como eles superam essas dificuldades. Registre em seu caderno, na posteridade compartilhe com seus colegas.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e  paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho  coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.