Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
ORIGEM
O futebol de cinco, teve origem na Espanha, na década de 1920. Foi criado pelo espanhol Antônio Braille, que era cego e buscava uma forma de praticar esportes. Ele adaptou as regras do futebol convencional para que pudesse ser jogado por pessoas com deficiência visual.
CONCEITO
O futebol de cinco, também conhecido como futebol para cegos, é uma modalidade adaptada do futebol para pessoas com deficiência visual. Neste esporte, todos os jogadores, com exceção do goleiro, usam vendas nos olhos para igualar a condição de jogabilidade.
REGRAS BÁSICAS
BOLA: a bola possui guizos em seu interior para que os jogadores possam localizá-la através do som.
PARTIDAS: as partidas de futebol de cinco são disputadas em campos de grama sintética com dimensões menores que as do futebol convencional.
EQUIPE: cada equipe é composta por cinco jogadores, incluindo um goleiro, e o objetivo é marcar gols adversários.
O jogo é rápido e dinâmico, com passes curtos e muita comunicação verbal entre os jogadores.
O futebol de cinco é regido pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) e é reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional. Ele é praticado em diversos países e conta com competições nacionais e internacionais, incluindo os Jogos Paralímpicos.
VALORES
O futebol de cinco é uma modalidade que proporciona inclusão social, desenvolvimento físico e mental, além de estimular a superação de limitações. É um esporte emocionante e inspirador, que mostra a importância da adaptação e do trabalho em equipe.
É importante destacar que o futebol de cinco é uma prática esportiva exclusiva para pessoas com deficiência visual, visando a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os indivíduos.
Questão 01
O país pioneiro na prática do futebol de cinco refere-se
(A) ao Brasil.
(B) a Argentina.
(C) a Espanha.
(D) a Inglaterra.
Questão 02
A deficiência dos jogadores que praticam o futebol de cinco está relacionada a
(A) cegueira.
(B) surdez.
(C) amputação.
(D) paralisia cerebral.
Questão 03
Responda:
a) Como o futebol de cinco contribui para a inclusão e empoderamento das pessoas com deficiências?
Questão 04
Responda:
a) Quais são os desafios enfrentados pelos jogadores de futebol de cinco e como eles superam essas dificuldades?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna, 2022. Pedagogia do paradesporto / Ciro Winckler. — Santos, SP : Ed. do Autor, 2023. Winckler, Ciro Pequena Enciclopédia do Paradesporto / Ciro Winckler…[et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2023. 11 p. : il. color. Winckler, Ciro Taxonomia das Modalidades Paradesportivas/Ciro Winckler…[et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2024. Winckler, Ciro Entendendo a classificação no paradesporto / Ciro Winckler…[et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2023. 11 p. : il. color. Winckler, Ciro Paradesporto: Modalidades e Conceitos / Ciro Winckler… [et al.] — Santos : Paradesporto Brasil + Acessível, 2022. — 13 p.: il. color. |