You are currently viewing Educação Física – Voleibol sentado – Características históricas e culturais.

Educação Física – Voleibol sentado – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/uSY7Q/MAFcINuSY7Q/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240318%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240318T160531Z&X-Amz-Expires=27798&X-Amz-Signature=e7d3d7f7d7e9915f8630f9cbe5bd10545103add0e97697a411568db0e1fde3c0&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Mon%2C%2018%20Mar%202024%2023%3A48%3A49%20GMT. Acesso: 08 de Setembro de 2022.

CONCEITO 

 O voleibol sentado é uma modalidade esportiva adaptada da categoria de paradesporto de rede, destinada a pessoas com deficiência física, cujo objetivo é por meio de toques enviar a bola por cima da rede, fazendo com que toque a quadra adversária. Entretanto, o jogador (a) deverá estar em contato com o chão quando em contato com a bola.

ORIGEM 

O voleibol sentado teve sua origem na Holanda, na década de 1950, inspirado em um jogo alemão de nome bastante similar ao voleibol sentado, chamado “sitzball”.

Foi criado por um grupo de veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram com deficiências físicas dos membros inferiores após o conflito. 

Esses veteranos queriam continuar praticando esportes e encontraram no voleibol uma forma de se manterem ativos e competitivos.

POPULARIDADE

A modalidade se espalhou pelo mundo e, em 1980, foi incluída nos Jogos Paralímpicos

Culturalmente, o voleibol sentado tem se desenvolvido como uma forma de inclusão e superação para pessoas com deficiência física. 

BENEFÍCIOS

A prática do esporte proporciona benefícios físicos, como o fortalecimento muscular e a melhora da coordenação motora, melhora a resistência cardiovascular, além de promover a socialização e a autoestima dos praticantes.

CARACTERÍSTICAS 

O voleibol sentado possui regras adaptadas em relação ao voleibol convencional. 

Os jogadores devem permanecer sentados durante toda a partida, com o corpo em contato com o chão. 

Além disso, a altura da rede é menor e a quadra é reduzida em relação ao voleibol tradicional.

VISIBILIDADE 

Atualmente, o voleibol sentado é praticado em diversos países e conta com competições nacionais e internacionais, como os Jogos Paralímpicos e os Campeonatos Mundiais. 

A modalidade tem ganhado visibilidade e reconhecimento, contribuindo para a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência física no esporte.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01 

O Voleibol sentado foi desenvolvido na década de

(A) 1945, na China.

(B) 1960, no Japão.

(C) 1950, na Holanda.

(D) 1955, na Suécia.

Questão 02

O voleibol sentado é um paradesporto de rede, destinado a pessoas com deficiência física, cujo objetivo principal atribui-se a

(A) marcar pontos no adversário.

(B) manter a bola em jogo o menor tempo possível.

(C) realizar jogadas acrobáticas.

(D) por meio de toque enviar a bola por cima da rede , fazendo com que toque a quadra adversária. Entretanto, o jogador (a) deverá estar em contato com chão quando em contato com a bola.

Questão 03

Para responder em seu caderno. Quais são os benefícios que a prática do voleibol sentado nos proporciona?

Questão 04

Para responder em seu caderno.

a) – Você conhece ou já ouviu falar sobre outros paradesportos de rede? Quais? 

b) – Como o vôlei sentado auxilia na integração social das pessoas com deficiências?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.