Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
CONCEITO
O voleibol sentado é uma modalidade esportiva adaptada da categoria de paradesporto de rede, destinada a pessoas com deficiência física, cujo objetivo é por meio de toques enviar a bola por cima da rede, fazendo com que toque a quadra adversária. Entretanto, o jogador (a) deverá estar em contato com o chão quando em contato com a bola.
ORIGEM
O voleibol sentado teve sua origem na Holanda, na década de 1950, inspirado em um jogo alemão de nome bastante similar ao voleibol sentado, chamado “sitzball”.
Foi criado por um grupo de veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram com deficiências físicas dos membros inferiores após o conflito.
Esses veteranos queriam continuar praticando esportes e encontraram no voleibol uma forma de se manterem ativos e competitivos.
POPULARIDADE
A modalidade se espalhou pelo mundo e, em 1980, foi incluída nos Jogos Paralímpicos.
Culturalmente, o voleibol sentado tem se desenvolvido como uma forma de inclusão e superação para pessoas com deficiência física.
BENEFÍCIOS
A prática do esporte proporciona benefícios físicos, como o fortalecimento muscular e a melhora da coordenação motora, melhora a resistência cardiovascular, além de promover a socialização e a autoestima dos praticantes.
CARACTERÍSTICAS
O voleibol sentado possui regras adaptadas em relação ao voleibol convencional.
Os jogadores devem permanecer sentados durante toda a partida, com o corpo em contato com o chão.
Além disso, a altura da rede é menor e a quadra é reduzida em relação ao voleibol tradicional.
VISIBILIDADE
Atualmente, o voleibol sentado é praticado em diversos países e conta com competições nacionais e internacionais, como os Jogos Paralímpicos e os Campeonatos Mundiais.
A modalidade tem ganhado visibilidade e reconhecimento, contribuindo para a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência física no esporte.
Questão 01
O Voleibol sentado foi desenvolvido na década de
(A) 1945, na China.
(B) 1960, no Japão.
(C) 1950, na Holanda.
(D) 1955, na Suécia.
Questão 02
O voleibol sentado é um paradesporto de rede, destinado a pessoas com deficiência física, cujo objetivo principal atribui-se a
(A) marcar pontos no jogo.
(B) manter a bola em jogo.
(C) realizar jogadas difíceis.
(D) garantir a inclusão esportiva.
Questão 03
Responda:
a) Quais são os benefícios que a prática do voleibol sentado nos proporciona?
Questão 04
Responda:
a) Você conhece ou já ouviu falar sobre outros paradesportos de rede? Quais?
b) Como o vôlei sentado auxilia na integração social das pessoas com deficiências?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. NOVAES, Danilo Ribeiro de; COSTA, Marcos Aparecido Pereira da. Manual de iniciação ao esporte paralímpico: vôlei sentado. São Paulo: Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. 2021. CARVALHO, C. L. Voleibol sentado: do conhecimento à iniciação à prática. 74 f, Monografia (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010. JADE, Líria. Paralimpíadas: conheça as regras do vôlei sentado. Disponível em: . Acesso em: 17 de maio de 2017. SANCHOTENE, Vitória Crivellaro. Voleibol Sentado: uma revisão da literatura. Porto Alegre: UFRGS, TCC, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Curso de Educação Física Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. |