You are currently viewing Educação Física – Goalball – Características históricas e culturais.

Educação Física – Goalball – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/7125/7850637290_be6fb5e799_b.jpg. Acesso: 08 de Setembro de 2022.

ORIGEM

O Goalball é um esporte de invasão da categoria paradesporto desenvolvido especificamente para pessoas com deficiência visual. Criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindle como uma forma de reabilitação para veteranos cegos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão durante o conflito. O esporte foi introduzido nos Jogos Paralímpicos em 1976, em Toronto, Canadá, e desde então tem sido um dos esportes mais populares e emocionantes do evento.

CARACTERÍSTICAS

Uma das características mais marcantes do Goalball é a sua intensidade e competitividade. Os jogadores precisam ter um excelente senso de audição, tato e coordenação para poderem se movimentar rapidamente e bloquear os arremessos do time adversário. Além disso, a comunicação entre os jogadores é fundamental para o sucesso da equipe.

VALORES

O Goalball também possui uma forte dimensão cultural. O esporte é uma forma de inclusão e empoderamento para pessoas com deficiência visual, permitindo que elas se envolvam em uma atividade física competitiva e sejam reconhecidas por suas habilidades atléticas. Além disso, o esporte promove a conscientização sobre a deficiência visual e desafia os estereótipos e preconceitos associados a ela.

RELEVÂNCIA CULTURAL

O Goalball também tem uma comunidade global muito unida e ativa. Existem competições internacionais regulares, como o Campeonato Mundial e a Copa do Mundo, que reúnem equipes de todo o mundo. Esses eventos não apenas promovem a excelência atlética, mas também proporcionam oportunidades de intercâmbio cultural e amizade entre os jogadores e equipes.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

O Goalball é originário

(A) dos Estados Unidos.
(B) da Alemanha.
(C) do Brasil.
(D) da Suécia.

Questão 02

A principal motivação para a criação do Goalball foi

(A) promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.
(B) estimular a prática esportiva entre pessoas com deficiência visual.
(C) desenvolver habilidades de orientação e mobilidade.
(D) todas as alternativas anteriores.

Questão 03

Para responder em seu caderno. Identifique as principais características das vendas utilizadas pelos jogadores de Goalball.

Questão 04

Preencha as lacunas do texto abaixo com as respectivas palavra s alusivas à importância social e cultural do Goalball para as pessoas com deficiência.

IGUALDADEHABILIDADES DESAFIOSESTEREÓTIPOSPOSITIVO

O Goalball promove a _________________________ de oportunidades no esporte, mostrando que pessoas com deficiência visual podem competir em um nível alto e alcançar sucesso esportivo. Isso ajuda a combater _________________________ e preconceitos em relação às pessoas com deficiência.

O esporte também desafia os jogadores a desenvolverem ____________________ específicas, como audição, tato e coordenação motora, além de trabalho em equipe e estratégia. Isso contribui para o desenvolvimento físico e mental dos praticantes.

O Goalball também tem um impacto _________________________ na saúde e bem-estar dos jogadores, proporcionando exercício físico, melhorando a aptidão cardiovascular e promovendo um estilo de vida ativo.

Além disso, o esporte tem um papel importante na promoção da equidade social, permitindo que pessoas com deficiência visual se conectem com outras pessoas que compartilham de suas experiências e _________________________.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE” PARADESPORTO DE INVASÃO”

CANAL 100% MOVIMENTO ” PARADESPORTO DE INVASÃO” Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Zx2gD5HCddw>
Data de acesso 09 de Setembro de 2022.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e  paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico – combinatório, valorizando o trabalho  coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa)
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.