You are currently viewing Educação física – Padel – Características históricas e culturais.

Educação física – Padel – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Esporte. Hoje estudaremos sobre as características históricas – culturais do Padel. Vamos aos estudos?

PADEL – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS 

Imagem disponível em: https://diariodegoias.com.br/wp-content/uploads/2016/09/padel.jpg. Acesso: 05 de maio de 2023.

A cultura mexicana apresenta expoente tradição nos jogos de raquete, e um desses jogos é o jogo de pelota, que remonta aos tempos pré-colombiana ao criador. O Padel foi inspirado nesses jogos. O termo Padel vem da palavra “paddle”, que significa remo em inglês.

Esporte da categoria de esporte de rede relativamente novo, criado em 1960 na cidade de Acapulco, no México, pelo empresário mexicano Enrique Corcuera, que queria construir uma quadra de tênis em seu jardim, mas não tinha espaço suficiente.

Enrique Corcuera, decidiu construir uma quadra menor, com cerca de arames de rede nas laterais (barreira física), para que as bolas não se perdessem e. para que pudesse jogar com seus amigos, criando assim um novo esporte com combinação de elementos do tênis e squash, mas que fosse mais acessível e divertido para jogar e que pudesse ser jogado em espaços menores do que os necessários para o tênis.

O Padel rapidamente se tornou popular, na Espanha e em outros países da América Latina. Hoje em dia, o Padel é jogado em todo o mundo e é considerado um dos esportes de raquete que mais crescem em popularidade.

É um esporte divertido e emocionante, parte importante da cultura esportiva em muitos países, e continua crescendo em popularidade em todo mundo. Popularizou-se rapidamente na Espanha, onde foi introduzido em 1974 e se espalhou por toda a Europa e América Latina, tornando-se um esporte muito popular também em países como, Argentina, Brasil, Chile e Portugal.

Esse esporte apresenta como característica principal a combinação de técnica, habilidade, estratégia e trabalho em equipe, jogado em todo mundo com torneios profissionais e amadores.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

A palavra PADEL significa

(A) o termo Padel significa “postigo” e é de origem sueca.

(B) a palavra Padel é de origem alemã e significa “taco”.

(C) o nome Padel vem da palavra “padle, que significa “remo” em inglês.

(D) deriva da palavra “padlock” que significa “cadeado” em inglês.

QUESTÃO 02

O criador do Padel foi

(A) Rafael Nadal

(B) Enrique Corcuera

(C) Novak Djokovic

(D) Roger Federer

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como a cultura mexicana influenciou a criação do Padel?

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo alusivas às características históricas – culturais do Padel.

PELOTASQUASHPADELENRIQUEMÉXICO 

O _________________________foi criado na década de 1960 pelo empresário mexicano  ________________________ Corcuera. O jogo de ________________________ um esporte de raquete tradicional no _____________, foi uma das principais influências e inspiração na criação do Padel. Esse esporte da categoria esporte de rede é um esporte relativamente novo, com a combinação de elementos do tênis e __________________________.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico- culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.