You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – O MOVIMENTO E A ALEGRIA DO CIRCO

EDUCAÇÃO FÍSICA – O MOVIMENTO E A ALEGRIA DO CIRCO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.


Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-personagens-de-circo-e-elementos-de-parque-de-diversoes_21849630.htm?query=circo#from_view=detail_alsolike   >. Acesso em 18 de abr. 2023.

O MOVIMENTO E A ALEGRIA DO CIRCO

AS ATIVIDADES CIRCENSES SÃO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PORQUE ALÉM DE PROPORCIONAR MOMENTOS DE DIVERSÃO, ELAS ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FÍSICAS (FORÇA, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE, AGILIDADE E VELOCIDADE) E COGNITIVAS (CAPACIDADES INTELECTUAIS E EMOCIONAIS).

UMA DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES CIRCENSES É A ACROBACIA, QUE PODE PRATICADA POR CRIANÇAS DE DIFERENTES IDADES E HABILIDADES. ELA ENVOLVE MOVIMENTOS DE EQUILÍBRIO, FORÇA E FLEXIBILIDADE, E PODE SER REALIZADA COM MATERIAIS COMO COLCHONETES, ESPUMAS E OBSTÁCULOS.

OUTRA OPÇÃO É O MALABARISMO, QUE CONSISTE EM MANUSEAR OBJETOS COMO BOLAS, AROS E CLAVES. ESSA ATIVIDADE AJUDA A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA E A CONCENTRAÇÃO, ALÉM DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS ESTUDANTES NA CRIAÇÃO DE NOVAS SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS.

AS ATIVIDADES CIRCENSES TAMBÉM PODEM INCLUIR MÁGICA E INTERPRETAÇÃO DO PERSONAGEM, PRINCIPALMENTE O PALHAÇO, ONDE ACONTECE A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS DIVERTIDOS E ENGRAÇADOS COM MUITA CRIATIVIDADE. ALÉM DE ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO, ESSA ATIVIDADE AJUDA A DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS, COMO A EMPATIA E O RESPEITO PELO OUTRO.

O OBJETIVO PRINCIPAL DESTAS ATIVIDADES NÃO É FORMAR EXCELENTES ARTISTAS, MAS SIM QUE VOCÊ EXPERIMENTE AS PRÁTICAS CORPORAIS DA CULTURA CIRCENSE. POR FIM, AS ATIVIDADES CIRCENSES SÃO UMA FORMA DIVERTIDA DE PROMOVER A INCLUSÃO E O RESPEITO À DIVERSIDADE, UMA VEZ QUE PERMITEM QUE TODOS PARTICIPEM E EXPRESSEM SUA INDIVIDUALIDADE DE DIFERENTES MANEIRAS.

QUESTÃO 1

“O MALABARISMO CONSISTE EM MANUSEAR OBJETOS COMO _______________________, AROS E CLAVES”. MARQUE A ALTERNATIVA COM A PALAVRA QUE COMPLETE A FRASE CORRETAMENTE.

(A) CARRO

(B) LEÃO

(C) BOLA

(D) CIRCO

QUESTÃO 2

MARQUE A ALTERNATIVA QUE NÃO REPRESENTA UMA HABILIDADE FÍSICA.

(A) FORÇA

(B) VELOCIDADE

(C) TRISTEZA

(D) FLEXIBILIDADE

QUESTÃO 3

COMPLETE A FRASE COM AS PALAVRAS DA TABELA:

CORPOCIRCOFÍSICA

AS ATIVIDADES DO ____________________ SÃO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO _____________________ PORQUE PROPORCIONAM MOMENTOS DE DIVERSÃO E DESENVOLVIMENTO DO ___________________.

QUESTÃO 4

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS, AS 5 PALAVRAS DA TABELA ABAIXO QUE REPRESENTAM ATRAÇÕES DO CIRCO.

MÁGICAACROBACIAMALABARISMOTRAPEZISTAPALHAÇOS
QWERTYUIIÇA
TRAPEZISTAC
SSZXCVBNMAR
CDQSCWBFDSO
VFMÁGICATDB
BGXYQWERBFA
GHCHQYBVSGC
TJBSDFGHBHI
APALHAÇOSJA
MALABARISMO
AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF02EF07) Vivenciar, fruir e identificar movimentos básicos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
(GO-EF02EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo, reconhecendo sua possibilidades, potencialidades, limitações e respeitando as diferenças individuais.
Referências
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.