You are currently viewing Educação Física: Muay Thai

Educação Física: Muay Thai

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia  21/10/2021(quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Vamos para mais uma aula! Quer aprender mais sobre Lutas do mundo? Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre a modalidade de luta: MUAY THAI. Estudaremos sobre a História, Conceito, Elementos constitutivos, Regras básicas, Fundamentação técnica, Experimentação e fruição dessa modalidade. Vamos à luta?

LUTAS DO MUNDO – MUAY THAI

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Muay Thai

Conheça a história do Muay Thai

Ramificação do WUSHU OU KUNG FU. Teve origem há mais de 2.000 anos, com a migração (fuga) de chineses nômades para a atual Tailândia a procura de terras férteis e da liberdade assim como proteção de ataques de inimigos poderosos na disputa de territórios.

Quantos tipos de muaythai existem no mundo? - Acervo Thai
Sobre Muay Thai – ROCHA LIMA MUAY THAI

https://acervothai.com/site/wp-content/uploads/2020/07/history-of-muay-thai-400×264.jpg

https://venum.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/01/historia-do-muay-thai.png

https://scontent.fgyn22-1.fna.fbcdn.net/v/t1.18169-9/11051961_763574213749418_4387982720030041422_n.jpg?_nc_cat=111&ccb=1-5&_nc_sid=9267fe&_nc_ohc=5cFOFNjAnb8AX8kzclg&_nc_ht=scontent.fgyn22-1.fna&oh=69071a7ae967bf6b8ba1d040d8389efb&oe=618CFD20

CONCEITO

Arte marcial tailandesa de 08 armas conhecida como THAI BOXE ou MUAY BORAN (boxe antigo), na qual utiliza socos, cotoveladas, joelhadas, chutes, técnicas de esquiva e métodos de defesa pessoal conectada a uma filosofia de disciplina, concentração e auto confiança.

Muay Thai - Guia Estudo

REGRAS BÁSICAS

DURAÇÃO DE ROUNDS: Cada combate tem 05 ROUNDS com duração 03 minutos, com intervalo de 02 minutos entre os rounds

PONTUAÇÃO: 01 KO (KNOCKOUT OU NOCAUTE): quando lutador é derrubado e é impossibilitado de continuar a lutar dentro da contagem de 10 segundos. Quando é atribuído um KO técnico: quando ambos lutadores ficarem impossibilitados de continuarem a luta e se tiverem sido realizados menos de 03 rounds, declara-se empate ou através do sistema de pontuação.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS – GOPES BÁSICOS

Golpes de Muay Thai

  • Socos (Mhad)
  • Cotoveladas (Sawk)
  • Pontapés (Dteh)
  • Joelhadas (Khao)
  • Defesas (Pongkan)
  • Clinch (Agarrar)

É uma luta de ataque e contra-ataque. Para ser um bom lutador, é necessário ter domínio sobre as diferentes técnicas e ser capaz de combiná-las em combate. 

SOCOS

The Ultimate Muay Thai Guide to the Jab - Muay Thai PROS

D:\Users\Elaine\Desktop\IMG_20210918_180213754 - Copia.jpg

DEFESAS

Defesa no Muay Thai
Muay Thai para Defesa Pessoal - ACADEMIA REVIGORA FITNESS
Conexão Muay Thai: Golpes do Muay Thai

https://www.esportelandia.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Defesa-Muay-Thai.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/proxy/mmYf8eHzDtSuAgIiHxcnEbCL5RG53hhVVIULn12qUAUARE

https://1.bp.blogspot.com/-7AeCjPRr304/WDWZgErcjrI/AAAAAAAAAuk/ey-dcuTrghsZLrwaA_D8N6h8cW2rbgtbQCLcB/s1600/golpes%2Bde%2Buay%2Bthai.jpg

INFRAÇÕES

Morder, introduzir os dedos nos olhos, cuspir ou cabecear o oponente;

Bloquear de braços ou qualquer técnica do judô, como torções e chaves;

Cair deliberadamente sobre o seu oponente;

Ferir o adversário depois de o árbitro ter ordenado a paralisação do combate por algum motivo;

Atingir propositadamente a região pélvica ou nuca do adversário;

Segurar a corda por qualquer motivo;

Atacar a coluna do adversário, desferir chutes contra as articulações; 

Utilizar o clinch para não usar a técnica e sim para parar o combate 

EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO 

Acesse aos links e assista aos vídeos a seguir sobre exercícios para aprendizagem do muay thai e muay thai profissional.

ATIVIDADE 01 

Com base no que você aprendeu, com leitura dos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre o tema abordado: MUAY THAI. Em seguida, responda a seguinte pergunta: Você já participou de alguma aula MUAY THAI? Descreva como foi sua aula, sua impressão, onde, com quem e quais práticas motoras foram propostas e realizadas. Realize uma pesquisa sobre outros tipos de Lutas similares ao Muay thai. Registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Agora que você aprendeu sobre MUAY THAI, que tal convidar seus familiares para a experimentação dessa luta? Registre esse momento com vídeos e fotos.

Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF09EF16) Praticar movimentos pertencentes às lutas do mundo, identificando e refletindo sobre as esportivizadas, adotando procedimentos de segurança e respeito ao oponente.