You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – MEXE E REMEXE COM AS CANTIGAS DE RODA

EDUCAÇÃO FÍSICA – MEXE E REMEXE COM AS CANTIGAS DE RODA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.



Disponível em: < >. Acesso em 17/04/2024.

MEXE E REMEXE COM AS CANTIGAS DE RODA

PEQUENOS DANÇARINOS E DANÇARINAS, HOJE VAMOS FALAR SOBRE DUAS COISAS MUITO LEGAIS, A DANÇA E CANTIGA DE RODA!

QUANDO OUVIMOS UMA MÚSICA ANIMADA, NOSSO CORPO FICA COM VONTADE DE SE MEXER, DE PULAR, DE RODOPIAR. E É EXATAMENTE ISSO QUE FAZEMOS QUANDO DANÇAMOS! CADA PASSO, CADA MOVIMENTO É UMA MANEIRA DE CONTAR UMA HISTÓRIA, DE EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS E DIVERTIR MUITO!

AGORA, IMAGINE ISSO JUNTO COM UMA CANTIGA DE RODA QUE SÃO MÚSICAS ALEGRES, COM LETRAS DIVERTIDAS QUE COMBINAM PERFEITAMENTE COM OS NOSSOS PASSOS DE DANÇA. CANTIGAS COMO “CIRANDA, CIRANDINHA” E “ATIREI O PAU NO GATO” NOS CONVIDAM A FORMAR UMA RODA COM OS AMIGOS E DANÇAR AO SOM DE MUITA ALEGRIA!

QUANDO DANÇAMOS E CANTAMOS EM RODA, NÃO É SÓ DIVERSÃO, TAMBÉM ESTAMOS APRENDENDEMOS A RESPEITAR O ESPAÇO DOS AMIGOS, A TRABALHAR EM EQUIPE E A EXERCITAR NOSSA IMAGINAÇÃO AO INVENTAR PASSOS E GESTOS NOVOS. ALÉM DISSO, ESTAMOS CONHECENDO UM POUCO MAIS DA NOSSA CULTURA, DAS BRINCADEIRAS QUE NOSSOS PAIS E AVÓS TAMBÉM FAZIAM QUANDO ERAM CRIANÇAS!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

COMPLETE A CANTIGA DE RODA ESCRITA ABAIXO COM A PALAVRAS DO QUADRO:

PEIXINHOCANOADANÇAR

“A _____________ VIROU,
QUEM DEIXOU ELA VIRAR?
FOI POR CAUSA DA (NOME DA PESSOA) QUE NÃO SOUBE REMAR

SE EU FOSSE UM ______________________
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA (NOME DA PESSOA) LÁ DO FUNDO DO MAR

MAS COMO EU NÃO SOU PEIXINHO
E NEM SEI NADAR
EU BOTO (NOME DA PESSOA) PARA FORA _______________________!”

QUESTÃO 2

VOCÊ CONHECE ALGUMA OUTRA CANTIGA DE RODA? QUAL É A SUA FAVORITA?

QUESTÃO 3

AS CANTIGAS DE RODA SÃO UM CONVITE PARA

(A) FORMAR UMA FILA.

(B) FORMAR UMA RODA E DANÇAR.

(C) SENTAR-SE EM CÍRCULO.

(D) PERMANECER PARADO SEM INTERAÇÃO

QUESTÃO 4

AO OUVIR UMA MÚSICA ANIMADA E QUE ELA GOSTA A PESSOA FICA

A) SONOLENTA.

B) DESINTERESSADA.

C) COM VONTADE DE SE MEXER, PULAR E RODOPIAR.

D) TRISTE.

QUESTÃO 5

OBSERVE A FIGURA ABAIXO E ESCREVA O NOME DE UMA CANTIGA QUE TEM ESSE ANIMAL COMO PERSONAGEM CENTRAL NA SUA LETRA.


Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF01EF11) Conhecer, experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como: rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais.
(GO-EF01EF13) Conhecer e vivenciar várias formas de dança, principalmente de livre interpretação, para experimentar, (re)conhecer e identificar a natureza motriz individual a partir do seu próprio corpo e o do outro, para relacionar-se com o universo rítmico e seu potencial artístico e criativo, buscando o movimento dançado.
Referências: KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.