Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Você aprendeu que a prática de Lutas nos proporciona vários benefícios e vantagens, para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?
LUTAS DO MUNDO – ASPECTOS HISTÓRICO SOCIAIS
A LUTA é um dos esportes mais antigos do mundo. Sua origem pode ser rastreada em desenhos de até 15 mil anos A. C., encontrados em grutas e cavernas. Sua evolução deu-se em cada canto do planeta, incorporou características com traços de cultura diversas e não somente com o objetivo de sobrevivência, formas de luta que ao longo do tempo foram se organizando com regras e princípios tornando-se assim também modalidades esportivas.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas
TÉCNICAS | ESPORTIVIZAÇÃO | OFENSIVA | ARMAS | LUCTA |
A palavra luta, que deriva do latim ____________________, pode ser definida como combate entre duas pessoas, com ou sem o uso de _________________, por meio da aplicação de _____________________ específicas, definidas por regras e pelo respeito entre os sujeitos envolvidos.
As lutas fazem parte da essência humana e das tradições de diversas sociedades há séculos. Cabe ressaltar que, a partir do século XX, desencadeou-se um processo de ___________________ de muitas delas.
consiste em executar uma ação ______________________ contra alguém ou alguma coisa, através das características de socar, chutar, puxar, derrubar, desequilibrar, golpear e/ou projetar.
QUESTÃO 02
Dentre os diversos tipos de lutas, há aquelas com características de agarramento, cujo repertório de técnicas tem por objetivo dominar a guarda, projetar seu adversário ao chão, imobilizá-lo e finalizá-lo com torções de articulações, estrangulamentos etc. Qual dessas lutas NÃO corresponde a essas características?
a) – Judô
b) – Jui jitsu
c) – Boxe
d) – Laamb
QUESTÃO 03
Responda em seu caderno.
Quais povos foram os grandes responsáveis pela introdução da luta no mundo esportivo
QUESTÃO 04
Preencha no espaço com o número correspondente.
01 – JUDÔ
02 – BOXE
03 – MALLA – YUDDHA
04 – TAEKWONDO
05 – PANCRÁCIO
( ) Arte que usa o máximo de eficiência com o mínimo de energia.
( ) Oficialmente registrada na 33ª Olimpíada, em 648 a.C., alguns especialistas apontam que exista desde 2000 a.C., quando era usada como técnica de guerra.
( ) O treinamento dessa arte era utilizado para preparar os soldados na defesa do país.
( ) Com pelo menos 5 mil anos de história, pois teria sido criada em 3000 a.C., essa espécie de wrestling indiano usa técnicas de agarramento, socos, sufocamento e acerto de pontos de pressão.
( ) Acredita-se que foram os ingleses, no século XII, os responsáveis pela manutenção e modernização desse esporte de luta.
QUESTÃO 05
A distância entre seus oponentes é um dos critérios para classificação das lutas. Dessa maneira podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:
( ) Lutas orientais, ocidentais e indígenas.
( ) Modalidade de combate , de autodefesa e combate.
( ) Jui jitsu, muay thai e esgrima.
( ) Judô, sumô e boxe.
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” LUTAS DO MUNDO ”
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1v6dkXjN_B93EhTYnslrvYhLa7DZ1sNE1?usp=sharing
Componente Curricular: | Educação Física |
HabilidadeS: | (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. |
Referencial teórico | Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |