You are currently viewing Educação Física – LUTAS DO MUNDO – ASPECTOS HISTÓRICOS SOCIAIS.

Educação Física – LUTAS DO MUNDO – ASPECTOS HISTÓRICOS SOCIAIS.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Você aprendeu que a prática de Lutas nos proporciona vários benefícios e vantagens, para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

LUTAS DO MUNDO – ASPECTOS HISTÓRICO SOCIAIS

Imagem disonível em: https://live.staticflickr.com/3845/14770008702_527bc2a773_b.jpg. Data de acesso: 25 de Novembro de 2022.

A LUTA é um dos esportes mais antigos do mundo. Sua origem pode ser rastreada em desenhos de até 15 mil anos A. C., encontrados em grutas e cavernas. Sua evolução deu-se  em cada canto do planeta, incorporou características com traços de cultura diversas e não somente com o objetivo de sobrevivência, formas de luta que ao longo do tempo foram se organizando com regras e princípios tornando-se assim também modalidades esportivas.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas

TÉCNICASESPORTIVIZAÇÃOOFENSIVAARMASLUCTA

A palavra luta, que deriva do latim ____________________, pode ser definida como combate entre duas pessoas, com ou sem o uso de _________________, por meio da aplicação de _____________________ específicas, definidas por regras e pelo respeito entre os sujeitos envolvidos. 

As lutas fazem parte da essência humana e das tradições de diversas sociedades há séculos. Cabe ressaltar que, a partir do século XX, desencadeou-se um processo de ___________________ de muitas delas. 

consiste em executar uma ação ______________________ contra alguém ou alguma coisa, através das características de socar, chutar, puxar, derrubar, desequilibrar, golpear e/ou projetar.

QUESTÃO 02

Dentre os diversos tipos de lutas, há aquelas com características de agarramento, cujo repertório de técnicas tem por objetivo dominar a guarda, projetar seu adversário ao chão, imobilizá-lo e finalizá-lo com torções de articulações, estrangulamentos etc. Qual dessas lutas NÃO corresponde a essas características? 

a) – Judô

b) – Jui jitsu

c) – Boxe

d) – Laamb

QUESTÃO 03

Responda em seu caderno.

Quais povos foram os grandes responsáveis pela introdução da luta no mundo esportivo

QUESTÃO 04

Preencha no espaço com o número correspondente. 

01 – JUDÔ

02 – BOXE

03 – MALLA – YUDDHA

04 – TAEKWONDO

05 – PANCRÁCIO

(    ) Arte que usa o máximo de eficiência com o mínimo de energia.

(    ) Oficialmente registrada na 33ª Olimpíada, em 648 a.C., alguns especialistas apontam que exista desde 2000 a.C., quando era usada como técnica de guerra.

(    ) O treinamento dessa arte era utilizado para preparar os soldados na defesa do país.

(    ) Com pelo menos 5 mil anos de história, pois teria sido criada em 3000 a.C., essa espécie de wrestling indiano usa técnicas de agarramento, socos, sufocamento e acerto de pontos de pressão.

(    ) Acredita-se que foram os ingleses, no século XII, os responsáveis pela manutenção e modernização desse esporte de luta.

QUESTÃO 05

A distância entre seus oponentes é um dos critérios para classificação das lutas. Dessa maneira podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:

(    ) Lutas orientais, ocidentais e indígenas. 

(    ) Modalidade de combate , de autodefesa e combate. 

(    ) Jui jitsu, muay thai e esgrima.

(    ) Judô, sumô e boxe.  

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” LUTAS DO MUNDO ”

CANAL: 100 % MOVIMENTO “LUTAS DO MUNDO” < https://www.youtube.com/watch?v=2VjJEimSQUU >
DATA DE ACESSO: 25 de Novembro de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1v6dkXjN_B93EhTYnslrvYhLa7DZ1sNE1?usp=sharing

Componente Curricular:Educação Física
HabilidadeS:(EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
Referencial
teórico
Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.