You are currently viewing Educação física – Luta Greco – Romana – Aspetos históricos e culturais.

Educação física – Luta Greco – Romana – Aspetos históricos e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal, aquisição de novos saberes alusivos aos aspectos históricos e culturais da Luta Greco – Romana. Vamos aos estudos? 

LUTA GRECO – ROMANA – ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b1/Lutagreco_wrestling_%281%29.jpg. Acesso:16 de Dezembro de 2022.

ORIGEM 

A luta greco-romana, também conhecida como LUTA OLÍMPICA. 

Acredita-se que tenha originado na Grécia Antiga por volta do século III a.C., como uma das principais modalidades esportivas praticadas nos Jogos Olímpicos. Durante o Renascimento, os estudiosos redescobriram os antigos textos gregos e romanos que descreviam essa luta. Com a expansão do Império Romano, a luta greco-romana foi adotada posteriormente pelos romanos e se tornou uma parte importante da cultura esportiva do império.  Os romanos aprimoraram as técnicas de luta e introduziram novas regras. As lutas eram realizadas  em uma arena circular chamada de PÁLLESTRA, onde utilizavam técnicas de agarramento e arremesso para derrubar o oponente. 

https://viagallica.com/grece/img/ville_kos_-_ville_greco-romaine_004_(odeon,_auteur_edvardas_vaisvila).jpg.
Acesso:16 de Dezembro de 2022. 

DECLÍNIO

Contudo, durante a Idade Média, a luta greco-romana perdeu popularidade na Europa devido à influência da Igreja Católica, que considerava a prática violenta e imoral. No entanto, a modalidade continuou a ser praticada em alguns países, como a França e a Itália.

ASCENSÃO E ESPORTIVIZAÇÃO 

No século XIX, a luta greco-romana foi revitalizada na Europa, principalmente na Alemanha e na Suécia. Foram estabelecidas regras e regulamentos mais precisos, e a modalidade começou a ser praticada em competições internacionais.  Em 1896, a luta greco-romana foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, Grécia. Isso levou ao ressurgimento da luta como uma forma de competição esportiva na Europa. No século XIX, a luta greco-romana foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados em Atenas, em 1896.

CARACTERÍSTICAS 

Em termos de características culturais, a luta greco-romana é conhecida por sua ênfase na técnica e na habilidade, diferentemente de outras formas de luta, como o boxe ou o MMA, a luta greco-romana proíbe o uso de golpes de punho e chutes. Os lutadores devem usar apenas técnicas de agarramento e arremesso para derrubar o oponente.

ATUALIDADE 

Atualmente, a luta greco-romana é uma das modalidades mais populares nos Jogos Olímpicos e é praticada em todo o mundo. Os atletas competem em diferentes categorias de peso e utilizam técnicas de agarramento e arremesso para derrubar o oponente e marcar pontos.  A luta greco-romana exige força, agilidade, resistência e habilidade técnica, e é considerada uma das formas mais antigas e tradicionais de luta esportiva.

TRADIÇÃO 

Além disso, a luta greco-romana é conhecida por sua tradição de FAIR PLAY e respeito entre os competidores.  Os lutadores são incentivados a competir de forma justa e a respeitar as regras do esporte. Isso reflete os valores da cultura grega e romana, que valorizavam a competição esportiva como uma forma de desenvolvimento pessoal e social.

TÉCNICAS E REGRAS BÁSICAS

RESTRIÇÕES DE AGARRAMENTO: Na luta greco-romana, os lutadores só podem agarrar e atacar a parte superior do corpo do oponente, como braços e tronco. Não é permitido agarrar as pernas ou usar golpes abaixo da cintura.

ÊNFASE NO CONTROLE E TÉCNICA: A luta greco-romana enfatiza o controle do oponente e a aplicação correta de técnicas de agarramento. 

Os lutadores devem usar força e habilidade para derrubar e imobilizar o oponente.

PONTUAÇÃO: Os pontos são marcados quando um lutador consegue derrubar o oponente no chão, mantendo-o sob controle por alguns segundos. Também são concedidos pontos por técnicas de arremesso e reversões.

UNIFORME: Os lutadores usam uma roupa justa chamada de “SINGLET”, que cobre o corpo do pescoço até os joelhos. Isso permite maior liberdade de movimento e facilita o agarramento.

DISCIPLINA E RESPEITO: A luta greco-romana é uma modalidade que exige disciplina e respeito entre os lutadores. Eles devem seguir as regras e demonstrar fair play durante a luta.

ESTRATÉGIA: A luta greco-romana envolve a aplicação de estratégias para superar o oponente. Os lutadores devem usar sua força e habilidade para encontrar oportunidades de ataque e defesa.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Os países de origem da Luta Greco – romana referem-se

(A) a Itália e Portugal.
(B) a Grécia e Roma antigas.
(C) ao Japão e à China.
(D) a Suíça e Suécia.

QUESTÃO 02

Acredita-se que a luta greco-romana tenha se originado na Grécia por volta do século III a.C., sendo posteriormente adotada pelos romanos, desenvolvida como uma forma de competição esportiva e também como um método de treinamento militar para os soldados. Dadas essas características, outro nome atribuído a luta greco romana foi

(A) wrestling da antiguidade.
(B) luta olímpica.
(C) luta entre gladiadores.
(D) luta corporal da idade moderna.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto abaixo com palavras do quadro alusivas às características da luta greco-romana.

OLÍMPIAFAIR – PLAYLUTA GRECO-ROMANAARENAS CULTURAs 

Na Grécia Antiga, a ____________________________ era parte dos Jogos Olímpicos, que eram realizados a cada quatro anos em _____________________________.  Os atletas competiam em várias modalidades esportivas, incluindo a luta greco-romana. A luta também era valorizada nas ____________________________ grega e romana, onde os gladiadores lutavam em _______________________________ para entreter o público. Apresenta forte influência no cenário mundial das lutas contribuindo para o esporte moderno e sua ênfase na técnica e no ____________________________.

QUESTÃO 04

Explique sobre as técnicas básicas de cada item mencionado no quadro abaixo.

RESTRIÇÕES DE AGARRAMENTO:

CONTROLE E TÉCNICA:

PONTUAÇÃO:

UNIFORME:

DISCIPLINA E RESPEITO: 

ESTRATÉGIA:

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: ” GOLPES BÁSICOS DA LUTA GRECO-ROMANA “

CANAL 100 % MOVIMENTO ” GOLPES BÁSICOS DA LUTA GRECO-ROMANA /” Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=xBFwOitdfOU > Data de acesso: 16 de dezembro de 2022.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF09EF16) Praticar movimentos pertencentes às lutas do mundo, identificando e refletindo sobre as esportivizadas, adotando procedimentos de segurança e respeito ao oponente.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.