You are currently viewing Educação física – Laamb – Características históricas e culturais.

Educação física – Laamb – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Lutas. Hoje estudaremos sobre as características históricas e culturais da luta Laamb. Vamos aos estudos?

LAAMB – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS e CULTURAIS

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/114/300894037_4e4c2bae71_b.jpg. Data de acesso: 25 de Novembro de 2022.

ORIGEM

A luta Laamb é um estilo de luta livre tradicional do Senegal, que tem suas raízes na cultura WOLOF. O termo Laamb significa “luta”. Acredita-se que a luta Laamb tenha se originado há mais de 500 anos, praticada durante o término das colheitas, entre os grupos étnicos africanos do povoado Seerer, bem como uma forma de resolver disputas entre tribos e como uma forma treinamento para a guerra.

EVOLUÇÃO

Ao longo do tempo, o Laamb passou por várias transformações históricas que moldaram sua prática e significado. No passado, o Laamb era uma forma de luta ritualística que era realizada em cerimonias religiosas e festivais. A luta era vista como uma forma de honrar os ancestrais e de demonstrar coragem e habilidade. os lutadores eram considerados heróis e eram respeitados por toda comunidade.

Nos anos 60 e 70, o Laamb passou por uma transformação significativa, a luta tornou-se mais profissional e começou a ser transmitida pela televisão. os lutadores competiam por prêmios em dinheiro e prestígio. A luta se tornou uma forma de entretenimento popular e atraiu multidões de espectadores.

CARACTERÍSTICAS

É uma mistura de técnicas de luta, dança e música, e é considerada um forma de expressão cultural e esportiva no Senegal.

A luta é realizada em uma arena circular, chamada de “mbapatt”, e é acompanhada por músicos que tocam tambores e cantam músicas tradicionais. Outra característica da luta Laamb é o grappling, termo em inglês que consiste no conjunto de técnicas de luta que envolvem agarrar e imobilizar o adversário, sem uso de golpes de impactos.

VALORES

A luta laamb é uma parte importante da cultura senegalesa e é considerada uma forma de honrar a tradição e a história do país. A luta é praticada por homens e mulheres de todas as idades, e é uma forma de promover a saúde, a forma física e a camaradagem.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O significado da palavra Laamb é

(A) luta.

(B) dança.

(C) música.

(D) comida.

QUESTÃO 02

A principal característica da luta Laamb é

(A) uso de armas.

(B) luta em equipe.

(C) uso de técnicas de grappling.

(D) luta em pé.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Qual a sua opinião sobre a evolução do Laamb de uma luta ritualística para um esporte competitivo?

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Por que a luta Laamb é parte importante da cultura senegalesa?

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA LUTA AFRICANA LAAMB “

CANAL: 10% MOVIMENTO ” ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA LUTA AFRICANA LAAMB”
< https://www.youtube.com/watch?v=VFkioTZhhXo > DATA DE ACESSO: 25 de Novembro de 2022.

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.