You are currently viewing Educação Física – Karatê – Características históricas e culturais.

Educação Física – Karatê – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Lutas. Hoje estudaremos sobre as características históricas e culturais do karatê. Vamos aos estudos?

KARATÊ – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS

Imagem do arquivo pessoal de Elaine Faria de Oliveira / Atleta: Agatha Vitória (Campeã Goiana e Brasileira) .
Acesso: 14 de Dezembro de 2023.

ORIGEM

O Karatê tem suas raízes na ilha de Okinawa, no Japão. No século XVII, Okinawa era um reino independente e devido a proibição do uso de armas pelos camponeses, desenvolve-se técnicas de autodefesa que se tornaram a base do Karatê.

No início, o karatê era conhecido como “te”, que significa “mão” em Okinawa. As técnicas eram transmitidas oralmente e praticadas em segredo, pois o uso de armas era proibido. Os praticantes de karatê eram chamados de “te-shi” ou “mãos de ferro”.

POPULARIDADE

No século XIX, o karatê começou a se espalhar para o Japão continental, onde foi influenciado pelas artes marciais japonesas existentes, como o jujutsu e o kendo.

Nessa época, o termo “karatê” começou a ser usado, que significa “mão vazia”.

Durante o século XX, o karatê se tornou cada vez mais popular em todo o mundo, com a introdução de competições e a formação de organizações internacionais.

Hoje, o karatê é praticado em todo o mundo e é reconhecido como uma arte marcial tradicional e um esporte competitivo.

CARACTERÍSTICAS

O Karatê foi influenciado por técnicas de autodefesa chinesas, como o Kung Fu.

Os mestres de Karatê em Okinawa adaptaram essas técnicas e as combinaram com suas próprias tradições marciais locais.

PRINCÍPIOS

Os praticantes de Karatê são incentivados a seguir princípios como coragem, lealdade, honra e respeito.

Respeito aos instrutores e tradições: O Karatê enfatiza o respeito aos instrutores e às tradições da arte marcial. Os alunos são ensinados a mostrar respeito aos seus mestres e a seguir as regras e rituais estabelecidos.

Graduação por faixas: O Karatê utiliza um sistema de graduação por faixas coloridas para indicar o nível de habilidade dos praticantes. À medida que os alunos progridem, eles recebem faixas de cores diferentes, começando com a faixa branca e avançando para faixas mais escuras.

Kata: Uma das características distintivas do Karatê é a prática de kata, que são sequências de movimentos pré-determinados. Os kata são uma forma de treinamento que ajudam a desenvolver a técnica, a forma e a concentração.

Espírito de autodefesa: O Karatê é uma arte marcial que enfatiza a autodefesa e a proteção pessoal. Os praticantes são treinados para usar seus corpos como armas e para se defenderem de ataques.

Competições esportivas: Além de ser uma forma de autodefesa, o Karatê também é praticado como um esporte competitivo. Existem competições de Karatê em níveis local, nacional e internacional, onde os praticantes podem demonstrar suas habilidades em lutas e kata.

Valores morais e éticos: O Karatê promove valores morais e éticos, como disciplina, perseverança, humildade e autocontrole. Os praticantes são incentivados a aplicar esses valores não apenas na prática do Karatê, mas também em suas vidas diárias.

BENEFÍCIOS

Contribuição para a saúde e bem-estar: Além dos aspectos marciais e culturais, o Karatê também é valorizado por seus benefícios para a saúde e o bem-estar. A prática regular do Karatê pode melhorar a força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação motora.

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O Karatê originou-se

(A) na China.

(B) na Tailândia.

(C) na Indonésia.

(D) no Japão.

QUESTÃO 02

No início as técnicas de Karatê eram transmitidas oralmente e praticadas em segredo, pois o uso de armas era proibido. Os praticantes de karatê eram chamados de

(A) “tai chi chuan” ou “punhos de ferro”.

(B) “do jo ” ou “caminho suave”.

(C) “aikido” ou “mão vazia”.

(D) te-shi” ou “mãos de ferro”.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Quais são os princípios básicos que fundamentam o Karatê?

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Uma das características distintivas do Karatê é a prática de kata, Qual a importância do Kata no karatê?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança  e respeitando o oponente.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.