Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Lutas. Hoje estudaremos sobre as características históricas e culturais do karatê. Vamos aos estudos?
KARATÊ – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS
ORIGEM
O Karatê tem suas raízes na ilha de Okinawa, no Japão. No século XVII, Okinawa era um reino independente e devido a proibição do uso de armas pelos camponeses, desenvolve-se técnicas de autodefesa que se tornaram a base do Karatê.
No início, o karatê era conhecido como “te”, que significa “mão” em Okinawa. As técnicas eram transmitidas oralmente e praticadas em segredo, pois o uso de armas era proibido. Os praticantes de karatê eram chamados de “te-shi” ou “mãos de ferro”.
POPULARIDADE
No século XIX, o karatê começou a se espalhar para o Japão continental, onde foi influenciado pelas artes marciais japonesas existentes, como o jujutsu e o kendo.
Nessa época, o termo “karatê” começou a ser usado, que significa “mão vazia”.
Durante o século XX, o karatê se tornou cada vez mais popular em todo o mundo, com a introdução de competições e a formação de organizações internacionais.
Hoje, o karatê é praticado em todo o mundo e é reconhecido como uma arte marcial tradicional e um esporte competitivo.
CARACTERÍSTICAS
O Karatê foi influenciado por técnicas de autodefesa chinesas, como o Kung Fu.
Os mestres de Karatê em Okinawa adaptaram essas técnicas e as combinaram com suas próprias tradições marciais locais.
PRINCÍPIOS
Os praticantes de Karatê são incentivados a seguir princípios como coragem, lealdade, honra e respeito.
Respeito aos instrutores e tradições: O Karatê enfatiza o respeito aos instrutores e às tradições da arte marcial. Os alunos são ensinados a mostrar respeito aos seus mestres e a seguir as regras e rituais estabelecidos.
Graduação por faixas: O Karatê utiliza um sistema de graduação por faixas coloridas para indicar o nível de habilidade dos praticantes. À medida que os alunos progridem, eles recebem faixas de cores diferentes, começando com a faixa branca e avançando para faixas mais escuras.
Kata: Uma das características distintivas do Karatê é a prática de kata, que são sequências de movimentos pré-determinados. Os kata são uma forma de treinamento que ajudam a desenvolver a técnica, a forma e a concentração.
Espírito de autodefesa: O Karatê é uma arte marcial que enfatiza a autodefesa e a proteção pessoal. Os praticantes são treinados para usar seus corpos como armas e para se defenderem de ataques.
Competições esportivas: Além de ser uma forma de autodefesa, o Karatê também é praticado como um esporte competitivo. Existem competições de Karatê em níveis local, nacional e internacional, onde os praticantes podem demonstrar suas habilidades em lutas e kata.
Valores morais e éticos: O Karatê promove valores morais e éticos, como disciplina, perseverança, humildade e autocontrole. Os praticantes são incentivados a aplicar esses valores não apenas na prática do Karatê, mas também em suas vidas diárias.
BENEFÍCIOS
Contribuição para a saúde e bem-estar: Além dos aspectos marciais e culturais, o Karatê também é valorizado por seus benefícios para a saúde e o bem-estar. A prática regular do Karatê pode melhorar a força, a flexibilidade, a resistência e a coordenação motora.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |