You are currently viewing Educação Física – Judô – Características históricas e culturais.

Educação Física – Judô – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/8726/28699746522_f687aae787_b.jpg. Acesso em 25 de Novembro de 2022.

JUDÔ – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS

CONCEITO

O judô é uma arte marcial, luta japonesa que se baseia em técnicas de projeção, imobilização, estrangulamento e chave de articulação, que tem como objetivo principal utilizar a técnica e o controle do corpo para superar o oponente, em vez da força física bruta.

ORIGEM 

O judô foi desenvolvido no final do século XIX por Jigoro Kano. Kano, um estudante de artes marciais, fundou o judô como uma forma de combinar técnicas eficazes de luta com princípios filosóficos e educacionais. Ele baseou o judô em várias escolas tradicionais de jujutsu, mas introduziu mudanças significativas para torná-lo mais seguro e mais eficiente como um método de treinamento físico e mental.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA JUDÔ

A palavra “judô” significa “caminho suave” ou “caminho da suavidade”, refletindo a ênfase do judô na técnica sobre a força bruta. Kano também enfatizou os valores educacionais e morais do judô, como respeito, disciplina e autocontrole.

POPULARIDADE

O judô rapidamente ganhou popularidade no Japão e no mundo, e tornou-se um esporte olímpico oficial nos Jogos de Tóquio em 1964. Hoje em dia, o judô é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, tanto como uma forma de arte marcial quanto como um esporte de competição.

VALORES 

Além de ser uma forma eficaz de autodefesa, o judô também é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e moral. Jigoro Kano enfatiza valores como respeito, disciplina, humildade e autocontrole como parte integrante da prática do judô. Ele acreditava que, através do treinamento do judô, os praticantes poderiam aprimorar não apenas suas habilidades físicas, mas também sua mente e caráter.

O judô é praticado em todo o mundo como uma arte marcial, um esporte de competição e uma forma de atividade física e recreativa. 

JUDÔ ESPORTE DEMOCRÁTICO 

As técnicas de judô são ensinadas em uma variedade de contextos, desde clubes locais até academias profissionais, e são adaptadas para atender às necessidades e habilidades de pessoas de todas as idades e habilidades.

QUESTÃO 01

O judô foi desenvolvido no final do século XIX  e seu  fundador foi

(A) Miyamoto Musashi.

(B) Gichin Funakoshi.

(C) Jigoro Kano.

(D) Morihei Ueshiba.

QUESTÃO 02

O significado da palavra “judô” em japonês corresponde

(A) caminho da Força.

(B) caminho da Suavidade.

(C) arte da Guerra.

(D) técnica de Defesa

QUESTÃO 03

Quais são os princípios morais enfatizados por Jigoro Kano na prática do judô?

QUESTÃO 04

Como a inclusão do judô como um esporte olímpico influenciou sua popularidade e disseminação global?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componente CurricularEducação Física
Habilidades(EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança  e respeitando o oponente
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.