You are currently viewing Educação Física: Jogos Populares

Educação Física: Jogos Populares

Olá, estudante (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 14/12/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos para mais uma aula!
Hoje você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos populares competitivos. Estudaremos sobre a história, conceito, valores, experimentação e fruição jogos no contexto da Educação Física escolar. Vamos lá?

Assista a videoaula abaixo ,com a temática: Jogos Populares

Ed. Física – 7º ano – Ensino Fundamental

HISTÓRIA DOS JOGOS POPULARES NO MUNDO 

O ser humano, desde sua ancestralidade, ou seja há milhares de anos atrás, já apresentava habilidade nata para a competitividade. 

Na PRÉ-HISTÓRIA, foram encontrados inúmeros registros entre as civilizações (EGÍPCIA, CHINESA e FENÍCIA) 

EVOLUÇÃO DOS JOGOS POPULARES

Na IDADE MÉDIA, com a evolução das civilizações (GRECO-ROMANA) muitos jogos já existentes perpassaram de geração em geração e ao longo do tempo foram modificados, ressignificados, reinterpretados e fazem parte da nossa cultura popular na atualidade. O desenvolvimento do espírito esportivo favoreceu, tornando-os de sobremaneira mais saudáveis e menos excludentes.

ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS JOGOS, POPULARES E COMPETITIVOS 

JOGOS 

Em latim: “JOCUS”, significa DIVERSÃO E PASSATEMPO

POPULARES 

Em latim: “POPULÁRIS”, denota POVO, PÚBLICO, POPULAR

COMPETITIVOS 

Vem do Latim COMPETERE, de COM-, “junto”, mais PETERE, “voar,procurar”, do verbo grego PETOMAI, “eu vôo”

“Competir” é como “procurar juntos”. Quem achar e ficar com o objeto será o vencedor, e como o vai fazer é outro assunto.

D:\Users\Elaine\Desktop\Sem título.png
D:\Users\Elaine\Desktop\images.jpg

FONTE: CREATIVE COMMONS

CONCEITO DOS JOGOS POPULARES COMPETITIVOS 

Práticas corporais em que há disputa por vitória, contudo, visam desenvolver aspectos educativos, como:

  •  COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES e VALORES ÉTICOS;
  •  JOGO LIMPO (FAIR PLAY);
  •  A COLABORAÇÃO.
D:\Users\Elaine\Desktop\tetris-4551586_1280.jpg

FONTE: CREATIVE COMMONS

CARACTERÍSTICAS 

Jogos em que há vencedores e vencidos. 

OBJETIVOS

  • Estimular a competição saudável, justa e o raciocínio;
  •  Construção e respeito às regras;
  • Superação dos limites e desafios;
  • Aprender a lidar com vitórias e derrotas. 

EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS POPULARES COMPETITIVOS

BRIGA DE GALO

Objetivo : Estourar os balões dos outros jogadores  e simultaneamente esquivar-se para não estourarem os seus balões, presos em cada perna de todos  jogadores.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

CABO DE FORÇA

Objetivo : Puxar a corda, fazendo com que a equipe oponente ultrapasse a linha limite do seu campo.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

VESTIR O BAMBOLÊ

Objetivo : Cada jogador deverá vestir o bambolê, alternadamente(ora por cima, ora por baixo) até que todos tenham completado a prova.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

ACERTAR O ALVO 

OBJETIVO: Lançar pequenas bolas em uma bola grande, fazendo com que a mesma ultrapasse a linha (meta estabelecida)

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

DANÇA DOS BAMBOLÊS

Objetivo : Ao som da música os jogadores deverão correr ao redor dos bambolês. Toda vez que a música for interrompida, os jogadores deverão ocupar um dos bambolês.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos populares competitivos e responda às seguintes perguntas: Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você já participou de algum jogo popular competitivo? Você conhece outros jogos populares competitivos além desses jogos que você acabou de aprender? Relate sua experiência e registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Construa um jogo popular competitivo, registre-o em seu caderno com fotos e se possível vídeos.

Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante(GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares.