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Educação Física – Jogos Populares de matriz africana – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://i.imgur.com/tsXBRym.jpeg.Acesso: 20 de maio de 2022.

ORIGEM

Os jogos africanos têm origens antigas e variadas, refletindo a diversidade cultural do continente, muitas vezes enraizados nas tradições culturais e nas práticas cotidianas das comunidades africanas 

 Alguns jogos têm origens ancestrais e são jogados há séculos, são transmitidos de geração em geração, enquanto outros foram influenciados por interações culturais e trocas com outras regiões.

CARACTERÍSTICAS 

Muitos jogos africanos refletem a importância da comunidade e do trabalho em equipe. Por exemplo, o jogo da corda e a corrida de saco incentivam a cooperação e a interação social entre as pessoas.  Esses jogos também podem ter raízes em rituais e celebrações tradicionais, onde a dança e a música são elementos centrais.

VALORES 

Além disso, alguns jogos africanos têm uma conexão direta com a vida cotidiana das comunidades. O jogo do pilão, por exemplo, reflete a importância do trabalho agrícola e do processamento de alimentos, já que o pilão é uma ferramenta usada para moer grãos e outros alimentos. 

OUTROS EXEMPLOS DE JOGOS POPULARES DE MATRIZ AFRICANA 

Terra – mar, Jogo da Jibóia,  Amarelinha africana, Labirinto, Serpente, Matacuzana, Mocho, kapopi, Gutera Uriziga, Mancala, Banyoka, Mete – mete, Mamba e Mbube mbube.

Cada região e país pode ter suas próprias variações e jogos tradicionais.

 Esses jogos não apenas proporcionam diversão, mas também promovem a socialização, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades físicas, que podem ser transmitidos oralmente e preservados ao longo do tempo.

BENEFÍCIOS 

Os jogos africanos trazem uma série de benefícios desde a preservação da cultura até a promoção da saúde, do desenvolvimento de habilidades e do fortalecimento dos laços comunitários. Eles são uma parte importante da identidade africana e contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas.

Preservação da cultura: Os jogos africanos são uma forma de preservar e transmitir a cultura africana para as gerações futuras. 

Eles são uma parte importante da identidade cultural africana e ajudam a manter vivas as tradições e os valores da comunidade.

Promoção da saúde e do bem-estar: Muitos jogos africanos envolvem atividades físicas e esportivas, o que contribui para a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade. Esses jogos incentivam a prática regular de exercícios físicos, ajudando a prevenir doenças e promover um estilo de vida saudável.

Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas: Os jogos africanos são uma forma divertida e educativa de desenvolver habilidades motoras e cognitivas. Eles exigem coordenação, agilidade, raciocínio estratégico e tomada de decisões rápidas, o que contribui para o desenvolvimento físico e mental dos participantes.

Fortalecimento dos laços comunitários: Os jogos africanos são frequentemente realizados em grupo, o que promove a interação social e fortalece os laços comunitários. Eles proporcionam um espaço para as pessoas se reunirem, se divertirem e compartilharem experiências, promovendo a coesão social e o senso de pertencimento à comunidade.

Estímulo à criatividade e à imaginação: Muitos jogos africanos envolvem elementos de criatividade e imaginação, como danças, músicas e histórias. Eles estimulam a criatividade dos participantes, permitindo que expressem sua individualidade e desenvolvam habilidades artísticas.

Promoção da inclusão e da igualdade: Os jogos africanos são uma forma de inclusão social, pois podem ser praticados por pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades físicas. Eles promovem a igualdade de oportunidades e o respeito pela diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639

A implementação da Lei 10.639 promulgada em 9 de janeiro de 2003, é uma lei brasileira que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de todo o país, fundamental para promover a valorização da diversidade étnico racial e para combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira. 

Ela busca garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação que respeite e valorize a história e a cultura afro-brasileira, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

A possível origem dos jogos populares remonta a

(A) Espanha, Portugal, Grécia e França

(B) Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma.

(C) Japão, China, Filipinas e Coreia do Sul

(D) Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Kiribati.

Questão 02

Leia os enunciados referentes aos objetivos dos jogos populares africanos 

I. Incentivam a cooperação e a interação social entre as pessoas, refletem a importância da comunidade e do trabalho em equipe.

II. Promovem a socialização, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades físicas, que podem ser transmitidos oralmente e preservados ao longo do tempo.

III. Proporcionam uma série de benefícios desde a preservação da cultura até a promoção da saúde, do desenvolvimento de habilidades e do fortalecimento dos laços comunitários.

IV. Parte importante da identidade cultural africana e ajudam a manter vivas as tradições e os valores da comunidade.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado IV está incorreto.

(C) apenas os enunciados I, II estão corretos.

(D) nenhum dos enunciados está correto.

Questão 04

Para responder em seu caderno. Cite 05 exemplos de jogos populares africanos.

Questão 05

Realize uma pesquisa sobre o jogo popular africano bastante conhecido chamado “Amarelinha africana”. Registre-a em seu caderno.

a) – Quantas pessoas podem jogar ?

b) – Como se joga?

c) – Quais são as regras básicas? 

Após a pesquisa, que tal experimentar esse jogo na prática? Reúna seus familiares, amigos e divirtam-se com esse jogo. 

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características   histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.