Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos às características históricas e culturais dos Jogos populares. Vamos aos estudos?
JOGOS POPULARES – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS.
CONCEITO
Jogos populares são aqueles que são amplamente conhecidos e praticados por um grande número de pessoas em uma determinada região ou país.
Esses jogos geralmente fazem parte da cultura e tradição de uma comunidade, sendo transmitidos de geração em geração.
ORIGEM
Os jogos populares apresentam uma longa história que remonta aos tempos coloniais. Muitos desses jogos foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses e indígenas, e ao longo dos séculos foram se adaptando e se tornando parte da cultura brasileira.
PRIMEIROS JOGOS POPULARES
Um dos jogos populares mais antigos e populares do Brasil é a peteca.
Originária dos indígenas, a peteca é um jogo em que os participantes devem passar uma espécie de bola de penas de um para o outro, usando apenas as mãos. O objetivo é manter a peteca no ar o maior tempo possível, sem deixá-la cair no chão.
CARACTERÍSTICAS
Os jogos populares possuem algumas características em comum.
A simplicidade: a maioria dos jogos populares é de fácil aprendizado e não requer equipamentos sofisticados. Muitos deles podem ser jogados apenas com objetos encontrados no ambiente, como pedras, cordas ou bolas improvisadas.
Interação social: os jogos populares geralmente são jogados em grupo, promovendo a interação e a socialização entre os participantes. Eles são uma forma de diversão coletiva e de fortalecimento dos laços comunitários.
Criatividade e improvisação: muitos jogos populares permitem e até incentivam a criatividade e a improvisação dos jogadores. As regras podem ser adaptadas de acordo com as circunstâncias e o ambiente em que o jogo está sendo realizado.
Competitividade saudável: embora haja competição nos jogos populares, ela geralmente é saudável e não excessivamente competitiva. O objetivo principal é se divertir e desfrutar da atividade, e não necessariamente vencer a todo custo.
Essas características tornam os jogos populares uma forma de entretenimento acessível e inclusivo, que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades e classes sociais.
EXEMPLOS DE JOGOS POPULARES
Os jogos populares podem ter diferentes formas e modalidades, desde jogos de: tabuleiro, jogos de cartas, jogos de rua, jogos de equipe, como: queimada, cabo de força, esconde-esconde, rouba – bandeira, cabra-cega, bola de gude, perna de pau, sobra um, pique – pega, pique esconde, pião, mamãe da rua, bete, pular corda, pular elástico, bilboquê, ioiô, carrinho de rolimã entre outros.
JOGOS POPULARES – CARÁTER COOPERATIVO E COMPETITIVO
Eles podem ser praticados de forma competitiva, como em campeonatos e torneios, ou de forma cooperativa, como uma forma de diversão entre amigos e familiares. Esses jogos populares muitas vezes possuem regras simples e acessíveis, permitindo que pessoas de diferentes idades e habilidades possam participar.
Embora haja competição nos jogos populares, ela geralmente é saudável e não excessivamente competitiva.
O objetivo principal é se divertir e desfrutar da atividade, e não necessariamente vencer a todo custo.
IMPORTÂNCIA CULTURAL
Os jogos populares são uma forma importante de expressão cultural e identidade de um povo, refletindo sua história, valores e modo de vida.
Além disso, eles costumam ter um valor cultural e social, promovendo a interação entre as pessoas, o desenvolvimento de habilidades físicas e mentais, e a preservação de tradições e costumes, ajudando a fortalecer a identidade cultural e o senso de pertencimento.
Ao participar desses jogos, as pessoas se conectam com suas raízes e se sentem parte de algo maior, contribuindo para a formação de uma identidade coletiva.
Eles também podem ser uma forma de preservar e transmitir conhecimentos e habilidades tradicionais, além de promover a inclusão social e o fortalecimento de comunidades.
VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Os jogos populares apresentam em sua essência origens diversas. No Brasil, muitos desses jogos foram trazidos pelos
(A) colonizadores asiáticos, indígenas e africanos.
(B) colonizadores ingleses, indígenas e africanos.
(C) colonizadores europeus, indígenas e africanos
(D) povos nativos das ilhas oceânicas, indígenas e africanos.
QUESTÃO 02
Um dos jogos mais antigos e bastante popular entre os povos originários do Brasil refere-se ao
(A) jogo do pião.
(B) jogos de peteca.
(C) jogo de bete.
(D) jogo de queimada.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno.
a) – Qual a importância cultural dos jogos populares para a identidade de um povo?
b) – Qual a contribuição dos jogos populares para a preservação da cultura de um povo?
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno. Entrevistando seus familiares sobre os jogos populares.
a) – Pergunte a um familiar se em sua infância, vivenciou algum desses jogos populares mencionados no texto. Cite o nome do jogo.
b) – Agora explique as regras do jogo mencionado e se possível faça uma ilustração.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |