You are currently viewing Educação Física – Jogos na Cultura Indígena

Educação Física – Jogos na Cultura Indígena

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª ANO do Ensino fundamental – Anos inicias



Jogos da Cultura Indígena

Diferentes culturas têm maneiras únicas de se divertirem e os jogos são um reflexo disso. Mas o que são jogos? Os jogos são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis para garantir a inclusão e a alegria de todos. Podemos jogar com amigos, família ou de maneira virtual. Eles nos ensinam a trabalhar em equipe, usar nossa imaginação, elaborar estratégias e, o mais importante, nos divertir muito. Essas atividades recreativas são parte integrante de nossa cultura, refletindo os valores e características fundamentais da sociedade.

Os povos indígenas originários do Brasil, têm influência na nossa cultura, costumes, alimentação e até na nossa língua e os jogos fazem parte de suas tradições há séculos com características que incluem uma forte conexão com a natureza e sua habilidade em utilizar recursos naturais para entretenimento e sobrevivência, priorizando a cooperação em vez da competição, e servindo como meio para preservar e transmitir tradições culturais de geração em geração.

Exemplos de Jogos Indígenas:

A peteca é um jogo tradicional praticado por diversos povos indígenas. Constituída de fibras naturais, com destaque para as cascas de bananeira (embira) e palhas de milho podia ou não ser enfeitada com penas. Os povos de língua Tupi adotaram o termo Pe´teka que significa “bater com a palma da mão”. Dessa forma, a peteca era jogada sem regras rígidas, sem espaços delimitados, tendo como objetivo mantê-la no ar por mais tempo possível, e também era jogada em círculos favorecendo a integração entre os participantes.

O arco e flecha é mais do que apenas um jogo para os povos indígenas. É uma habilidade fundamental que desempenhou um papel crucial em sua história e sobrevivência. Desde caçar alimentos até proteger suas comunidades, o arco e flecha era uma ferramenta essencial. Hoje, embora seu uso prático tenha diminuído, o arco e flecha permanece como uma prática esportiva e cultural, transmitida de geração em geração.

Arranca Mandioca simula a colheita. Em fila, a primeira criança agarra uma árvore e as outras se seguram nas crianças da frente. Uma delas deve “arrancar” as mandiocas – que são os próprios jogadores. Vale usar força, puxar pelas pernas e até fazer cócegas. 

Ao explorar esses jogos, entramos em um mundo de tradição e sabedoria, onde cada partida é uma oportunidade para entender, honrar e preservar a herança indígena. Agora que conhecemos um pouco mais sobre os jogos, que tal explorar essas atividades incríveis!

Atividade

QUESTÃO 1

Os jogos são definidos como

(A) atividades físicas competitivas.

(B) práticas corporais sem regras.

(C) práticas corporais lúdicas com regras flexíveis.

(D) exclusivamente para competição.

QUESTÃO 2

Uma das características dos jogos indígenas é a

(A) competição intensa.

(B) cooperação em vez de competição.

(C) uso de tecnologia avançada.

(D) despreocupação com a natureza.

QUESTÃO 3

Descreva as características do jogo Arranca Mandioca e em seguida explique por que ele é considerado uma simulação de colheita?

QUESTÃO 4

Por que os jogos indígenas são destacados como uma oportunidade para honrar e preservar sua herança cultural?

QUESTÃO 5

Pesquise sobre a diversidade da cultura indígena e faça uma representação com desenho de outro jogo que tem sua origem nesse povo, escreva seu nome e explique como se joga.


Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
Referências: BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.
GONZÁLEZ, Fernando J.; SCHWENGBER, Maria S. V. Práticas pedagógicas em educação física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Eldebra, 2012. 
SANTOS, Gisele F. de L. Jogos Tradicionais e a Educação Física. Londrina: EDUEL, 20124.
KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis,RJ: Vozes,1993.
MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CBP – Confederação Brasileira de Peteca < https://cbpeteca.org.br/ > acesso em 03/04/2024.