You are currently viewing Educação Física: Jogos Indígenas

Educação Física: Jogos Indígenas

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 18/10/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos Indígenas. Estudaremos a história, conceito, valores e regras básicas desses jogos no contexto da Educação Física escolar.

D:\Users\Elaine\Desktop\download (3).jpg

https://static.todamateria.com.br/upload/br/in/brincadeiras-indigenas-og.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Jogos Indígenas

HISTÓRIA JOGOS NO MUNDO

Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.

ETIMOLOGIA”JOCUS“: Palavra que advém do latim, expressa BRINCADEIRA E DIVERTIMENTO.

“BRINCADEIRAS E JOGOS” – QUAL A DIFERENÇA?

BRINCADEIRAS: Práticas corporais livres, espontâneas e lúdicas, desprovidas de regras ou objetivos específicos, sem necessidade de uma estrutura adequada, não havendo vencedor ou perdedor.  As brincadeiras podem ser realizadas com ou sem brinquedos, construídos a partir de recursos da natureza, cujo objetivo é a maximização da cooperação, sobretudo diversão.

JOGOS: Práticas corporais de caráter competitivo, que requerem uma estrutura adequada, com regras previamente estabelecidas. Em geral, podem ser construídas pelo coletivo e seguidas, destacando-se sempre um vencedor no final. 

JOGOS INDÍGENAS

D:\Users\Elaine\Desktop\IMG_20210925_195349132 (1).jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\download (3).jpg

https://static.todamateria.com.br/upload/br/in/brincadeiras-indigenas-og.jpg

CONCEITO

Jogos indígenas têm característica específicas. São atividades corporais, com características lúdicas, por onde permeiam os mitos, os valores culturais e que, portanto, congregam em si o mundo material e imaterial, de cada etnia. Eles requerem um aprendizado específico de habilidades motoras, estratégias e/ou sorte.

OBJETIVO

Despertar o sentimento de coletividade, cooperação e diversão em sintonia com desenvolvimento de habilidades motoras importantes para desenvolver atividades cotidianas na vida dos índios.

CARACTERÍSTICAS

Os brinquedos são confeccionados a partir da flora local. As brincadeiras, são realizadas comumente, próximas aos rios, no MIMESIS (reprodução, imitação) dos eventos da natureza.

VALORES 

A lei 11.645/08 institui uma EDUCAÇÃO com inserção da história e cultura indígena no CURRÍCULO ESCOLAR. Prevê a visibilidade, valorização, bem como o reconhecimento da riqueza do acervo e resgate das manifestações culturais de diversos grupos indígenas.

Folha Online - Galeria de imagens

http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/images/20060823-indios9.jpg

EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS

JOGO DE PETECA

Educação Física: Esportes de rede ou parede – Peteca – Conexão Escola SME

https://lh3.googleusercontent.com/proxy/fQGo0ceQVPlSfVVFlSsZUqRQFmz5HDjqzNzmb23VnIxBTQyJ6663qfK3ESWAMlZoK40hOp4Et4K7gw78WUo6zRvvTEF58IHHzUag9KTf32DyX-Upg

Número de participantes: 02 mais pessoas

OBJETIVO: tocar na peteca e não deixá-la cair no chão

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO DE PETECA 

ARCO E FLECHA

Jogos Influência Indígena

FONTE:https://lh3.googleusercontent.com/proxy/51gUUT3JOp1r4EIeTI1_5i8KTFMro_ydrMxLH1qHYDLUjpq_pr9loF8c3H280Z6Y79DCZcW0dX48seCCATfWD8VC8r9UGJ9HK2PREeYY6z0p0W6h8sRb

Número de participantes: 02 ou mais pessoas.

 OBJETIVO: Acertar o alvo usando um arco e flechas. 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO DE ARCO E FLECHA  

CORRIDA DO SACI E CABO DE GUERRA

Conheça jogos e brincadeiras de vários povos indígenas | Meu Vo(o)  Apolinário
13+ MELHORES JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS | 2020

CORRIDA DO SACI 

Número de participantes: 02 ou mais pessoas.  

OBJETIVO: Ultrapassar a linha de chegada antes do seu adversário, correndo com uma perna só. 

CABO DE GUERRA

Número de participantes: 02 ou mais pessoas. 

OBJETIVO: Ultrapassar a linha de chegada antes do seu adversário, correndo com uma perna só.  Puxar a corda com máximo de força fazendo com que seu oponente ultrapasse uma marca delimitada no chão entre as equipes.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS JOGOS CORRIDA DO SACI E CABO DE GUERRA   

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos indígenas e responda às seguintes perguntas: Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você conhece outros jogos indígenas além desses jogos que você acabou de aprender? Registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Realize uma pesquisa sobre JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS, registre em seu caderno sobre onde, quando, como acontecem esses jogos, bem como as características e as modalidades disputadas nesses jogos. Depois convide as pessoas que moram com você para praticarem alguns desses jogos.

Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares 

(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.