You are currently viewing Educação física – Brincadeiras e jogos cooperativos

Educação física – Brincadeiras e jogos cooperativos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uniao-de-amigos-de-escola-felizes-dancam-em-circulo-em-branco-as-criancas-dos-desenhos-animados-brincam-no-ringue-meninos-e-meninas-de-maos-dadas-vista-em-perspectiva-de-cima-para-baixo_28945880.htm#query=roda%20de%20crian%C3%A7as%20desenho&position=5&from_view=search&track=ais>. Acesso em 19 mar. 2023.

Brincadeiras e jogos cooperativos

Brincadeiras e jogos cooperativos são uma excelente maneira de promover o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre os participantes. Diferente dos jogos e brincadeiras competitivas, onde o objetivo é derrotar o adversário, os jogos e brincadeiras cooperativas têm como prioridade alcançar um objetivo em comum, exigindo que todos os jogadores trabalhem juntos para alcançá-lo.

Durante a brincadeira, os participantes são incentivados a se comunicarem e a ajudarem uns aos outros. Isso promove um ambiente de respeito e colaboração, que aprendem a trabalhar em equipe para alcançar um objetivo.

Um exemplo de brincadeira cooperativa é o Mamba , também conhecido como pique-corrente, que tem suas raízes na cultura africana, mais precisamente na África do Sul. A mamba negra é uma das cobras mais venenosas da África. O objetivo do jogo é simples: formar um grande cobra (corrente) com todos os jogadores.

A brincadeira mamba é excelente pois estimula a cooperação, agilidade, velocidade e a coordenação motora dos participantes. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer sobre a cultura africana e a importância da cooperação em diversas situações da vida.

Atividade

QUESTÃO 1

Marque a alternativa abaixo que retrata uma característica do jogo cooperativo.

a) É preciso habilidades individuais específicas para jogar, sem se preocupar com os outros participantes;

b) Um precisa ganhar e outro perder;

c) Ajudar e confiar no outro;

d) Quem perde sai do jogo e os jogadores são adversários.

QUESTÃO 2

Qual a diferença entre jogos cooperativos e jogos competitivos? Escreva em seu caderno sobre as características de cada um.

QUESTÃO 3

Mamba negra é uma cobra de origem africana, que dá nome a uma brincadeira muito popular aqui no Brasil. Por qual outro nome essa brincadeira é conhecida aqui? Marque a alternativa correta. 

a) Pique-esconde;

b) Pique-pega;

c) Pique-corrente;

d) Salve-bandeira.

QUESTÃO 4

Explique como se desenvolve a brincadeira mamba ou pique-corrente e por que ela é considerada cooperativa?

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
ReferênciasCOLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. 
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º, 4º e 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.