You are currently viewing Educação Física – Jogos cooperativos

Educação Física – Jogos cooperativos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Você aprendeu que a prática dos Jogos Cooperativos nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

JOGOS COOPERATIVOS

Imagem disponível em: < https://i.imgur.com/J4KJntj.png > Dta de acesso: 19 de Setembro de 2022.

JOGOS COOPERATIVOS são atividades corporais coletivas que promovem aspectos socioemocionais como: cooperação, inclusão, confiança, colaboração e espírito de equipe entre os integrantes das equipes, sobretudo o desenvolvimento motor, cujo objetivo é despertar a consciência de cooperação para resolução de tarefas compartilhadas, promovendo o fortalecimento do grupo, onde os esforços do trabalho coletivo direcionam para alcance de determinada meta em comum (SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS).

Vamos responder algumas questões?

Questão 01 

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas a história dos jogos no mundo.

CULTURA LÚDICOJOGOSLUTACAVERNA OLÍMPICOS

Os ______________________ existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como forma de manifestação da ______________________ de povos da Ásia, na América pré-colombiana, na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa (RAMOS, 1982, p.56). 

Alguns jogos passaram por alterações e muitos deles vieram compor um elenco de modalidades que mais tarde foram disputados nos Jogos ___________________ da Grécia Antiga. 

Há registros de jogos encontrados em paredes de ____________________ espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de ___________________ pela sobrevivência. 

Questão 02

Com relação aos Valores e Benefícios dos Jogos cooperativos, marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO.

(     ) Contribuem para o desenvolvimento da motricidade, da sociabilidade, das emoções, da inteligência, do ser metafísico, entre outros. 

(     ) Encontram-se fora do contexto cultural e não estão inseridos nos processos sócio-históricos da humanidade.

(     ) A participação não tem relevância, dada a isenção de significados,  as experiências adquiridas não apresentam visibilidade e não são incorporadas pelo grupo e pelo indivíduo.

(     )  Promovem a convivência coletiva, respeitando as limitações do próximo, fortalecendo a autoestima.

(     ) Desenvolve o espírito de colaboração, assim como melhora o raciocínio para resolução de problemas, propiciam o relaxamento e aliviam o estresse.

(     ) Não há interação na construção e decisão sobre regras de ganhar e perder

Questão 03

Com relação a categoria dos jogos marque:

01 – JOGOS COOPERATIVOS 

02 – JOGOS COMPETITIVOS 

ELIMINAÇÃO PARCERIA 
COOPERAÇÃOCOMPETIÇÃO
ADVERSÁRIOCOLABORAÇÃO
INTERAÇÃOVENCEDOR

Questão 04

Responda em seu caderno:

Qual a diferença entre jogos cooperativos e jogos competitivos? 

Questão 05

Os jogos cooperativos, apresentam finalidades pedagógicas específicas e de fácil aplicação na escola entre alunos de todas as idades. ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS.

QZXSCASDAPAN
VLEINFINOITO
DGFJSLÇZFXQH
CKVHJFNSLACU
QZOSXEDCARAM
PNLVAXHEMSNA
GJELYPUIHUEN
LJIGFDFGKDTO
FTÇBSHAUVJAI
CBODEFORAÇAI
PRLWZAOSTDOV
MUYHRNBGJTLF
VDEWFTROCFEU
DGHJVKYTFLTE
QSCEDFGBWNIU
JKIOPLÇJMHVR
ETYUIOPLRBAM

SAIBA MAIS 

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” JOGOS COOPERATIVOS”

CANAL: 100% MOVIMENTO ” JOGOS COOPERATIVOS – Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=GA61dg3UaNM >
Data de acesso: 19 de Setembro de 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1bWDbe8DqK_KmbL3N5Z2a-BNyH_oSpApU?usp=sharing

Componente Curricular  EDUCAÇÃO FÍSICA 
Habilidade(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. 
Referencial teóricoDarido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. 

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.