Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
ORIGEM
A origem dos jogos e brincadeiras remonta aos primórdios da humanidade. Desde os tempos mais antigos, os seres humanos têm se envolvido em atividades lúdicas como forma de entretenimento, aprendizado e socialização.
ETIMOLOGIA
JOGOS: Em latim “JOCUS,” significa DIVERSÃO E PASSATEMPO.
COOPERATIVOS: Em latim “CUM+OPERARI”, significa TRABALHAR JUNTOS.
CONCEITO
Os jogos cooperativos têm algumas características distintas que os diferenciam dos jogos competitivos. Aqui estão algumas das principais características dos jogos cooperativos:
CARACTERÍSTICAS
OBJETIVO COMUM: Em um jogo cooperativo, os jogadores trabalham juntos para alcançar um objetivo comum. Em vez de competir uns contra os outros, eles colaboram e se esforçam para alcançar o sucesso como equipe.
COLABORAÇÃO: A colaboração é uma parte essencial dos jogos cooperativos. Os jogadores precisam compartilhar informações, ideias e recursos para tomar decisões em conjunto e alcançar o objetivo do jogo.
COMUNICAÇÃO: A comunicação é fundamental nos jogos cooperativos. Os jogadores precisam se comunicar de forma eficaz para compartilhar informações, coordenar ações e tomar decisões em conjunto.
TRABALHO EM EQUIPE: Os jogos cooperativos incentivam o trabalho em equipe, onde os jogadores precisam confiar uns nos outros, dividir tarefas e apoiar uns aos outros para alcançar o objetivo do jogo.
SOLIDARIEDADE: Os jogos cooperativos promovem a solidariedade entre os jogadores. Eles aprendem a se importar com o sucesso de toda a equipe, em vez de apenas com o seu próprio sucesso individual.
DESAFIOS COMPARTILHADOS: Os jogos cooperativos apresentam desafios que são enfrentados em conjunto pelos jogadores. Eles precisam encontrar soluções em conjunto e superar obstáculos como equipe.
APRENDIZADO MÚTUO: Os jogos cooperativos oferecem oportunidades de aprendizado mútuo, onde os jogadores podem compartilhar conhecimentos, habilidades e estratégias uns com os outros.
Essas características dos jogos cooperativos tornam-nos uma ótima opção para promover a cooperação, a comunicação e o trabalho em equipe entre os jogadores.
Vamos responder algumas questões?
Questão 01
A definição de jogos cooperativos refere-se a
(A) um jogo em que os jogadores competem entre si.
(B) um jogo em que os jogadores trabalham juntos para alcançar um objetivo comum.
(C) um jogo em que os jogadores jogam individualmente sem interação.
(D) um jogo em que os jogadores podem escolher entre competir ou cooperar.
Questão 02
Os jogos cooperativos incentivam a interação e a colaboração entre os estudantes, permitindo que eles aprendam a trabalhar em equipe, a se comunicar de forma eficaz e a resolver problemas juntos. Os objetivos principais dos jogos cooperativos correspondem a
(A) vencer o jogo e superar os outros jogadores.
(B) alcançar um objetivo específico trabalhando em equipe.
(C) acumular a maior quantidade de pontos possível.
(D) ser o jogador mais habilidoso e eficiente.
Questão 03
Observe as palavras mencionadas no quadro e identifique-as quanto às características de jogos cooperativos ou competitivos.
ELIMINAÇÃO | |
DESAFIOS COMPARTILHADOS | |
COOPERAÇÃO | |
OPONENTE | |
PROMOÇÃO DA EMPATIA | |
INTEGRAÇÃO | |
PARCERIA | |
COMUNICAÇÃO | |
EXCLUSÃO | |
OBJETIVO COMUM | |
DERROTA | |
APRENDIZADO MÚTUO | |
COLABORAÇÃO | |
VITÓRIA | |
COMUNICAÇÃO |
Questão 04
Os jogos cooperativos são uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos estudantes. Eles promovem habilidades essenciais para a vida em sociedade e contribuem para a formação de indivíduos mais empáticos, criativos, confiantes e colaborativos.
ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS.
Q | Z | X | S | C | A | S | D | A | P | A | N |
V | L | E | I | N | F | I | N | O | I | T | O |
D | G | F | J | S | L | Ç | Z | F | X | Q | H |
C | K | V | H | J | F | N | S | L | A | C | U |
Q | Z | O | S | X | E | D | C | A | R | A | M |
P | N | L | V | A | X | H | E | M | S | N | A |
G | J | E | L | Y | P | U | I | H | U | E | N |
L | J | I | G | F | D | F | G | K | D | T | O |
F | T | Ç | B | S | H | A | U | V | J | A | I |
C | B | O | D | E | F | O | R | A | Ç | A | I |
P | R | L | W | Z | A | O | S | T | D | O | V |
M | U | Y | H | R | N | B | G | J | T | L | F |
V | D | E | W | F | T | R | O | C | F | E | U |
D | G | H | J | V | K | Y | T | F | L | T | E |
Q | S | C | E | D | F | G | B | W | N | I | U |
J | K | I | O | P | L | Ç | J | M | H | V | R |
E | T | Y | U | I | O | P | L | R | B | A | M |
W | R | Z | Q | A | Z | X | C | V | G | N | F |
S | T | H | E | Ç | L | D | P | E | R | Q | W |
F | B | N | D | K | H | O | S | C | V | B | Y |
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” JOGOS COOPERATIVOS”
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. |
Referências | DC-GO Amplado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.-(Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |