You are currently viewing Educação Física – Jogos Competitivos

Educação Física – Jogos Competitivos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Você aprendeu que a prática dos Jogos Competitivos nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?

JOGOS COMPETITIVOS

Imagem Disponível em: https://i.imgur.com/jJOSREu.png. Data de acesso: 19/09/2022.

JOGOS COMPETITIVOS são atividades corporais que visam estimular a competição entre os participantes. Porém, a competição deve ser saudável, educativa, para ensinar que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum .

Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas a história dos jogos no mundo.

CULTURA LÚDICOJOGOSLUTACAVERNA OLÍMPICOS

Os ______________________ existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como forma de manifestação da ______________________ de povos da Ásia, na América pré-colombiana, na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa (RAMOS, 1982, p.56). 

Alguns jogos passaram por alterações e muitos deles vieram compor um elenco de modalidades que mais tarde foram disputados nos Jogos ___________________ da Grécia Antiga. 

Há registros de jogos encontrados em paredes de ____________________ espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de ___________________ pela sobrevivência. 

Questão 02

Com relação aos Valores e Benefícios dos Jogos Competitivos, marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO.

(     ) Contribuem para o desenvolvimento da motricidade, da sociabilidade, das emoções, da inteligência, do ser metafísico, entre outros. 

(     ) Encontram-se fora do contexto cultural e não estão inseridos nos processos sócio-históricos da humanidade.

(     ) A participação não tem relevância, dada a isenção de significados,  as experiências adquiridas não apresentam visibilidade e não são incorporadas pelo grupo e pelo indivíduo.

 (     ) Estimular não apenas a competitividade, mas em especial o raciocínio e o respeito às regras. (     ) Podem ser educativos quando trabalhado em suas relações com os valores éticos, o jogo limpo (fair play) e evitando valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.

Questão 03

Com relação as categorias dos jogos marque:

01 – JOGOS COOPERATIVOS 

02 – JOGOS COMPETITIVOS 

ELIMINAÇÃO PARCERIA 
COOPERAÇÃOCOMPETIÇÃO
ADVERSÁRIOCOLABORAÇÃO
INTERAÇÃOVENCEDOR

Questão 04

Responda em seu caderno:

Qual a diferença entre jogos cooperativos e jogos competitivos? 

Questão 05

Os jogos competitivos, apresenta finalidades pedagógicas específicas e é fácil aplicação na escola entre alunos de todas as idades. 

ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COMPETITIVOS. 

QAZXSTASDPAP
DFGFJALÇZXCI
WDTYHCKLÇXVQ
CABODEFORÇAU
QNRXCTVLOTUE
PÇIZVAXDESDC
GAGDLRPFIUYO
RDAEGOHJKDCR
FODPBAHYUJMR
XSEOALZTRTYE
PBGUWVARSDCN
MAAYHONBGTRT
VMLEWFSXZAQE
DBOHJDKYTLRE
SOERTYUIOPCV
WLRTYUIPZXCV
SÊFGHJKLJSDB
XSVBFMLANQWE

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE” JOGOS COMPETITIVOS”

CANAL: 100% MOVIMENTO – Dsisponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FRGSVWXF3bQ >
Data de acesso: 19 de setembro de 2022.

Acesse os materiais refrentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1-PEg3wtGbTxLeeW4wTAaEZUsEryGQlMk?usp=sharing

Componente curricularEDUCAÇÃO FÍSICA 
Habilidade (GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de  jogos populares.
Referencial teóricoDarido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.