You are currently viewing Educação Física – Jogos competitivos – Características históricas e culturais.

Educação Física – Jogos competitivos – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos às características históricas e culturais dos Jogos competitivos. Vamos aos estudos?

JOGOS COMPETITIVOS – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 04 de Dezembro de 2023.

CONCEITO

Jogos competitivos são aqueles em que os jogadores competem entre si para alcançar um objetivo específico, geralmente vencer o jogo. Esses jogos envolvem estratégia, habilidade e tomada de decisões rápidas para superar os oponentes e alcançar a vitória.

CARACTERÍSTICAS

Uma característica importante dos jogos competitivos é a presença de regras claras e equilibradas, que garantem uma competição justa entre os jogadores. Além disso, esses jogos geralmente oferecem um sistema de pontuação ou ranking para acompanhar o desempenho dos jogadores ao longo do tempo. Os jogos competitivos podem ser disputados individualmente ou em equipes. Eles podem variar em gênero e formato.

POPULARIDADE

Os jogos competitivos são populares em todo o mundo e têm uma grande base de fãs. Eles oferecem uma experiência desafiadora e emocionante, incentivando os jogadores a melhorarem suas habilidades e estratégias para se tornarem os melhores em sua área de jogo.

OBJETIVOS

Os jogos competitivos têm como objetivo principal vencer o jogo individualmente ou em equipe. Além disso, eles também podem ter outros objetivos, como:

DESENVOLVER HABILIDADES: Os jogos competitivos oferecem a oportunidade de aprimorar habilidades específicas, como estratégia, tomada de decisões rápidas, coordenação motora, raciocínio lógico, entre outras.

SUPERAR DESAFIOS: Os jogos competitivos apresentam desafios que os jogadores devem superar para alcançar a vitória. Isso pode envolver superar obstáculos, derrotar oponentes habilidosos ou resolver quebra-cabeças complexos.

COMPETIR COM OUTROS JOGADORES: A competição é uma parte fundamental dos jogos competitivos. Os jogadores têm a oportunidade de medir suas habilidades e estratégias contra outros jogadores, buscando superá-los e alcançar a vitória.

ALCANÇAR RECONHECIMENTO: Os jogos competitivos muitas vezes têm sistemas de pontuação ou rankings que permitem aos jogadores acompanhar seu desempenho e compará-lo com o de outros jogadores. Isso pode levar ao reconhecimento e à reputação dentro da comunidade de jogadores.

INTERDEPENDÊNCIA: Nos jogos competitivos, os jogadores são independentes uns dos outros e podem até mesmo competir uns contra os outros.

COMPETIÇÃO: Nos jogos competitivos, os jogadores estão em constante competição uns com os outros. Eles podem tentar atrapalhar o progresso dos outros jogadores para obter vantagem.

ESTRATÉGIA: Nos jogos competitivos, os jogadores geralmente precisam desenvolver estratégias para superar seus oponentes e alcançar a vitória. Nos jogos cooperativos, a estratégia é voltada para a colaboração e coordenação entre os jogadores para superar obstáculos e alcançar o objetivo.

ATMOSFERA: A atmosfera nos jogos competitivos pode ser mais tensa e competitiva, com os jogadores tentando superar uns aos outros.

APRENDIZADO: Os jogos competitivos podem promover habilidades de estratégia, pensamento rápido e tomada de decisões individuais.

Embora a competição seja um elemento importante, o objetivo final dos jogos competitivos é proporcionar diversão e entretenimento aos jogadores.

A emoção de competir, a satisfação de vencer e a camaradagem entre os jogadores são aspectos que tornam esses jogos atraentes para muitas pessoas.

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

As características dos jogos competitivos referem-se 

(A) a competição, objetivo específico, vencer e superar os outros jogadores.

(B) a competição, objetivo comum, aprendizado social e emocional.

(C) ao objetivo comum, cooperação, resolução de problemas em grupo.

(D) ao objetivo específico, comunicação, resolução de problemas em grupo.

QUESTÃO 02

O principal objetivo dos jogos competitivos atribui-se a

(A) trabalhar em equipe.

(B) superar desafios em conjunto.

(C) alcançar um objetivo comum.

(D) vencer e superar os outros jogadores.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas aos benefícios dos Jogos Competitivos.  

VENCERJOGADORESDIVERSÃO COMPETIÇÃOATRAENTES

Embora a ____________________ seja um elemento importante, o objetivo final dos jogos competitivos é proporcionar ____________________ e entretenimento aos jogadores.

A emoção de competir, a satisfação de ___________________ e a camaradagem entre os _____________________ são aspectos que tornam esses jogos _________________________ para muitas pessoas.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Cite 01 exemplo de jogo da cultura popular de caráter competitivo que você conhece ou vivenciou. Agora escolha um deles e faça a descrição (Explique como se joga).

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.