You are currently viewing Educação Física: Jogos Africanos

Educação Física: Jogos Africanos

Olá, estudante!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 19/10/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos africanos. Estudaremos sobre a história, conceito, valores e regras desses jogos no contexto da Educação Física escolar. Vamos lá?

11 ideias de JOGOS E BRINQUEDOS AFRICANOS | educação fisica, jogos,  brincadeiras africanas

https://thumbs.dreamstime.com/b/crian%C3%A7as-pequenas-africanas-brincando-com-velhas-rodas-de-moto-na-%C3%A1frica-retratos-infantis-rua-203742922.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Jogos Africanos.

HISTÓRIA JOGOS NO MUNDO

Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.

ETIMOLOGIA”JOCUS“: Palavra que advém do latim, expressa BRINCADEIRA E DIVERTIMENTO.


“BRINCADEIRAS E JOGOS” – QUAL A DIFERENÇA?

BRINCADEIRAS: Práticas corporais livres, espontâneas e lúdicas, desprovidas de regras ou objetivos específicos, sem necessidade de uma estrutura adequada, não havendo vencedor ou perdedor.  Podem ser realizadas com ou sem brinquedos, cuja finalidade é o privilégio da diversão e cooperação. 

Meninos africanos de tiro médio brincando juntos | Foto Grátis
Recanto de luz - Poemas de esperança | Luso-Poemas

FONTES: https://i.pinimg.com/originals/bb/55/3e/bb553e1dc46c8c576b86ee4813a450b2.png

https://image.freepik.com/fotos-gratis/meninos-africanos-de-tiro-medio-brincando-juntos_23-2148860430.jpg

https://thumbs.dreamstime.com/z/jogos-africanos-das-crian%C3%A7as-60121717.jpg

JOGOS: Práticas corporais de caráter competitivo, que requerem uma estrutura adequada, com regras previamente estabelecidas. Em geral, podem ser construídas pelo coletivo e seguidas, destacando-se sempre um vencedor no final.

Apresentação do PowerPoint

FONTES: https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRciyellR1KRueWShxaeIP_jsi75MOEHxTeBw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR_8to4QeWwVMWrxHZQY7Rr_L7rI4sIwAAFEA&usqp=CAU


JOGOS AFRICANOS

11 ideias de JOGOS E BRINQUEDOS AFRICANOS | educação fisica, jogos,  brincadeiras africanas

FONTE: https://thumbs.dreamstime.com/b/crian%C3%A7as-pequenas-africanas-brincando-com-velhas-rodas-de-moto-na-%C3%A1frica-retratos-infantis-rua-203742922.jpg

CONCEITO

Atividades corporais africanas de caráter lúdico que expressam a representação simbólica da vida da comunidade, estão conectadas à prática social e às manifestações culturais.

OBJETIVO

Despertar o sentimento de coletividade, cooperação, diversão e desenvolvimento síncrono com as habilidades motoras.

CARACTERÍSTICAS

Atividades coletivas, integrativas, desafiadoras, criativas onde os jogadores se apropriam de recursos alternativos ou simples, não convencionais ou do meio ambiente, para a confecção dos jogo.

VALORES 

A lei 11.645/08 institui uma EDUCAÇÃO com inserção da história e cultura afro-brasileira e africana no CURRÍCULO ESCOLAR. Prevê a visibilidade, valorização, bem como o reconhecimento da riqueza do acervo e resgate das manifestações culturais de diversos grupos africanos.

EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS AFRICANOS 

AMARELINHA AFRICANA – TECA TECA

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 04 ou mais pessoas 

OBJETIVO: orientar-se no jogo da amarelinha, deslocando-se, ora para um lado, ora para o outro, ora para a frente em um quadrante de 16 quadrados ou mais quadrados. 

ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO 

MATACUZANA 

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 02 ou mais pessoas 

OBJETIVO: Lançar as pedrinhas para cima, tirar uma ou mais do tabuleiro e com a mesma mão pegar a pedrinha de volta antes que a mesma caia no chão.

JOGO DA JIBÓIA 

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 04 ou mais pessoas 

Objetivo: O pegador deverá estar dentro de 01 quadrado desenhado no chão, tentando tocar os outros que deverão estar correndo do lado de fora e ao redor do quadrado. 

Quem for tocado ajuda a capturar os outros

ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO 

ELÁSTICO – METE METE 

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 03 ou mais pessoas

OBJETIVO: Pular o elástico uma vez dentro e outra fora, procurando seguir uma sequência de saltos previamente estabelecida. 

ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO 

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos africanos e responda às seguintes perguntas:

Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você conhece outros jogos africanos além desses jogos que você acabou de aprender? Realize uma pesquisa e registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Agora vamos movimentar o corpo e colocar em prática tudo que você apendeu sobre jogos africanas nessa aula.

Anos finais: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares.