Olá, estudante!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 19/10/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos africanos. Estudaremos sobre a história, conceito, valores e regras desses jogos no contexto da Educação Física escolar. Vamos lá?
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Jogos Africanos.
HISTÓRIA JOGOS NO MUNDO
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
ETIMOLOGIA”JOCUS“: Palavra que advém do latim, expressa BRINCADEIRA E DIVERTIMENTO.
“BRINCADEIRAS E JOGOS” – QUAL A DIFERENÇA?
BRINCADEIRAS: Práticas corporais livres, espontâneas e lúdicas, desprovidas de regras ou objetivos específicos, sem necessidade de uma estrutura adequada, não havendo vencedor ou perdedor. Podem ser realizadas com ou sem brinquedos, cuja finalidade é o privilégio da diversão e cooperação.
FONTES: https://i.pinimg.com/originals/bb/55/3e/bb553e1dc46c8c576b86ee4813a450b2.png
https://thumbs.dreamstime.com/z/jogos-africanos-das-crian%C3%A7as-60121717.jpg
JOGOS: Práticas corporais de caráter competitivo, que requerem uma estrutura adequada, com regras previamente estabelecidas. Em geral, podem ser construídas pelo coletivo e seguidas, destacando-se sempre um vencedor no final.
FONTES: https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRciyellR1KRueWShxaeIP_jsi75MOEHxTeBw&usqp=CAU
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR_8to4QeWwVMWrxHZQY7Rr_L7rI4sIwAAFEA&usqp=CAU
JOGOS AFRICANOS
CONCEITO
Atividades corporais africanas de caráter lúdico que expressam a representação simbólica da vida da comunidade, estão conectadas à prática social e às manifestações culturais.
OBJETIVO
Despertar o sentimento de coletividade, cooperação, diversão e desenvolvimento síncrono com as habilidades motoras.
CARACTERÍSTICAS
Atividades coletivas, integrativas, desafiadoras, criativas onde os jogadores se apropriam de recursos alternativos ou simples, não convencionais ou do meio ambiente, para a confecção dos jogo.
VALORES
A lei 11.645/08 institui uma EDUCAÇÃO com inserção da história e cultura afro-brasileira e africana no CURRÍCULO ESCOLAR. Prevê a visibilidade, valorização, bem como o reconhecimento da riqueza do acervo e resgate das manifestações culturais de diversos grupos africanos.
EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS AFRICANOS
AMARELINHA AFRICANA – TECA TECA
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 04 ou mais pessoas
OBJETIVO: orientar-se no jogo da amarelinha, deslocando-se, ora para um lado, ora para o outro, ora para a frente em um quadrante de 16 quadrados ou mais quadrados.
ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO
MATACUZANA
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 02 ou mais pessoas
OBJETIVO: Lançar as pedrinhas para cima, tirar uma ou mais do tabuleiro e com a mesma mão pegar a pedrinha de volta antes que a mesma caia no chão.
JOGO DA JIBÓIA
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 04 ou mais pessoas
Objetivo: O pegador deverá estar dentro de 01 quadrado desenhado no chão, tentando tocar os outros que deverão estar correndo do lado de fora e ao redor do quadrado.
Quem for tocado ajuda a capturar os outros
ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO
ELÁSTICO – METE METE
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 03 ou mais pessoas
OBJETIVO: Pular o elástico uma vez dentro e outra fora, procurando seguir uma sequência de saltos previamente estabelecida.
ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO JOGO
ATIVIDADE 01
Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos africanos e responda às seguintes perguntas:
Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você conhece outros jogos africanos além desses jogos que você acabou de aprender? Realize uma pesquisa e registre tudo em seu caderno.
ATIVIDADE 02
Agora vamos movimentar o corpo e colocar em prática tudo que você apendeu sobre jogos africanas nessa aula.
Anos finais: Habilidade estruturante/Habilidades complementares | (GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares. |