You are currently viewing Educação física – Jogo Senet – Características históricas e culturais.

Educação física – Jogo Senet – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 10 de Abril de 2023.

JOGO SENET

Senet, jogo do Egito Antigo, outrora revelado

Artefato sagrado, vestígios nas sarcófagos e templos dos faraós, encontrado

Indícios em pinturas e em esculturas egípcias, esculpido

Concebido há cerca de 5.000 anos atrás

Encrostado nas superfícies de calcário, ricamente representado

Entre o período pré – dinástico até a era ptolomaica, datado

Milênios de história da humanidade guardado

Jogo fascinante, presente espetacular deixado por nossos antepassados

Relevante legado arqueológico cultural

Carregado de subjetividade, expoente tesouro ancestral

Tabuleiro retangular estruturado com trinta quadrados

Não se usava dados, e sim quatro bastões pintados em preto ou branco em um dos lados

Dez peões que tinham formato de pequenos cavalos

Superfície entalhada com hieróglifos e significados alusivos à espiritualidade

Muito apreciado pela nobreza e membros da alta sociedade

Jogado por todas classes sociais e pessoas de todas as idades

Enveredou por várias civilizações

Oriente Médio, Mediterrâneo, Índia, outros países e cidades

Percorreu rotas e relações comerciais

Estabelecendo conexão entre egípcios e povos locais

Desbravou o mundo, perpassando de geração em geração

Transmitindo ideias e valores, como forma de educação

A mensagem do jogo era a explicação da jornada da vida

Complexo jogo de mesa onde os deuses do além poderiam interferir em sua defesa

As jogadas dependiam de habilidade e também de sorte

Entretanto, ensinava lições de como se tornar mais forte

Simbolizava a vida em sua essência, com vitória e derrotas em sua existência

Na ligação pela vida que era visto como passaporte e preparação da vida após a morte

Travavam uma batalha dualista, que retratava a luta contra as forças inimigas

Rodadas estratégias e táticas, jogadores procuravam atingir os objetivos

Avançando as casas impregnadas de mistérios desvendando charadas místicas

Na coexistência entre o real – espiritual, pistas determinando seu destino final

Para conquistar metas e alcançar a vitória

Jogadores tinham que resolver de enigmas e desvencilhar-se de iminentes perigos

O rival na reta final ao ver que não lhe sobrou nenhuma peça

Admite a derrota, não há mais o que fazer, pois nenhuma jogada lhe resta. Fim de jogo!

E a glória do vencedor é a conquista plena do caminho para vida eterna.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O jogo Senet é considerado um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, sendo originário

(A) do Marrocos.

(B) do Egito Antigo.

(C) do Quênia.

(D) do Sudão.

QUESTÃO 02

O jogo de Senet era muito significativo na cultura egípcia antiga por ser associado

(A) a jogos de Azar.

(B) a divertimentos populares.

(C) a rituais funerários e crenças religiosas.

(D) a esportes olímpicos.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas às características históricas – culturais do Jogo Senet.

PINTURASTUMBASPRÉ-DINÁSTICOEGITOSENET

_______________________ jogo de tabuleiro do ______________________ Antigo, considerado um soa mais antigos do mundo, descoberto há cerca de 5.000 anos atrás, tesouro arqueológico ancestral, milênios de história guardado. Artefato sagrado, encontrado nas _____________________ dos faraós, frequentemente representado em pinturas e esculturas egípcias. Datado entre o período ______________________ até a era ptolomaica.

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Por que o jogo Senet é considerado um tesouro arqueológico cultural para história da humanidade?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoGO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa)
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.