Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
JOGO SENET
Senet, jogo do Egito Antigo, outrora revelado
Artefato sagrado, vestígios nas sarcófagos e templos dos faraós, encontrado
Indícios em pinturas e em esculturas egípcias, esculpido
Concebido há cerca de 5.000 anos atrás
Encrostado nas superfícies de calcário, ricamente representado
Entre o período pré – dinástico até a era ptolomaica, datado
Milênios de história da humanidade guardado
Jogo fascinante, presente espetacular deixado por nossos antepassados
Relevante legado arqueológico cultural
Carregado de subjetividade, expoente tesouro ancestral
Tabuleiro retangular estruturado com trinta quadrados
Não se usava dados, e sim quatro bastões pintados em preto ou branco em um dos lados
Dez peões que tinham formato de pequenos cavalos
Superfície entalhada com hieróglifos e significados alusivos à espiritualidade
Muito apreciado pela nobreza e membros da alta sociedade
Jogado por todas classes sociais e pessoas de todas as idades
Enveredou por várias civilizações
Oriente Médio, Mediterrâneo, Índia, outros países e cidades
Percorreu rotas e relações comerciais
Estabelecendo conexão entre egípcios e povos locais
Desbravou o mundo, perpassando de geração em geração
Transmitindo ideias e valores, como forma de educação
A mensagem do jogo era a explicação da jornada da vida
Complexo jogo de mesa onde os deuses do além poderiam interferir em sua defesa
As jogadas dependiam de habilidade e também de sorte
Entretanto, ensinava lições de como se tornar mais forte
Simbolizava a vida em sua essência, com vitória e derrotas em sua existência
Na ligação pela vida que era visto como passaporte e preparação da vida após a morte
Travavam uma batalha dualista, que retratava a luta contra as forças inimigas
Rodadas estratégias e táticas, jogadores procuravam atingir os objetivos
Avançando as casas impregnadas de mistérios desvendando charadas místicas
Na coexistência entre o real – espiritual, pistas determinando seu destino final
Para conquistar metas e alcançar a vitória
Jogadores tinham que resolver de enigmas e desvencilhar-se de iminentes perigos
O rival na reta final ao ver que não lhe sobrou nenhuma peça
Admite a derrota, não há mais o que fazer, pois nenhuma jogada lhe resta. Fim de jogo!
E a glória do vencedor é a conquista plena do caminho para vida eterna.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O jogo Senet é considerado um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, sendo originário
(A) do Marrocos.
(B) do Egito Antigo.
(C) do Quênia.
(D) do Sudão.
QUESTÃO 02
O jogo de Senet era muito significativo na cultura egípcia antiga por ser associado
(A) a jogos de Azar.
(B) a divertimentos populares.
(C) a rituais funerários e crenças religiosas.
(D) a esportes olímpicos.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas às características históricas – culturais do Jogo Senet.
PINTURAS | TUMBAS | PRÉ-DINÁSTICO | EGITO | SENET |
_______________________ jogo de tabuleiro do ______________________ Antigo, considerado um soa mais antigos do mundo, descoberto há cerca de 5.000 anos atrás, tesouro arqueológico ancestral, milênios de história guardado. Artefato sagrado, encontrado nas _____________________ dos faraós, frequentemente representado em pinturas e esculturas egípcias. Datado entre o período ______________________ até a era ptolomaica.
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno. Por que o jogo Senet é considerado um tesouro arqueológico cultural para história da humanidade?
Autoria e formação | Elaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |