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Educação física – Jogo Mancala – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/Brooklyn_Museum_22.213_Mancala_Game_Board.jpg.
Data de acesso: 20 de Abril de 2023

O jogo Mancala é considerado um dos jogos mais antigos do mundo, datando de mais de 6.000 anos. Originário da África, é jogado em diversas regiões do continente, além de ser popular em outras partes do mundo.

Existem várias teorias sobre a origem do jogo, mas acredita-se que ele tenha surgido inspirado em práticas de contagem de grãos, como um passatempo entre pastores que usavam pedras e buracos no chão para jogá-los essa versão primitiva do jogo era chamada de “warri” ou “awarri e era jogado com sementes ou pedras.

O jogo tem um significado cultural e social importante em muitas comunidades africanas. e frequentemente jogado em contextos de celebração, como casamentos e funerais, e visto como força de reforçar laços familiares e comunitários.

Com o tempo, o jogo se espalhou por todo continente africano e foi adaptado para diferentes culturas  Na África oriental, o jogo é chamado de “Bao” e é muito popular, enquanto na África Ocidental, é conhecido como “Oware ou “Ayo”.

Atualmente, existem várias variações do jogo Mancala em todo mundo, com diferentes regras e materiais usados para jogar. O jogo é uma forma divertida e desafiadora de passar o tempo, além de ser uma oportunidade para aprender sobre diferentes culturas e tradições. 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

As possíveis origens históricas do jogo Mancala são

I – Europa. 

II – África.

III – Ásia. 

IV – Todas as alternativas estão corretas. 

(A) apenas I e II estão corretas.

(B) apenas II e III estão corretas. 

(C) I,II e III estão corretas. 

(D) todas as alternativas são falsas.

QUESTÃO 02

O jogo Mancala é considerado importante em algumas culturas africanas, como

(A) uma forma de entretenimento em eventos e cerimônias. 

(B) um meio de transmitir tradições e ensinamentos ancestrais.

(C) um jogo utilizado para resolver conflitos e disputas entre tribos rivais.

(D) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas ao objetivo do Jogo Mancala.

VENCEDOR PARTIDATABULEIROMANCALASEMENTESBURADOS 

O___________________é um jogo de _________________ em forma de retângulo, cujo objetivo do jogo é coletar mais ________________do que o oponente depositando-as em_______________ou cavidades do tabuleiro. O jogador que coletar mais sementes ao final da _________________é declarado___________________.

QUESTÃO 04

Por que o jogo Mancala é considerado um tesouro arqueológico cultural para história da humanidade?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física.
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF26) Vivenciar diversos jogos de salão apropriando de fundamentos técnicos – táticos, e compreendendo suas organizações sociais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.